Todo mundo “pensando” em deixar um planeta melhor para nossos filhos…

Quando é que “pensarão” em deixar filhos melhores para o nosso planeta?”

A frase rolou pelos emails de vários internautas… Ela teria sido dita em algum congresso sobre vida sustentável. Sem dúvida ela fala de algo importante e essencial para que qualquer movimento tenha um bom resultado: a Educação.

É contraditório pensar em um planeta melhor, se não temos no planeta pessoas melhores, que vão com certeza, cuidar do que está a sua volta.

E falando sobre isso, que tal um teste rápido envolvendo ecologia e educação?

Seus filhos sabem o que é reciclagem, eles reciclam o lixo de suas casas? Você continua lançando lixo pela janela? Você prefere materiais retornáveis ou nem sabe o que é isso? Quanto tempo dura o seu banho? Na sua casa entram produtos de limpeza biodegradáveis? E as “sacolinhas” de supermercado? Você compra produtos ou aparelhos que contenham clorofluorcarbonos (CFCs) ou também não sabe o que é isso? Lâmpadas fluorescentes ou de mercúrio? O óleo de sua cozinha desce ralo abaixo? Quanto você paga de energia? Já pensou em diminuir essa conta não apenas por causa do seu bolso? Você já se interessou em fazer um orçamento para que a sua casa faça uso da energia solar? Sabe quem são os carros que menos poluem o ambiente? Tem disposição em andar um pouco a pé? Você é a expressão de generosidade, caridade, amor ao próximo e cuidado com a natureza?

Encerrando a reflexão, nada melhor do que usar outra frase que circulou via email. Dizem por ai que Bill Gates apareceu em uma escola secundária para dar uma palestra. No discurso de 5 minutos ele teria falado sobre 11 regras que levam ao sucesso, uma dessas regras é: “Antes de salvar o planeta  para próxima geração, querendo consertar os erros  da geração de seus pais, tente limpar o seu próprio quarto.”.

É um começo, não é mesmo?

A verdade é que nunca conseguiremos pessoas melhores para o Planeta  antes de sermos nós mesmos exemplos para que isso aconteça. Isso significa os discursos para a vida prática. Do contrário, como colocou a primeira frase, vamos ficar só pensando”…

Cartaviva

Revista de Cultura e Informação Editada pelo Ministério Sal da Terra – Uberlândia- MG – Brasil | Ano 2010 Nº12

Ministério Sal da Terra

http://www.saldaterra.org.br

Esse post foi publicado em A família, Ministério Sal da Terra. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Todo mundo “pensando” em deixar um planeta melhor para nossos filhos…

  1. Hyman Virgel disse:

    This is such a good idea. A friend of mine sent me your backlink. It’s such a excellent way to engage readers offline and get physical mail which everyone loves. I may should do this after my blog is up and running a bit more.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s