A diferença fundamental entre o cristão e o não-cristão – A obediência purifica a fé x Você não pode ter um sem o outro

A DIFERENÇA FUNDAMENTAL ENTRE O CRISTÃO E O NÃO-CRISTÃO

 1ªPe 1:22

“Vendo que purificastes as vossas almas em obedecer à verdade pelo Espírito em amor não fingido dos irmãos, vede que vos ameis uns aos outros fervorosamente com um coração puro.”

 A OBEDIÊNCIA PURIFICA A FÉ

        Não fique chocado com a expressão “obediência”. Não é popular hoje, mas á algo bom: obedecer à verdade.

       Há dois lados da purificação: obedecer e crer. Atos 15:9 afirma, “[Deus] purificando os corações deles pela fé”. E em nosso texto, Pedro diz, “vendo que purificastes vossas almas na obediência à verdade”. Então, temos fé e obras. Uma verdade que está no texto de Pedro, e outra verdade do Espírito Santo está no livro de Atos. Aqui é onde os críticos convergem e pontuam uma aparente contradição. Mas não há de forma alguma contradição.

      Posso ilustrar isso olhando para uma gaivota. Suponha que eu esteja fazendo um grande tratado pela asa direita da gaivota, e eu dissesse: “A gaivota tem uma das asas direitas mais graciosas que você jamais viu. Olhe como ela estende a sua asa direita, movimenta para cima e para baixo, e a sacode, e é tão graciosa”. Um artista correria para o seu lápis e delinearia a simetria e beleza daquela asa. Depois, ensinaríamos a importância do voo da asa direita da gaivota.

       Logo alguém viria e diria, “Você já notou a asa esquerda da gaivota? É simplesmente linda”. O primeiro homem diz, “Você é um herege e um legalista. Como você ousa mencionar que a gaivota tem uma asa esquerda? Toda a nossa igreja é construída sobre a doutrina da asa direita”. O crítico fica de fora e diz, “Escuta aquele argumento; eles estão se contradizendo um ao outro”.

 VOCÊ NÃO PODE TER UM SEM O OUTRO

        A reclamação da contradição é tolice, pois todo mundo sabe que uma gaivota não pode voar com uma asa só. Ela planaria em círculo e nunca sairia do chão. Não há uma gaivota em lugar algum do mundo que possa voar com uma asa apenas. Ela voaria em círculo e rodopiaria na outra direção. Se tentasse voar com sua asa esquerda, iria em sentido horário, mas ela ficaria onde estava depois que tivesse terminado sua turbulência.

       Este é o problema com nossas igrejas hoje. Tão logo você se afilia à igreja, você recebe atividades, se torna presidente de um comitê, e lá vai você. As pessoas se desgastam batendo sua asa esquerda. Mas fale a elas de um novo nascimento, a respeito de uma limpeza por dentro, a respeito de um renovo da alma, e eles não sabem o que você quer dizer. “Nosso povo é especialista em asas esquerdas, e não cremos muito em atividade; cremos em crer”. Mas se você vai crer na Bíblia em lugar de crer em meia verdade, e ver que quando um homem diz “Você é purificado pela fé” e outro homem diz “Você e purificado por obedecer”, eles não estão se contradizendo, mas simplesmente dando ambas as asas do pássaro. Fé tem que ter obras ou você planará em círculo. E obras têm que ter fé, ou serão obras mortas. Então somos ladeados por fé e obras.

       O capítulo onze do livro de Hebreus é chamado de capítulo da fé, mas você já notou que é também um capítulo de obras? “Pela fé, Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente que Caim” (Hb 11:4). Ele a ofereceu pela fé, mas ele a ofereceu em obediência a alguma revelação que Deus lhe tinha dado. Pela fé Enoque foi transladado “(v.5), mas também Enoque, pelas obras, andou com Deus até que não mais foi encontrado”. Pela fé Noé… preparou uma arca “(v.7), e pelas obras ele preparou um arca.

        Deu trabalho construir a arca. Se Noé tivesse se instalado no celeiro, empilhado suas roupas e dito, “Eu vou apenas crer”, ele nunca teria construído a arca. Mas ele convocou seus carpinteiros, debruçou-se sobre sua planta gráfica e foi trabalhar. Alguém se acerca e diz, “Você espera salvar a si mesmo construindo um arca? Você não tem um Novo Testamento Cristão. Você é um legalista, Você está misturando obras com fé”.

       “Não”, deve ter replicado, “Estou obedecendo a minha fé pelo executar, que é o que me foi dito”. Então, Noé constrói ele mesmo uma arca”.

       Desça a linha no capítulo da fé, Hebreus 11, até que você chegue a Abraão. Pela fé, Abraão… saiu” (v.8), mas ele saiu pela fé. Gideão fez coisas pela fé, mas ele também as fez pelas obras. Na verdade, ele cingiu-se de sua espada e saiu.  Então houve Baraque e Sansão. Sansão poderia ter se sentado ocioso e olhado o céu, e dito, “eu estou crendo”, e os filisteus teriam fervilhado à volta dele. Mas ele agarrou a queixada de um jumento e se lançou sobre mil filisteus. Então vieram Jetro, Davi e Samuel, e segue linha abaixo.  Hebreus 11 não é só um capítulo da fé, mas é também um capítulo de obras. Deus nunca faz um capítulo inteiro de uma só asa. Ele põe a outra asa, mesmo que não seja legivelmente visível.

      Alguém poderia dizer, “Isto está ensinando o poder do caráter humano em fazer o bem”. Não, não está, porque Pedro diz, “através do espírito”. Deus nunca ordena retidão sem dar poder para ser reto. Então é através do Santo Espírito. O cristianismo real que tem sido renovado por dentro e purificado em sua alma não confia na carne. Ele sabe que a carne nunca o levará a lugar algum. Ele sabe que as obras da Lei devem ser preenchidas em nós que andamos no Espírito e não na carne.

BIBLIOGRAFIA: VIVENDO COMO UM CRISTÃO

EDITORA MOTIVAR

A.W. TOZER

 

Esse post foi publicado em Autores Diversos, Diversos, Estudo Biblico, Videos e áudios em geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s