Biografia – William Ashley Sunday (Billy Sunday)

Em 13-05-2020 procurei em diversos sites uma biografia e vídeo na língua portuguesa deste herói da fé, porém não encontrei. Logo resolvi incluir um vídeo em inglês.

William Ashley Sunday (19 de novembro de 1862 – 6 de novembro de 1935) foi um atleta americano que, depois de ser um popular defensor da liga nacional de beisebol durante a década de 1880, se tornou o evangelista americano mais célebre e influente nas duas primeiras décadas do século XX.

Nascido na pobreza em Iowa , o domingo passou alguns anos na Casa dos Órfãos dos Soldados de Iowa antes de trabalhar em empregos irregulares e jogar em equipes locais de corrida e beisebol. Sua velocidade e agilidade lhe proporcionaram a oportunidade de jogar beisebol nas principais ligas por oito anos, onde ele era um rebatedor comum e um defensor conhecido por sua base de corrida.

Convertendo ao cristianismo evangélico na década de 1880, o domingo deixou o beisebol para o ministério cristão. Ele gradualmente desenvolveu suas habilidades como evangelista de púlpito no Centro – Oeste e, em seguida, durante o início do século 20, ele se tornou o evangelista mais famoso do país com seus sermões coloquiais e entrega frenética. O domingo realizou campanhas amplamente divulgadas nas maiores cidades da América, e ele atraiu a maior multidão de qualquer evangelista antes do advento dos sistemas de som eletrônicos. Ele também ganhou muito dinheiro e foi recebido nas casas dos ricos e influentes. O domingo foi um forte defensor da Proibição , e sua pregação provavelmente teve um papel significativo na adoção do Décima oitava emenda em 1919.

Apesar das perguntas sobre sua renda, nenhum escândalo chegou ao domingo. Ele foi sinceramente dedicado à esposa, que também administrou suas campanhas, mas seus três filhos o decepcionaram. Suas platéias diminuíram durante a década de 1920, à medida que o domingo cresceu, os avivamentos religiosos se tornaram menos populares e surgiram fontes alternativas de entretenimento. No entanto, o domingo continuou a pregar e permaneceu um defensor firme do cristianismo conservador até sua morte.

Início da vida

Billy Sunday nasceu perto de Ames, Iowa. Seu pai, William Sunday, era filho de imigrantes alemães chamados Sonntag, que anglicizaram seu nome para “Sunday” quando se estabeleceram em Chambersburg, Pensilvânia. William Sunday era um pedreiro que trabalhava em Iowa, onde se casou com Mary Jane Corey, filha de “Squire” Martin Corey, fazendeiro local, moleiroferreiro e produtor de roda. William Sunday se alistou na Vigésima Terceira Infantaria Voluntária de Iowa em 14 de agosto de 1862. Ele morreu quatro meses depois de pneumonia em um acampamento do exército em Patterson, Missouri., cinco semanas após o nascimento de seu filho mais novo, William Ashley. Mary Jane Sunday e os filhos foram morar com os pais por alguns anos, e o jovem Billy ficou perto dos avós e, principalmente, da avó. Mary Jane Sunday se casou mais tarde, mas seu segundo marido logo abandonou a família.

Quando Billy Sunday tinha dez anos, sua mãe empobrecida o enviou e a um irmão mais velho para a Casa dos Órfãos dos Soldados em Glenwood, Iowa , e mais tarde para a Casa dos Órfãos dos Soldados de Iowa em Davenport, Iowa. No orfanato, o domingo ganhou hábitos ordenados, uma educação primária decente e a percepção de que ele era um bom atleta. 

Aos catorze, o domingo estava mudando para si mesmo. Em Nevada, Iowa , ele trabalhou para o coronel John Scott, ex-vice-governador, cuidando de pôneis de Shetland e fazendo outras tarefas agrícolas. Os Scotts proporcionaram ao domingo uma boa casa e a oportunidade de frequentar a Nevada High School. Embora o domingo nunca tenha recebido um diploma do ensino médio, em 1880 ele era mais instruído do que muitos de seus contemporâneos. 

Em 1880, o domingo mudou-se para Marshalltown, Iowa , onde, por causa de seu atletismo, ele foi recrutado para uma equipe de bombeiros. Em Marshalltown, o domingo trabalhava em empregos ímpares, competia em torneios de bombeiros e jogava no time de beisebol da cidade. Em 1882, com o domingo no campo esquerdo , o time de Marshalltown derrotou o campeão estadual Des Moines por 13 a 4. 

