Italiano afirma ter encontrado a Torá mais antiga do mundo

Mauro Perani, professor de hebraico da Universidade de Bolonha, na Itália, afirmou, na última quarta-feira, 29, que encontrou a Tora completa mais antiga do mundo, datada entre os anos de 1155 e 1225.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Rolo da Torá mais antiga do mundo. A obra data do século XII e está na biblioteca da Universidade de Bolonha, na Itália.

O rascunho estava na biblioteca da universidade havia mais um século e pesquisadores imaginavam que a obra datava do século XVII. “Um judeu que era bibliotecário na universidade examinou o rolo em 1889 e o catalogou escrevendo ‘século XVII seguido de um ponto de interrogação’”, disse Perani à Reuters.

Na preparação de um novo catálogo de obras judaicas da universidade, Perani suspeitou que o bibliotecário realmente não havia reconhecido a idade do rolo corretamente. “Eu percebi que o estilo de escrita era muito mais velho que o século XVII, então eu consultei outros especialistas”, contou.

O rolo da Tora tem 36 metros de cumprimento e 64 centímetros de altura e está divido em 58 seções. Contém grafias e formatos de escrita que não eram utilizados por copistas judeus no século XVII e foi escrito em couro de cabra.

Após consultar outros especialistas, Perani levou o rolo para a Universidade de Salento, no sul da Itália e, junto com pesquisadores da Universidade de Illinois, nos EUA, submeteram amostras da Torá a testes de carbono-14 para definir sua datação, que foi definida entre a segunda metade do século XII e o início do XIII.

A Torá, também conhecida como Pentateuco, consiste nos livros de Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. A versão completa mais antiga datava do século XIII.

http://portugues.christianpost.com/news/italiano-afirma-ter-encontrado-a-tora-mais-antiga-do-mundo-16829/
Esse post foi publicado em Arqueologia Bíblica, Bíblia, História Eclesiástica. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s