Algumas denominações cristãs

Agora estou iniciando o estudo um pouco mais detalhado de algumas denominações, passando pela Igreja Congregacional, Batista, Presbiteriana, Assembleia de Deus, Nova Vida, Metodista e Igreja do Evangelho Quadrangular. Estas denominações seguem os cinco solas da reforma protestante.

Afirmo isto com simplicidade e autoridade. Durante um bom tempo fui líder de um grupo evangélico que se reunia nos intervalos de almoço em um local de trabalho. Lá há pessoas de todo credo, sendo cristãos ou não. Nós vivemos em uma nação laica (*). Mas quando se fala em reunir pessoas em um mesmo local é necessário que elas tenham algo em comum.

(*) Um estado laico é a designação de um estado onde existe a separação entre o estado e a igreja. O laicismo indica que as decisões políticas tomadas não devem ser influenciadas pela religião.

Lá no grupo evangélico frequentam membros, pastores, evangelistas, diáconos, etc., de várias denominações, sendo Elas históricas, renovadas, pentecostais ou não. E a minha referência como de outros líderes que lá surgiram é que as pessoas ligadas as diversas denominações tivessem em comum as cinco solas da reforma protestante.

Antes da reforma protestante do século XVI, os ensinos, as ações e a postura da igreja Católica Romana, incomodavam os verdadeiros crentes, que procuravam pautar suas vidas nos ensinos das Escrituras Sagradas.

Homens como Jerônimo Savanarola, João Huss e tantos outros foram mortos por defenderem seus ideais de conduta e fé. No cárcere, sentenciado pelo papa para ser queimado vivo, João Huss disse: “Podem matar o ganso (em alemão, sua língua natal, huss é ganso), mas daqui a cem anos, Deus suscitará um cisne que não poderão queimar”. Costuma-se identificar o monge agostiniano Martinho Lutero com esta profecia (que 102 anos depois pregou suas 95 teses em Wittenberg), e costumeiramente se costuma identificá-lo com um cisne.

No dia 31 de outubro de 1517, cento e dois anos após a morte de João Huss, Ele afixa à porta da igreja do castelo de Witenberg, as suas 95 teses, cujo teor resume-se em que Cristo requer o arrependimento e a tristeza pelo pecado e não a penitência.

Com o desenvolvimento dos estudos de Lutero e suas teses surgem os cinco pilares da reforma protestante que são também conhecidos como os cinco solas da reforma. São princípios fundamentais da reforma protestante sintetizando o credo dos teólogos protestantes.

A palavra sola é uma palavra latina que significa “somente”, esses pontos surgem com o propósito de se oporem ao pensamento, conduta e ensino da igreja romana da época.

Se alguém já leu totalmente ou parcialmente o curso de iniciação cristã do GERE https://saldaterraeeluzdomundo.wordpress.com/2014/10/20/apostila-completa-do-estudo-de-iniciacao/ que montei durante a minha transição ou mudança da REDUC para o CENPES, pelo processo de readaptação profissional, pode observar que os tópicos que abordei são comuns a estes ensinamentos nas diversas denominações com algumas particularidades, porém sempre obedecendo os cinco solas.

Eu, por exemplo, nasci espiritualmente falando, na Igreja de Nova Vida e é óbvio que os ensinamentos, exemplos e posturas que adquiri são fruto do meu relacionamento, entre outras coisas, com pessoas, irmãos na fé de lá. Se tu já leu algum tópico do curso, pode observar que há perguntas e respostas.

Por que fiz isto????

Eu aprendi lá na Nova Vida, no modelo das apostilas do SETEB (Seminário Teológico de Base), com perguntas e respostas.

Se as reuniões do GERE ocorrem nos intervalos de almoço, ou seja, uma (1) hora e nesta hora, separo 30 minutos para a refeição e 30 minutos para a reunião do Grupo evangélico, o modelo de perguntas e respostas, favorece o aprendizado da pessoa, sem interferir nas suas responsabilidades funcionais.

É um modelo, que entendo ser eficaz, porém podemos vir a ter outros líderes tanto do grupo evangélico da REDUC, como de outros lugares, que podem vir a seguir ou mesmo aperfeiçoar o modelo que deixei.

O mais importante é dar um alimento sadio, reto, dentro do contexto aonde Ele está sendo ensinado. Se realmente nós somos o sal da terra e a luz do mundo, devemos ser purificados de toda e qualquer insipidez.

No contexto do trabalho secular, sermos pessoas cumpridoras das nossas responsabilidades funcionais, dando honra a quem honra, temor a quem temor e realizar as nossas funções não como por obrigação, mas com alegria, zelo.

Eu mesmo, atualmente até mesmo devido a minha saúde debilitada, o meu rendimento(celetista[em expediente administrativo] e estatutário[turno noturno no magistério]) está baixo.

Me incluo também nas atividades eclesiásticas(Professor em escola dominical e presbítero).

O mais importante atualmente é deixar um legado (ouvi esta palavra do meu pastor oficial da ADJ25A, pastor Isaías Gomes de Oliveira – e, procurando no dicionário, encontrei a resposta. Por isto a estou utilizando) de resistência, retidão, consagração, quebrantamento.
Finalizando, estou documentando um trecho da revista do Seminário Teológico de Base (SETEB) da Igreja Pentecostal de Nova Vida:

SETEB 7 /Lição 31: Os Ministérios da Igreja

A Igreja (Εκκλησία ==> Assembleia, Congregação, Igreja. Refere-se as pessoas, nunca a uma construção. [Εk ==>. Saída de dentro para fora]) é um corpo. Somos ligados uns aos outros. Cada membro é colocado no seu lugar pela vontade do Espírito Santo e precisa ter um pastor, pois não existem ilhas no corpo de Cristo, o que significa dizer que a Igreja é, por natureza, hierárquica, com lideranças estabelecidas por Deus. A vida na igreja passa por certas disciplinas que necessariamente fazem com que haja privilégios e responsabilidades para com todo o corpo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s