Protegendo a mente e o coração

       Uma frase que faz muita diferença em nossa sexualidade é esta: “Sua mente é o seu mais importante órgão sexual” (Josh McDowell). Diante dessa verdade, precisamos perguntar: quais são os canais de acesso à mente? Como a mente capta imagens e informações? A resposta mais simples e prática é esta: por meio das coisas que vemos e ouvimos. Jesus afirmou: “Os olhos são a candeia do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz”(Mateus 6.22). Afirmou também que “qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração”(Mateus 5.28). Já imaginou como seria a vida cristã sem esse ensino de Jesus? Ele afirmou que o pecado não está somente na ação evidente, mas também na intenção latente. Jesus declarou que o adultério não começa na cama, mas no coração.

       Precisamos lembrar que “o acesso fácil e anônimo à internet faz com que a atividade sexual on-line pareça atraente e segura. Pessoas que nunca teriam considerado comprar uma revista ou alugar um filme com material pornográfico agora podem ver em casa ou no escritório” (Melisa Partain), sem serem vistas. Mas, como bem lembrou Alan Medinger, “uma vez que abrimos a porta à sensualidade, ela se torna um hóspede muito difícil de ser mandado embora”. Se você entrou por esse caminho e quer sair dele, ou quer prevenir-se para não entrar, as sugestões a seguir podem ajudar a cuidar da mente e do coração.

  1. Encha sua mente com a palavra de Cristo (Colossenses 3.16), boa literatura e música evangélica, bons filmes, programas sadios e invista em boas companhias, é claro. Siga os conselhos de Paulo em Filipenses 4.8. John Piper escreveu que “você não tem mais do que cinco segundos para opor-se a todo pensamento lascivo”. Então, se tiver um bom fundo de “reservas espirituais” em sua mente, será bem mais fácil fazer essa oposição.
  2. Fuja das paixões (2ª Timóteo 2.22). Jesus ensinou que se o olho nos faz tropeçar, precisamos arrancá-lo, isto é, não olhar. Se for a mão, não tocar; e se for o pé, não ir, não se aproximar (Mateus 5.29-30; Marcos 9.43-48). Sabemos que colocar essa “amputação radical” em prática não é simples e fácil, mas o pensamento a seguir pode nos ajudar muito: “Quando você põe a mão numa chapa quente, ela vai doer, não pelo fato de você não ter orado o suficiente ou não ter sido espiritual o bastante. Sua mão dói porque toca a chapa quente. Não ore. Tire a mão da chapa” (Stephen Brown).
  3. Compartilhe suas lutas, vitórias e derrotas com alguém (Tiago 5.16). O melhor é que seja alguém do mesmo sexo, de confiança e com maturidade espiritual. Aprendemos que quando você dá nome ao que está escondido, esse perde a sua força. O professor de escola bíblica precisa ser um confidente de seus alunos. Se eles encontrarem um amigo no professor, dirão a ele o que não terão coragem de falar a mais ninguém neste mundo.

        Martin Weingaertner afirmou: “Sempre que, orgulhosamente, fizermos de conta que o pecado não nos afeta, descobriremos que caímos mais fundo nele”. Ninguém precisa ser legalista para si ou para os outros quantos às coisas que podem assistir e ouvir, mas ignorar a importância da mente na integridade sexual é ir a um extremo mais perigoso ainda.

       Que Deus nos ajude nessa árdua tarefa de cuidar de nossa mente e do nosso coração.

Anunciante: JOSÉ HUMBERTO .

Revista Lar Cristão

Esse post foi publicado em A família, Diversos, Lar Cristão, Periódicos, Videos e áudios em geral. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Protegendo a mente e o coração

  1. Wm Mannarino disse:

    I planned to thanks for this great learn!! I undoubtedly enjoying every single little little bit of it I’ve you bookmarked to check out new stuff you publish

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s