Estudo de Iniciação Cristã – GERE – Santa Ceia

       Na noite em que foi traído Nosso Senhor tomou o pão e disse aos seus discípulos “este é o meu corpo”. Certamente não houve dúvida de que naquele momento os discípulos estavam participando de um acontecimento de importância cardeal. Jesus estava instituindo uma ordenança, que seria, segundo as suas próprias palavras, repetido em sua memória (Lc 22:19).

7.1-QUAL A ORIGEM DA SANTA CEIA?

       Na noite em que foi traído, Jesus participou de uma celebração solene chamada Páscoa. Esta refeição é celebrada pelo povo judeu desde sua libertação da escravidão no Egito, sob a liderança de Moisés. A Páscoa foi instituída por Deus para que o seu povo se lembrasse sempre da grande libertação que o Senhor havia operado na nação (Ex 12). A refeição representava uma renovação da aliança entre Deus e seu povo.

       Jesus interrompeu a refeição da celebração da páscoa e instituiu o que nós celebramos hoje como a Santa Ceia (Mt 26:17_30; Mc 14:12_25; Lc 22:1_20). Ele usou linguagem figurativa ao falar do pão e do vinho, como símbolos do seu corpo e do seu sangue.

7.2-O QUE SIGNIFICA A SANTA CEIA?

       A Ceia representa a mesma promessa que nos marca no Batismo. Só que ela funciona como uma renovação da nossa fé. Nesse sentido, o Batismo serve como sinal e selo enquanto que na Ceia, além disso, participamos de um memorial, ou seja, uma celebração que se repete trazendo-nos a memória a obra de Cristo na cruz. A Ceia é uma ordenança, isto é, uma pregação viva que alimenta nossa alma e a nossa fé. Não é uma cerimônia apenas. É um momento em que trazemos a memória seu sacrifício (morte) voluntário e ressurreição para nos libertar do império da morte, mantendo sempre acesa a “chama” da sua volta em que todos nós iremos participar juntos das bodas do Cordeiro.

7.3-O GERE COMO GRUPO EVANGÉLICO CELEBRA A SANTA CEIA?

      No tempo em que assumi a liderança do grupo evangélico instituímos a Santa Ceia na Semana Santa, durante o tempo que permaneci na liderança. Normalmente convidávamos um homem com a chancela pastoral para a Santa Ceia. A única observação que normalmente afirmávamos para a participação da Santa Ceia era com relação ao homem ou a mulher ter o Senhor Jesus como Senhor e Salvador de sua vida e ter sido batizado nas águas. Nestes dias utilizávamos normalmente suco de uva e pão ázimo, ou pão sem fermento comprado em panificações.

       Atualmente não vejo barreiras para que a mesma seja praticada nos intervalos de almoço, cabendo ao líder atual, observando as condições do período, fazer novamente. Mesmo porque me lembro de que na década de noventa praticamos a Santa Ceia na vila das empreiteiras uma vez. O mais importante é que esta prática se deu nos horários de intervalo de almoço, sem interferir em nossas responsabilidades nos respectivos setores de trabalho. 

7.4-PORQUE A CELEBRAÇÃO DA SANTA CEIA PELO GERE?

        A celebração da Santa Ceia se deu desde os primórdios do cristianismo. Participamos de um memorial, ou seja, uma celebração que se repete trazendo-nos a memória a obra de Cristo na cruz. A Ceia é uma ordenança, isto é, uma pregação viva que alimenta nossa alma e a nossa fé. Não é uma cerimônia apenas.

7.5-QUEM PODE PARTICIPAR DA SANTA CEIA?

       Como citei no tópico 7.3 a única observação que normalmente afirmávamos para a participação da Santa Ceia era com relação ao homem ou a mulher ter o Senhor Jesus como Senhor e salvador de sua vida e ter sido batizado nas águas. Igualmente, cabe a cada pessoa examinar a si mesmo, como descrito em:

1ªCo11:28 “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.”