Jogador de beisebol profissional

A carreira profissional de beisebol de domingo foi lançada por Adrian “Cap” Anson, um nativo de Marshalltown e futuro Hall da Fama, depois que sua tia, um ávido fã da equipe de Marshalltown, deu-lhe um relato entusiasmado das proezas de domingo. Em 1883, por recomendação de Anson, AG Spalding, presidente do Chicago White Stockings, assinou no domingo os atuais campeões da Liga Nacional.

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Billy Sunday

O domingo marcou quatro vezes em seu primeiro jogo, e houve mais sete strikeouts e mais três jogos antes de ser atingido. Durante suas primeiras quatro temporadas em Chicago, ele jogou meio período, ocupando o lugar de Mike “King” Kelly no campo direito, quando Kelly serviu como apanhador

A velocidade de domingo era seu maior patrimônio, e ele a exibia nos caminhos de base e no campo externo. Em 1885, o White Stockings organizou uma corrida entre domingo e Arlie Latham, o corredor mais rápido da Associação Americana. O domingo venceu a corrida de cem jardas em cerca de três metros.

A personalidade, o comportamento e o atletismo de domingo o tornaram popular entre os fãs e também com seus companheiros de equipe. O gerente Cap Anson considerou o domingo confiável o suficiente para torná-lo o gerente de negócios da equipe, que incluía tarefas como lidar com o recebimento de ingressos e pagar as despesas de viagem da equipe.

Em 1887, quando Kelly foi vendida para outro time, o domingo se tornou o defensor direito de Chicago, mas uma lesão limitou seu tempo de jogo a cinquenta jogos. Durante o inverno seguinte, o domingo foi vendido ao Pittsburgh Alleghenys na temporada de 1888. Ele foi o defensor do centro de partida, jogando uma temporada completa pela primeira vez em sua carreira. As multidões em Pittsburgh levaram ao domingo imediatamente; um repórter escreveu que “toda a cidade é selvagem no domingo”. Embora Pittsburgh tivesse um time perdedor durante as temporadas de 1888 e 1889, o domingo teve um bom desempenho no meio-campo e esteve entre os líderes da liga em bases roubadas .

Billy Sunday, Jogador de Campo, Chicago White Stockings, c. 
1887

Em 1890, uma disputa trabalhista levou à formação de uma nova liga, composta pela maioria dos melhores jogadores da Liga Nacional. Embora ele tenha sido convidado a ingressar na liga concorrente, a consciência de domingo não lhe permitiria quebrar seu contrato com Pittsburgh. Domingo foi nomeado capitão do time, e ele era o jogador principal, mas o time sofreu uma das piores temporadas da história do beisebol. Em agosto, a equipe não tinha dinheiro para cumprir sua folha de pagamento e o domingo foi negociado para o Philadelphia Phillies por dois jogadores e US $ 1.000 em dinheiro.

A equipe da Filadélfia teve a oportunidade de ganhar o galhardete da Liga Nacional, e os proprietários esperavam que a adição de domingo à lista melhorasse suas chances. Embora o domingo tenha jogado bem em seus trinta e um jogos com a Filadélfia, o time terminou em terceiro lugar. 

Em março de 1891, o domingo solicitou e recebeu uma liberação de seu contrato com o Philadelphia Ball Club. Ao longo de sua carreira, o domingo nunca foi um rebatedor: sua média de rebatidas foi 0,248 em 499 jogos, sobre a mediana dos anos 1880. Em sua melhor temporada, em 1887, o domingo atingiu 0,229, ocupando o 17º lugar no campeonato. Ele era um defensor emocionante, mas inconsistente. Nos dias em que os outfielders usavam luvas, o domingo era conhecido por capturas emocionantes com longas corridas e mergulhos atléticos, mas ele também cometeu muitos erros . O domingo foi mais conhecido como um corredor de base emocionante, considerado por seus colegas como um dos mais rápidos do jogo, mesmo que ele nunca tenha ficado melhor que o terceiro na Liga Nacional em bases roubadas. 

O domingo permaneceu um fã de beisebol proeminente ao longo de sua vida. Ele deu entrevistas e opiniões sobre beisebol à imprensa popular; ele freqüentemente arbitrava ligas menores e jogos amadores nas cidades onde realizava avivamentos; e participou de jogos de beisebol sempre que podia, incluindo um jogo da World Series de 1935 dois meses antes de morrer. 

