Por que Trabalhamos?

Selecionei alguns slides com a área externa do meu último setor de trabalho, localizado no CENPES/EXPANSÃO, e na área da BIO. 

Este slideshow necessita de JavaScript.

[…] Primeiro, Deus criou os seres humanos para trabalhar. Considere os dois relatos da criação nos primeiros capítulos de gêneses. Em Gênesis 1:26, lemos que Deus criou os seres humanos como macho e fêmea para ‘dominarem’ sobre toda a terra. Dois versículos mais adiante, Deus abençoou o primeiro casal humano e ordenou-lhe que ‘sujeitasse’ a terra e ‘dominasse’ sobre todos os seres vivos (o que a propósito não lhe deu licença para destruir o meio ambiente […]). O ‘domínio’, que só pode ser exercido pelo trabalho, é o propósito para o qual Deus criou os seres humanos (não o único propósito, mas um propósito). Que isso esteja mencionado aqui explicitamente é, sem dúvida, significativo. O trabalho podemos concluir, pertence essencialmente à própria natureza dos seres humanos conforme originalmente criados por Deus. Isto é por que encontramos realização pessoal no trabalho significativo, e, por outro lado, se não podemos trabalhar achamos que nossa vida é vazia e sem sentido.

[…]Segundo, nós trabalhamos porque Deus nos dota e nos chama a trabalhar. É de se esperar que o Deus que criou os humanos para trabalhar, também lhes desse talento para realizar as várias tarefas e os chamasse para estas tarefas. E é exatamente isto que encontramos no Antigo Testamento. O Espírito de Deus inspirou os artesãos e artistas que projetaram, construíram e adornaram o Tabernáculo e o Templo. ‘Eis que o Senhor tem chamado por nome a Bezalel. […] E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento e ciência em todo artifício. […] Também lhe tem disposto o coração para ensinar a outros’ (Êxodo 35:30_34). ‘E deu Davi a Salomão, seu filho, […] o risco de tudo quanto tinha no seu ânimo, a saber: dos átrios da Casa do SENHOR’ (1ªCr 28:11_12). Além disso, a Bíblia diz freqüentemente que os juízes e reis de Israel faziam suas tarefas sob a unção do Espírito de Deus (veja Juízes 3:10; 1ªSm 16:13;23:2; Provérbios 16:10).

       Quando chegamos no Novo Testamento, a primeira coisa que notamos é que todo o povo de Deus é dotado e chamado para fazer várias obras pelo Espírito de Deus (Veja Atos 2:17; 1ªCo 12:7). E não apenas as pessoas especiais como os artesãos do Templo, reis ou profetas. Colocado no contexto do novo concerto, as passagens do Antigo Testamento citadas a pouco proveem ilustrações bíblicas para uma compreensão carismática de todos os tipos básicos de trabalho humano: Todo o trabalho humano, quer seja complicado ou simples, é possibilitado pela operação do Espírito de Deus na pessoa que trabalha.

Lições Bíblicas – Jovens Adultos CPAD – 1ºT 2012 – Lição 2

 

Segue abaixo alguns slides em Power-point com algumas definições do meu último setor de trabalho no CENPES – A BIO (BIOTECNOLOGIA) antes da minha aposentadoria. 

 

Meu certificado de aposentadoria da Petrobras

Esse post foi publicado em Estudo Biblico, Lições Bíblicas e/ou Livro de Apoio CPAD, Trabalho. Bookmark o link permanente.

11 respostas para Por que Trabalhamos?

  1. rfbarbosa1963 disse:

    Sinceramente não sei se é comum, até mesmo porque sou um homem reservado e tranquilo, mas a grande verdade é que nos meus primeiros anos de vida cristã várias vezes indaguei a Deus se era a vontade Dele que eu permanecesse em meu trabalho secular enquanto há tantas pessoas perdidas pela face da terra, vivendo e morrendo sem Jesus. O livro de Isaías capítulo 6 versículo oito explicita isto:

    Is 6:8

    “Depois disto ouvia a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei? E quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui. Envia-me a mim”.

    Os meus momentos de oração, clamor, choro foram direcionados em grande parte da minha vida neste sentido.

    Um homem casado, e muito bem casado, pai de um casal de filhos formosos, não apenas fisicamente, mas de caráter. Muito bem empregado em duas instituições diferentes, ou seja, como Petroleiro exercendo a carreira de nível médio na área de química a mais de 25 anos e professor de nível médio em uma instituição pública estadual também na área de química.

    Deus é fiel. Estamos em setembro de 2012.

    Estou concluindo meus últimos anos como trabalhador celetista na Petrobrás (Inicio em 01/07/1985) como técnico químico de Petróleo Sr no CENPES em horário administrativo (7:30hs às 16:30Hs) em uma área (ver as fotos que tirei dos fundos do laboratório) que ultrapassa em muito, o que imaginei acerca de um laboratório químico e áreas ao redor ideais para se trabalhar.

    Exerço o magistério à noite com uma carga horária compatível com as minhas atividades administrativas no CENPES e próximo da minha residência.

    Exerço a minha carreira eclesiástica bem próxima de minha residência.

    O blog “Sal da Terra e Luz do mundo” tem sido acessado por pessoas de todos os continentes da face da terra (https://saldaterraeeluzdomundo.wordpress.com/2016/01/30/visitas-no-wordpress/).

    Escrevo neste momento a você que tem acessado o blog “Sal da terra e luz do mundo” com frequência. Descansa em Deus, pois aquele que chama é poderoso para fazer infinitamente mais do que imaginamos.

    Curtir

  2. Just desire to say your article is as amazing. The clearness in your post is simply spectacular and i can assume you are an expert on this subject. Fine with your permission let me to grab your feed to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and please carry on the gratifying work.

    Curtir

    • Forgive me Lesley for the delay in replying, for today is 04/06/2018. And today I realized that as early as 2014 I had been asked permission to use my feed in order to stay current. And of course I give you this permission, including to, if you want, to share my blog with other people.

      Peace of the Lord to you.

      Curtir

  3. It is really a great and useful piece of info. I’m glad that you just shared this useful information with us. Please stay us informed like this. Thank you for sharing.

    Curtir

  4. Denita Allsup disse:

    Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wished to say that I have truly enjoyed surfing around your blog posts. In any case Ill be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

    Curtir

  5. Excellent weblog here! Additionally your site quite a bit up very fast! What host are you the use of? Can I get your associate link on your host? I desire my web site loaded up as quickly as yours lol

    Curtir

  6. Hmm…plenty of for thought here. I’ll add a longer comment when I’ve had a chance to think.

    Curtir

  7. I appreciate the post, hope to read more soon.

    Curtir

  8. I’ve been browsing online more than three hours today, yet I never found any interesting article like yours. It is pretty worth enough for me. In my view, if all webmasters and bloggers made good content as you did, the net will be much more useful than ever before.

    Curtir

  9. Laree Stinner disse:

    Substantially and quite a few likes.

    Curtir

Deixe um comentário