A 2ª VINDA DE CRISTO E O JUÍZO FINAL

1)Data da 2ªvinda

-Não se sabe (Mt 24:36).

2)O modo da 2ªvinda

a – Será uma vinda pessoal (At 1:11; Mt 24:44).

b – Será uma vinda física (At 1:11; Ap 1:7).

c – Será uma vinda visível (Ap 1:7).

Ap 1:7

“Vede, ele vem com as nuvens e todo o olho o verá, até mesmo os que o trespassaram;…”

d – Será uma vinda repentina (Mt 24:37_44; 1ªTs 5:2_3).

e – Será uma vinda gloriosa e triunfal (Hb 9:28; Mt 24:30).

3)Propósito da Segunda Vinda

– Jesus destruirá de vez o poder do mal (2ªTs 2:3_12) e estabelecerá novos céus e nova terra” (2ªPe 3:13).

-Pela ressurreição dos mortos

-Pela transformação dos justos

1ªCo 3:13_15.

“A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.

Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.

Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.”

-Julgamento dos justos para receberem o galardão.

Ap 20:11_15

“E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.

E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.

E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.

E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.”

-Julgamento dos Ímpios para a condenação (Juízo).

Versículo Chave

2ªPe 1:20_21.

“Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.”

Bibliografia:

Igreja Pentecostal de Nova Vida.

Seminário Teológico de Base

Livro 7 – Lição 33 – A 2ªVinda de Cristo e o Juízo Final

John Stott

“Revolucionários marxistas, judeus ortodoxos, hindus, muçulmanos e a jovem contracultura ocidental — todos sentem o seu encanto; nenhum deles pode desvencilhar-se do fascínio de Jesus Cristo.”

O CACP (Centro Apologético Cristão de Pesquisas) disponibilizou um artigo “Jesus e os sinais da sua vinda“. Excelente o artigo e contextualizado com o que está escrito acima.

Neste artigo, há um vídeo do Pr Natanael Rinaldi (Com especialidade no estudo de seitas e heresias, ele era um teólogo respeitadíssimo no meio evangélico, com uma carreira de mais de 60 anos na defesa da fé cristã. Entre outros livros, vídeos e artigos, Rinaldi é co-autor, com o pastor Paulo Romeiro, da obra “Desmascarando as seitas” (CPAD), considerada um marco na literatura evangélica brasileira na área de apologética cristã. Ele foi também articulista das revistas “Obreiro” e “Resposta Fiel”, ambas da CPAD. O Pr Natanael Rinald faleceu em 2016).

Em função disto estou disponibilizando este vídeo nesta postagem, ilustrando melhor o tema.

“E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada. E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.”

Mt 24.1-14

http://www.cacp.org.br/jesus-e-os-sinais-da-sua-vinda/

Esse post foi publicado em Bíblia, Escatologia, Videos e áudios em geral. Bookmark o link permanente.

7 respostas para A 2ª VINDA DE CRISTO E O JUÍZO FINAL

  1. O ESTUDO DO LIVRO DE APOCALIPSE
    O principio das dores, a grande tribulação e a vinda do Filho do Homem descrita em Mt 24 parecem estar descritas detalhadamente no livro de Apocalipse.

    Parte do livro de Apocalipse trata dos eventos que acontecerão no período pré-tribulacionista, mid-tribulacionista e pós-tribulacionista descritos nos evangelhos pelo Senhor Jesus, nos profetas Isaías e Daniel, em algumas epístolas paulinas, 2ªPe, 1ªJo e Judas.

    Curtir

  2. Pingback: Revisões, atualizações e comentários nas postagens | Sal da Terra e Luz do Mundo

  3. Pingback: Revisões, atualizações e Correções nas postagens | Sal da Terra e Luz do Mundo

  4. EU AMO A SUA VOLTA

    Em breve O veremos!

    “Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus” (Hebreus 11.5).

    Enoque serve de exemplo para a nossa vida. Ele era um homem que andou com Deus, com tudo que o envolve. Ele vivia na santificação, permaneceu firme, foi dirigido por Deus, se destacava por sua fé, tinha um testemunho excelente, era humilde, servia a Deus ao proclamar a mensagem da qual estava incumbido e foi arrebatado.