Conversão

Em uma tarde de domingo em Chicago, durante a temporada de beisebol de 1886 ou 1887, o domingo e vários de seus companheiros de equipe estavam na cidade em seu dia de folga. Em uma esquina, eles pararam para ouvir uma equipe de pregação do evangelho da Missão Pacific Garden. Atraído pelos hinos que ouvira sua mãe cantar, o domingo começou a assistir aos cultos na missão. Depois de conversar com uma ex-matrona da sociedade que trabalhava lá, o domingo – depois de alguma luta da parte dele – decidiu se tornar um cristão. Ele começou a frequentar a elegante Igreja Presbiteriana de Jefferson Park, uma congregação acessível tanto para o parque quanto para o seu quarto alugado. 

Embora ele socializasse com seus companheiros de equipe e às vezes jogasse, o domingo nunca bebia muito. Em sua autobiografia, ele disse: “Eu nunca bebi muito. Eu nunca estava bêbado, mas quatro vezes na minha vida. … Eu costumava ir aos bares com os jogadores de beisebol, e enquanto eles bebiam highballs e goles de cerveja e cerveja, Eu tomaria limonada. ” Após sua conversão, o domingo denunciou beber, xingar e jogar, e ele mudou seu comportamento, que foi reconhecido por colegas de equipe e fãs. Logo depois, o domingo começou a falar nas igrejas e nas ACMs . 

Casamento 

Em 1886, o domingo foi apresentado na Igreja Presbiteriana de Jefferson Park a Helen Amelia “Nell” Thompson , filha do proprietário de uma das maiores empresas de laticínios de Chicago. Embora o domingo tenha sido imediatamente afetado por ela, os dois mantinham sérios relacionamentos contínuos que limitavam os compromissos. Além disso, Nell Thompson havia amadurecido em um ambiente muito mais privilegiado do que no domingo, e seu pai desencorajou fortemente o namoro, vendo todos os jogadores profissionais de beisebol como “ne’er-do-wells transitórios que eram instáveis ​​e destinados a ser desajustados uma vez que estavam velhos demais para jogar “. No entanto, o domingo a perseguiu e acabou se casando com ela. Em várias ocasiões, o domingo disse: “Ela era presbiteriana, então eu sou presbiteriana. Católica , eu teria sido católica – porque estava com muita vontade de seguir Nell. “A sra. Thompson gostava do domingo desde o início e pesava ao seu lado, e o Sr. Thompson finalmente cedeu. , 1888. 

Aprendizagem para evangelismo

Na primavera de 1891, o domingo recusou um contrato de beisebol por US $ 3.500 por ano para aceitar uma posição na YMCA de Chicago por US $ 83 por mês. O cargo de domingo na YMCA era Secretário Assistente, mas a posição envolvia uma grande quantidade de trabalho ministerial. Provou ser uma boa preparação para sua carreira evangelística posterior. Durante três anos, o domingo visitou os doentes, orou com os problemáticos, aconselhou os suicidas e visitou bares para convidar clientes para reuniões evangelísticas. 

Em 1893, o domingo se tornou assistente de tempo integral de J. Wilbur Chapman, um dos evangelistas mais conhecidos dos Estados Unidos na época. Chapman era bem educado e era uma cômoda meticulosa, “suave e urbana”. Pessoalmente tímido, como domingo, Chapman exigia respeito no púlpito, tanto por causa de sua voz forte quanto de seu comportamento sofisticado. O trabalho de domingo como avançado de Chapman era preceder o evangelista para as cidades nas quais ele estava programado para pregar, organizar reuniões de oração e coros e, em geral, cuidar dos detalhes necessários. Quando tendas eram usadas, o domingo costumava ajudar a montá-las.

Ao ouvir Chapman pregar noite após noite, o domingo recebeu um valioso curso de homilética. Chapman também criticou as tentativas de domingo da pregação evangelística e mostrou-lhe como reunir um bom sermão. Além disso, Chapman incentivou o desenvolvimento teológico de domingo, especialmente enfatizando a importância da oração e ajudando a “reforçar o compromisso de Billy com o cristianismo bíblico conservador”. 