7.6-POR QUE PARTICIPAR DA SANTA CEIA?

7.6.1–Para ser obediente ao Senhor

“E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós” (Lc 22.17).

7.6.2–Em memória à morte do Senhor

“E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim” (Lc 22.19, Cf 1ª  Co 11.24,25).

7.6.3–Para confessar, que, pelo sangue de Jesus, temos o perdão

“Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecado” (Mt 26.28).

7.6.4–Para ter comunhão com Cristo e com os outros crentes e irmãos

“Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão” (1ªCo 10.16,17).

O crente em Jesus precisa estar em comunhão com a Igreja para participar da Ceia do Senhor. Isso por si mostra a impossibilidade de alguém querer ser crente sem se tornar membro da Igreja.

7.6.5–Para oferecer gratidão e adoração

“E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras” (Mt 26.30).

“E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra” (Ap 5.9,10).

7.6.6–Para anunciar a volta do Senhor

“Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha” (1ª Co 11.26).

7.6.7–Para participar da Vida Eterna

“Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6.53, 54).

Autor: Goerg Brinke

http://www.cacp.org.br/por-que-participar-da-ceia-do-senhor/

Anúncios
Esse post foi publicado em Bíblia, Estudo Biblico, Ministério CACP, Videos e áudios em geral. Bookmark o link permanente.

12 respostas para Estudo de Iniciação Cristã – GERE – Santa Ceia

  1. rfbarbosa1963 disse:

    Durante alguns dias pensei em escolher um vídeo de uma música na celebração da Santa Ceia. Mesmo no tempo em que praticamos a Santa Ceia no GERE, no tempo em que eu estava na liderança do grupo, entoávamos pelo menos uma canção ou louvor específico. Normalmente era o Heraldo o dirigente de louvor.
    Então procurei selecionar qual a canção ou hino a ser incluído. Fiquei em dúvidas entre duas canções e acabei resolvendo inserir as duas. Belíssimas canções.

    Curtir

  2. You made some nice points there. I did a search on the issue and found most guys will go along with with your blog.

    Curtir

  3. Saul Lucich disse:

    Definitely, what a fantastic blog and informative posts, I definitely will bookmark your site.Have an awsome day!

    Curtir

  4. Ervin Lysak disse:

    I am not sure where you are getting your information, but great topic. I needs to spend some time learning more or understanding more. Thanks for magnificent information I was looking for this information for my mission.

    Curtir

  5. Laurel Mulloy disse:

    Wonderful blog! I found it while searching on Yahoo News. Do you have any suggestions on how to get listed in Yahoo News? I’ve been trying for a while but I never seem to get there! Appreciate it

    Curtir

  6. Jamie Romero disse:

    I enjoy reading an article that will make people think. Also, many thanks for allowing me to comment.

    Curtir

  7. you have an excellent blog here! would you wish to make some invite posts on my weblog?

    Curtir

    • Hermelinda, not at first. Even though my English is basic and I usually use a google translator to understand the questions.

      But I am grateful for your question anyway.

      Forgive me for the delay in answering you.

      I think I understood your question.

      Ricardo F. Barbosa

      Curtir

  8. Judie Worth disse:

    Im excited to find this web site. I wanted to thank you for your time for this wonderful read!! I definitely liked every part of it and I have you book-marked to see new things in your web site.

    Curtir

  9. Julio Hostler disse:

    Oh my goodness! Incredible article dude! Many thanks, However I am encountering issues with your RSS. I dont know the reason why I cannot join it. Is there anyone else getting the same RSS issues? Anyone who knows the answer can you kindly respond? Thanx!!

    Curtir

  10. Kasey Stmarie disse:

    Good article. I will be facing some of these issues as well..

    Curtir

  11. Jacques Bebee disse:

    I appreciate you sharing this content submit. Preserve composing.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s