    Você não gostaria de seguir o exemplo maravilhoso desse homem? Que se cumpram para nós, em breve, as palavras sobre a Jerusalém Celestial, nossa futura morada:

    Ap 21.23-24
    “…o Cordeiro é a sua lâmpada.
    as nações andarão mediante a sua luz…”

    Em breve estaremos andando nas ruas de ouro com nosso Senhor! Agora ainda vivemos pela fé, porém, em breve estaremos vendo aquilo em que cremos e então O veremos, face a face!

    Maranata!

    Norbert Lieth

    Norbert Lieth é Diretor da Chamada da Meia-Noite Internacional. Suas mensagens têm como tema central a Palavra Profética. Logo após sua conversão, estudou em nossa Escola Bíblica e ficou no Uruguai até concluí-la. Por alguns anos trabalhou como missionário em nossa Obra na Bolívia e depois iniciou a divulgação da nossa literatura na Venezuela, onde permaneceu até 1985. Nesse ano, voltou à Suíça e é o principal preletor em nossas conferências na Europa. É autor de vários livros publicados em alemão, português e espanhol.

    http://www.chamada.com.br/amo_sua_volta/em_breve_o_veremos.html

    Curtir

  5. Pingback: Revisões, atualizações e comentários nas postagens | Sal da Terra e Luz do Mundo

  6. rfbarbosa1963 disse:

    No capítulo 12 do livro de Daniel veremos os seguintes temas abordados:
    -O tempo de profecia;
    -A ressurreição dos mortos;
    -A recompensa dos justos;
    -O castigo eterno dos ímpios.

    Com relação a ressurreição e vida eterna (Dn 12:2_4), vemos:

    “A ciência se multiplicará (v.4)”

    Muitos pensam que esta expressão é uma profecia sobre os avanços do conhecimento científico e da tecnologia. Todavia, precisamos compreender a completude desse versículo. Estamos diante de um texto que menciona uma ordem expressa de Deus para Daniel: guardar a revelação até o tempo do seu cabal cumprimento. O senhor ainda diz a Daniel que “muitos correrão de uma parte para outra”, em busca da verdade. Entretanto, “a ciência se multiplicará”.
    O sentido da palavra
    “ciência”, no texto de Daniel tem a ver com o saber das coisas, “ser ou estar informado” ou “ter conhecimentos específicos sobre algo”. Por isso, a multiplicação da ciência refere-se ao aumento do conhecimento sobre o conteúdo expresso da profecia de Daniel, não tendo relação alguma com o avanço da ciência formal.
    Louvado seja Deus pelos muitos estudiosos que vêm se debruçando sobre estas profecias. Compreendendo o seu contexto histórico e cultural, evitando falsos alardes e preservando a gloriosa esperança de que a profecia de Daniel um dia se cumprirá fielmente: veremos o advento da plenitude do reino de Deus no mundo!

    REFLEXÃO
    “A multiplicação da ciência refere-se ao aumento sobre o conteúdo expresso da profecia de Daniel”.
    Elienai Cabral

    Jesus Cristo voltará! Esta era a esperança dos apóstolos e da Igreja Primitiva. E igualmente era a esperança de muitos cristãos até o século IV. Mas por muitos anos, parte da Igreja se descuidou a respeito desta esperança. Contudo, com o advento da Reforma Protestante , a esperança quanto à vinda de Jesus foi renovada na Igreja. Com o movimento Pentecostal Clássico deu-se a explosão dessa mensagem. Em nosso país, qual o pentecostal que não conhece a célebre frase: “Jesus Cristo salva, cura, batiza com o Espírito Santo e breve voltará”? Maranata! Ora vem Senhor Jesus!

    Lições Bíblicas – CPAD – 4º Trimestre de 2014 – Integridade Moral e Espiritual – O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje – Lição 13

    Curtir

  7. Pingback: PACTO DE LAUSANNE – COMPROMISSO EVANGÉLICO COM UM ESTILO DE VIDA SIMPLES – O RETORNO DO SENHOR | Sal da Terra e Luz do Mundo

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s