Estudo de Iniciação Cristã – GERE – O Deus Triuno

       A Bíblia é a revelação específica de Deus e de seus atributos. O que iremos estudar é o que a Bíblia diz a respeito de Deus em dois sentidos:

-Quem Ele é em relação ao homem (questões morais e redentoras).

-Quem Ele é (questões ontológicas; existenciais).

       Primeiro devemos compreender que o nosso Deus é:

-Deus Triuno. Há um só Deus, uma só essência divina. Não há três deuses. Mas há três pessoas em um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Estas duas verdades estão contidas na Bíblia, porém está além da capacidade humana compreendê-las. É um mistério da fé.

-Deus Pessoal (Um relacionamento com Ele, embora não sendo como outro relacionamento qualquer, não deixa de ser um encontro pessoal).

-Ele é o autor da vida, o alfa e o ômega, o princípio e o fim de toda a existência (Ap 22:13).

-Deus é amor (1ªJo 4:16).

-Deus é espírito (Jo 4:24).

       Esta é a visão cristã de Deus. Deus é Espírito Pessoal, perfeitamente bom, que em santo amor cria, sustenta e governa tudo (Hb 1:3).

       A revelação bíblica de Deus foi progressiva e utilizou-se de diversos métodos. O nome revelado de Deus mais os títulos que o povo de Israel ou o próprio Deus lhe conferiu faz parte desta revelação progressiva de Deus, revelando o seu ser, a sua essência e sua relação com sua criatura de forma geral. O Velho Testamento caracteriza Deus na pessoa do Pai, entretanto os nomes de Deus revelam a essência de Deus dentro desta revelação progressiva.

Vejamos alguns dos nomes de Deus:

-El (Gn 33:20) –> Deus no singular. Normalmente é usado como prefixo de nomes compostos para Deus, como:

a)El Shaddai (Ex 6:3 – Deus Todo Poderoso).

b)El Elyon (Gn 14:20 – Deus Altíssimo).

-Elohim (Gn 1:1) –> Plural de El e foi usado para ressaltar a sua grande importância, e não para mostrar que havia muitos deuses, já que o plural no hebraico tem várias funções além das que existem no português.

-Yhwh (Ex 3:14_15 – Eu Sou).

Segue abaixo, um vídeo curto em francês com os nomes e significados. Muito bom. Retirei o mesmo do “Movimento de oração Paz no Oriente”. 

A.W.Tozer

 “O que vem à nossa mente quando pensamos em Deus é o que existe de mais importante a nosso respeito”.

 

SOBRE A DOUTRINA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

A Trindade é a união de três pessoas – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – em uma só Divindade, sendo iguais, eternas e da mesma substância, embora distintas, sendo Deus cada uma dessas Pessoas. Essa doutrina é um mistério porque vai além da razão, mas não contra a razão, como disse acertadamente Norman Geisler: “É conhecida apenas pela revelação divina, portanto não é um assunto da teologia natural, mas da revelação” (GEISLER, 2001, P.834). A Bíblia declara textualmente que existe um só Deus verdadeiro e, ao mesmo tempo, afirma com a natureza e de maneira direta que Jesus é Deus, mostrando nele todos os títulos divinos, com seus atributos, funções e obras de Deus. E, com o Espírito Santo não é diferente; a Bíblia revela a sua divindade plena. Houve no passado quem defendesse o triteísmo, mas a Igreja nunca reconheceu o tal ensino; antes, refutou e combateu essa ideia. O mistério consiste também no fato de o Deus dos cristãos revelado nas Escrituras ser trino e uno sem comprometer o monoteísmo judaico-cristão.

AS DECLARAÇÕES ESCRITURÍSTICAS

A Trindade é uma doutrina com sólidos fundamentos bíblicos e, mesmo sem reconhecer essa terminologia, os cristãos do período apostólico reconheciam essa verdade. Essa doutrina está implícita no Antigo Testamento, pois há declarações que indicam claramente a pluralidade na unidade de Deus (Gn 1:26; 3:22; 11:6,7; Is 6:8). Apesar da ênfase da doutrina monoteísta como o semá: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” (Dt 6:4) reafirmada pelo Senhor Jesus (Mc 12:29), o Antigo Testamento mostra que a unidade de Deus não é absoluta. O Novo Testamento revela que essa pluralidade se restringe ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo (Mt 28:19; 1ªCo 12:4_6; 2ªCo 13:13; Ef 4:4_6; 2ªPe 1:2).

Livro de Apoio do 3ºT de 2017 – A Razão da nossa Fé – Assim cremos, assim vivemos

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