Planejando planejar – Teoria na Prática

Existem pessoas que planejam suas vidas, em detalhes até. Há outras que não se preocupam com isto e simplesmente vão vivendo. Entre os que planejam, muitas vezes encontramos o típico chato, que perdeu a espontaneidade e nada faz que não esteja anotado na agenda. entre os que não se planejam, encontramos os que vivem perdendo a hora e, o mais importante, perdendo oportunidades que muitas vezes, não se repetem.

No início de cada ano, muita gente toma novas resoluções, planejando e estabelecendo alvos para os meses à frente. Alguns são bem-sucedidos, outros não. Entre os que se frustram com esses planejamentos, surgem os que adquirem ojeriza a esta prática.

E o que a Palavra de Deus tem a dizer sobre isto?
Acredito que devamos viver da forma mais lúcida possível. Um de meus versículos favoritos é Provérbios 16.1: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.” Acho impressionante o fato de Deus dar ao ser humano o privilégio de usar a inteligência para se programar, avaliar, estabelecer alvos e tentar alcançá-los.

Planejamos cada área de nossas vidas – família, trabalho, escola, igreja etc.

Qualquer ramo de negócios ou atividade de lazer precisa de planejamento.

Há profissionais famosos e amplamente requisitados nesta área. Cristãos e não cristãos planejam suas vidas. Alguns planejam sem perceber que estão planejando; outros planejam planejar. A grande diferença, porém, reside no fato de que, muitas vezes, a expectativa colocada nesses planos é tão grande que, se eles não dão certo, toda uma vida desmorona. Isto acontece porque não nos apropriamos da segunda parte do versículo: “… mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.” Como é difícil perder o controle da situação! Como sofremos quando não temos a visão do Deus soberano e senhor absoluto sobre tudo e todos!
Pela fé podemos acreditar no versículo de Jó 42.2, que diz: “Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” A teologia deste versículo pode levantar o espírito abatido pelas aparentes incoerências da vida. Quando tudo estiver desmoronando ao nosso redor, quando a lógica humana refutar essa verdade, quando nosso coração estiver sufocado pela dor, nos braços do Pai encontraremos alento. Por quê?
Porque Deus assim planejou!

Iara Vasconcellos é tradutora e produtora da Revista Lar Cristão. Participa, junto com o marido João Marcos, da área de ensino da Igreja Batista do Morumbi, em São Paulo.

Lar Cristão – Ano 16 – Número 68

http://www.larcristao.com.br/

Anúncios
Esse post foi publicado em A família, Bíblia, Lar Cristão, Mensagens Pessoais. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Planejando planejar – Teoria na Prática

  1. Surprisingly challenging many thanks, I do believe your trusty subscribers could perhaps want even more stories similar to this keep up the excellent operate.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s