Evangelista Popular 

O domingo prega

Circuito querosene

Quando Chapman inesperadamente retornou ao pastorado em 1896, o domingo começou por conta própria, começando com reuniões na pequena Garner, Iowa. Nos doze anos seguintes, o domingo pregou em aproximadamente setenta comunidades, a maioria delas em Iowa e Illinois. O domingo se referia a essas cidades como o “circuito de querosene” porque, ao contrário de Chicago, a maioria ainda não estava eletrificada. As cidades costumavam agendar reuniões de domingo informalmente, às vezes enviando uma delegação para ouvi-lo pregar e depois telegrafando-o enquanto ele estava realizando cultos em outro lugar. 

O domingo também aproveitou sua reputação como jogador de beisebol para gerar publicidade para suas reuniões. Em 1907, em Fairfield, Iowa, o domingo organizou as empresas locais em dois times de beisebol e marcou um jogo entre eles. O domingo chegou vestido com seu uniforme profissional e jogou dos dois lados. Embora o beisebol fosse seu principal meio de publicidade, o domingo também contratou uma gigante do circo para servir como arrumadeira. 

Quando o domingo começou a atrair multidões maiores do que podiam ser acomodadas em igrejas ou prefeituras rurais, ele montou tendas de lona alugadas. Mais uma vez, o domingo fez grande parte do trabalho físico de colocá-las, manipular cordas durante tempestades e garantir sua segurança dormindo nelas à noite. Somente em 1905, ele foi abastado o suficiente para contratar seu próprio adiantado. 

Em 1906, uma tempestade de neve de outubro em Salida, Colorado, destruiu a barraca de domingo – um desastre especial porque os avivistas normalmente eram pagos com uma oferta de livre arbítrio no final de suas reuniões. Depois disso, ele insistiu que as cidades o construíssem tabernáculos temporários de madeira às suas custas. Os tabernáculos eram relativamente caros de construir (embora a maior parte da madeira pudesse ser recuperada e revendida no final das reuniões), e os habitantes locais tinham que pagar o dinheiro com antecedência. Essa mudança na operação de domingo começou a colocar as finanças da campanha em primeiro plano. Pelo menos a princípio, levantar tabernáculos proporcionou boas relações públicas para as próximas reuniões, enquanto as pessoas da cidade se juntavam no que era efetivamente um celeiro gigante. O domingo construiu harmonia ao participar do processo, e os tabernáculos também eram um símbolo de status, porque antes haviam sido construídos apenas para grandes evangelistas como Chapman.

Sob a administração de Nell 

Onze anos na carreira evangelística de domingo, ele e sua esposa foram levados a seus limites emocionais. Longas separações exacerbaram seus sentimentos naturais de inadequação e insegurança. Como produto de uma infância que poderia muito bem ser descrita como uma série de perdas, ele era extremamente dependente do amor e incentivo de sua esposa. Por sua parte, Nell achou cada vez mais difícil lidar com as responsabilidades domésticas, as necessidades de quatro filhos (incluindo um recém-nascido) e o bem-estar emocional de longa distância de seu marido. Seu ministério também estava se expandindo e ele precisava de um administrador, um trabalho para o qual sua esposa era ideal. Em 1908, os domingos decidiram confiar seus filhos a uma babá para que Nell pudesse gerenciar as campanhas de reavivamento. 

Nell Sunday transformou a organização do bolso do marido em um “fenômeno de renome nacional”. Novos funcionários foram contratados e, na campanha de Nova York de 1917, os domingos tinham uma equipe remunerada de 26 pessoas. Havia músicos, guardiões e homens avançados; mas os domingos também contratavam professores bíblicos de ambos os sexos, que, entre outras responsabilidades, realizavam reuniões diurnas em escolas e lojas e incentivavam o público a assistir aos principais cultos do tabernáculo à noite. O mais significativo desses novos membros da equipe foi Homer Rodeheaver, um líder musical excepcional e diretor musical que trabalhou com os domingos por quase vinte anos, e Virginia Healey Asher, que (além de cantar regularmente duetos com Rodeheaver) dirigiu os ministérios das mulheres, especialmente a evangelização das jovens trabalhadoras. 

