Obreiro também entra em conflito?

      O pastor não é um “super-herói“. Assim como qualquer ser humano, ele também pode enfrentar momentos de crises em sua vida. Lamentavelmente, muitos pastores sentem a necessidade de passar a imagem de fortaleza para o rebanho e acabam esquecendo de que nossa força vem do Senhor. Vejamos o que nos ensinou o apóstolo Paulo: “Posso todas as coisas naquele que nos fortalece” (Fp 4:13).

       Quando o obreiro mostra-se ao rebanho como alguém inabalável, torna-se uma pessoa inacessível. O rebanho sente-se aquém desse padrão de espiritualidade ou então cria uma pseudossantidade na tentativa de chegar a esse padrão.

        O pior acontece se esses obreiros cobram esse nível de espiritualidade dos outros, sobrepujando o rebanho ou pondo sobre as ovelhas um fardo que eles mesmos não conseguem carregar. Eles aplicam disciplinas severas que tem apenas a função de punir e castigar a ovelha, e não de ajudá-la na sua restauração.

      O pastor é um homem que, como qualquer outro, tem suas falhas e está sujeito as mesmas paixões, tentações, temores,, conflitos, tribulações. Ele apenas foi escolhido por Deus para apascentar o rebanho do Senhor. E, como escolhido, procura viver em santidade, separando-se para o Senhor continuadamente.

       O obreiro, no entanto, tem o dever de ser um exemplo para o rebanho em todos os aspectos. O apóstolo Paulo admoesta-nos, dizendo: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” (1ª Tm 4:16).

Bibliografia:

Psicologia Pastoral

Jamiel de Oliveira Lopes

CPAD

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s