Causas da Reforma

  1. O fator político pode ser considerado como uma das causas indiretas importantes para a eclosão da Reforma.
  2. O governo nacional e sua administração se opunham à hierarquia religiosa internacional da Igreja Romana. A relutância da Igreja Católica Romana medieval em aceitar as mudanças sugeridas por reformadores sinceros como os místicos, Wycliffe e Hus, os líderes dos concílios reformadores e os humanistas.
  3. A recente atenção dada à economia como fator principal nos assuntos humanos não pode ser descartada pelo historiador cristão mesmo que não acerte a interpretação materialista de Marx ou dos economistas deterministas.
  4. O Fator intelectual na Reforma deve-se à postura crítica adotada por homens de mentes lúcidas e secularizadas diante da vida religiosa dos seus dias como proposta pela Igreja Católica Romana.
  5. O Fator Moral da Reforma está intimamente relacionado ao intelectual. Os estudiosos humanistas, que possuíam o Novo Testamento em grego, perceberam logo as discrepâncias entre a igreja sobre a qual liam no Novo Testamento e a Igreja Católica Romana que viam. A corrupção atingira todos os escalões da hierarquia da Igreja Romana. Clérigos egoístas compravam e vendiam cargos livremente.
  6. Mudanças na Estrutura social aumentaram a decepção das pessoas com a Igreja Romana.
  7. O fracasso da Igreja em satisfazer as reais necessidades do povo constituíam o fator teológico ou filosófico da Reforma.
  8. Geralmente, uma inquietação toma contornos significativos quando os homens que a interpretam se expressam através de algum grande líder que veicula as suas idéias. Foi este o papel de Martinho Lutero que encarnou bem o Espírito da Reforma, especialmente na insistência desta sobre o direito do indivíduo em ir diretamente a Deus  através de Cristo, conforme ensinado nas Escrituras.

O escandaloso abuso, que era o Sistema das indulgências na Alemanha, foi a causa direta da Eclosão da Reforma neste país.

Bibliografia:

1)Wikipédia, a enciclopédia livre;

2)O Cristianismo através dos séculos – Earle E.Cairns

Anúncios
Esse post foi publicado em História Eclesiástica, Igreja Cristã. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Causas da Reforma

  1. Pingback: Revisões, atualizações e comentários nas postagems | Sal da Terra e Luz do Mundo

  2. Pingback: Revisões, atualizações e comentários nas postagens | Sal da Terra e Luz do Mundo

  3. rfbarbosa1963 disse:

    No, I just created this blog, but have perfected it with the help of my son and his bride. Regarding the content, there’s plenty available, simply look it calmly. Among them are the Ecclesiastical History, where I posted several comments on the pre-reformers and reformers, and various “icons” of the church over the centuries. Also, forgive me if the translation is not perfect because I use the google translator. With respect to the blog is updated link: saldaterraluzdomundo.com.br Thank you.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s