Plataforma de campanha 

Com a esposa administrando a organização da campanha, domingo estava livre para fazer o que ele fazia de melhor: compor e proferir sermões coloquiais. Normalmente, Homer Rodeheaver primeiro aquecia a multidão com canto congregacional que alternava com números de coros gigantes e música executada pela equipe. Quando o domingo achasse o momento certo, ele lançaria sua mensagem. O domingo girou, parou no púlpito, correu de uma extremidade da plataforma para a outra e mergulhou pelo palco, fingindo deslizar para o prato principal. Às vezes, ele até esmagava cadeiras para enfatizar seus pontos. Suas anotações do sermão tinham que ser impressas em letras grandes para que ele pudesse vislumbrá-las enquanto corria pelo púlpito. Em mensagens atacando o pecado sexual apenas para grupos de homens, o domingo poderia ser gráfico para a época.

Billy Sunday pregando em 15 de março de 1915 em um tabernáculo temporário erguido no local da Biblioteca Central da Biblioteca Livre da Filadélfia . 
Ilustração de George Bellows . Revista Metropolitan , maio de 1915

Um oponente teológico, o ministro universalista Frederick William Betts, escreveu:

Muitas das coisas ditas e feitas fazem fronteira com as proibidas na sociedade decente. O sermão sobre diversões foi pregado três vezes, para uma audiência mista de homens e mulheres, meninos e meninas. Se os sermões para mulheres tivessem sido pregados para mulheres casadas, se os sermões para homens tivessem sido pregados para homens maduros, se o sermão sobre diversões tivesse sido pregado para pessoas adultas, poderia haver uma desculpa para elas, e talvez bem delas. . Mas um repórter de jornal experiente me disse que o sermão sobre diversão era “a coisa mais crua já feita em Siracusa”. Não posso, não devo, citar esse sermão …. [um amigo] diz que o sermão do Sr. Sunday sobre a questão do sexo era cru e nojento. Ele também ouviu os famosos sermões sobre diversão e bebida. [Ele] diz que, no total, eles eram os mais feios, mais desagradáveis, endereços mais repugnantes que ele já ouviu de uma plataforma religiosa ou de um pregador de religião. Ele viu pessoas que desmaiaram sob aquela terrível definição de sensualidade e depravação.

Homer Rodeheaver disse que “um desses sermões, até que ele se acalmou um pouco, tinha um período de dez minutos, onde dois a doze homens desmaiavam e precisavam ser executados toda vez que eu o ouvia pregar”. Alguns líderes religiosos e sociais criticaram os gestos exagerados de domingo, bem como as gírias e coloquialismos que encheram seus sermões, mas o público claramente os apreciou. 

Em 1907, a jornalista Lindsay Denison reclamou que o domingo pregava “a velha e velha doutrina da condenação”. Denison escreveu: “Apesar de sua convicção de que o homem verdadeiramente religioso deve considerar sua religião com alegria, ele obtém seus resultados inspirando medo e tristeza nos corações dos pecadores. O medo da morte, com tormento além dela – intensificado por exemplos do terríveis leitos de morte daqueles que adiaram descuidadamente ou obstinadamente a salvação até que seja tarde demais – é com essa poderosa ameaça que ele leva os pecadores para o rebanho “. Mas o próprio domingo disse aos repórteres “com aborrecimento mal escondido” que seus avivamentos “não tinham emocionalismo”. George Bellows – estavam esgotados. O domingo disse a um repórter que ele acreditava que as pessoas “podiam ser convertidas sem problemas” e, nas reuniões de domingo, “casos de espasmos, tremores ou desmaios causados ​​pela histeria eram poucos e distantes”.

O barulho da multidão, especialmente os bebês que tossem e choram, foi um impedimento significativo à pregação de domingo, porque os tabernáculos de madeira eram acusticamente vivos. Durante suas preliminares, Rodeheaver frequentemente instruía o público sobre como abafar a tosse. Berçários eram sempre fornecidos, crianças proibidas, e o domingo às vezes parecia rude em sua pressa de livrar o salão de crianças barulhentas que haviam escapado dos arrumadores. Os pisos do Tabernáculo estavam cobertos de serragem para atenuar o ruído dos pés arrastados (bem como pelo seu cheiro agradável e sua capacidade de reter a poeira dos pisos de terra), e avançar durante o convite ficou conhecido como “bater na trilha de serragem “. O termo foi usado pela primeira vez em uma campanha de domingo em Bellingham, Washington, em 1910. Aparentemente, “atingir a trilha de serragem” havia sido usado pela primeira vez por madeireiros no noroeste do Pacífico para descrever, depois de casa, uma trilha de serragem anteriormente derrubada por uma floresta sem cortes – uma metáfora para a origem, nas palavras de Nell Sunday “, condição perdida para uma condição salva “.

Em 1910, o domingo começou a realizar reuniões (geralmente mais de um mês) em pequenas cidades como YoungstownWilkes-BarreSouth Bend e Denver e, finalmente, entre 1915 e 1917, nas principais cidades de FiladélfiaSyracuseKansas CityDetroitBostonBuffalo e Nova York. Durante a década de 1910, o domingo foi notícia de primeira página nas cidades onde ele realizou campanhas. Os jornais costumavam imprimir seus sermões na íntegra e, durante a Primeira Guerra Mundial, a cobertura local de suas campanhas frequentemente ultrapassava a da guerra. O domingo foi assunto de mais de sessenta artigos em grandes periódicos, e ele era um grampo da imprensa religiosa, independentemente da denominação. 

Ao longo de sua carreira, o domingo provavelmente pregou para mais de cem milhões de pessoas pessoalmente – e, para a grande maioria, sem amplificação eletrônica. Vastos números “atingem a trilha da serragem”. Embora o total habitual dado aos que se apresentaram nos convites seja de um milhão, um historiador moderno estima que o número real esteja mais próximo de 1.250.000. O domingo não pregou para cem milhões de indivíduos diferentes, mas para muitas das mesmas pessoas repetidamente ao longo de uma campanha. Antes de sua morte, o domingo estimou que ele havia pregado quase 20.000 sermões, uma média de 42 por mês, de 1896 a 1935. Durante seu auge, quando ele estava pregando mais de vinte vezes por semana, suas multidões eram muitas vezes enormes. Mesmo em 1923, durante o período de seu declínio, 479.300 pessoas participaram das 79 reuniões das seis semanas de 1923 Columbia, Carolina do Sul, campanha – 23 vezes a população branca da Colômbia. Não obstante, “rebatedores” não eram necessariamente conversões (ou mesmo “reconsagrações”) ao cristianismo. Às vezes, grupos inteiros de membros do clube avançavam em massa com a insistência de domingo. Em 1927, Rodeheaver estava reclamando que os convites de domingo haviam se tornado tão gerais que não tinham sentido. 

O tabernáculo de Billy Sunday (Detroit 1916)
Tabernáculo da cidade de Nova York, 1917

Salários de sucesso 

1911 bangalô no lago Winona, Indiana

Grandes multidões e uma organização eficiente significavam que o domingo, ex-morador de uma casa órfã, logo estava recebendo pesadas ofertas. As primeiras perguntas sobre a renda de domingo foram aparentemente levantadas durante a campanha de Columbus, Ohio , na virada de 1912–13. Durante a campanha de Pittsburgh, um ano depois, o domingo falava quatro vezes por dia e ganhava efetivamente US $ 217 por sermão ou US $ 870 por dia, quando o trabalhador médio remunerado ganhava US $ 836 por ano. As principais cidades de Chicago, Filadélfia, Baltimore, Boston e Nova York deram ao domingo ofertas ainda maiores. No domingo, doou a oferta de Chicago de US $ 58.000 para a Pacific Garden Mission e a oferta de US $ 120.500 em Nova York para instituições de caridade de guerra. No entanto, entre 1908 e 1920, os domingos ganharam mais de um milhão de dólares; um trabalhador médio durante o mesmo período ganhou menos de US $ 14.000. 

Billy Sunday na Casa Branca, 1922

O domingo foi recebido no círculo da elite social, econômica e política. Contou entre seus vizinhos e conhecidos vários empresários de destaque. O domingo jantou com vários políticos, incluindo os presidentes Theodore Roosevelt e Woodrow Wilson, e contou como Herbert Hoover e John D. Rockefeller Jr. como amigos. Durante e após a campanha de 1917 em Los Angeles, os domingos visitaram as estrelas de Hollywood e membros da organização de domingo jogaram um jogo de beisebol beneficente contra uma equipe de personalidades do show business que incluía Douglas Fairbanks , Sr.

Os domingos gostavam de se vestir bem e de vestir bem os filhos; a família usava casacos, botas e jóias caros, mas de bom gosto. Nell Sunday também comprou terras como investimento. Em 1909, os domingos compraram um pomar de maçãs em Hood River, Oregon, onde passaram férias por vários anos. Embora a propriedade tivesse apenas uma cabana rústica, os repórteres a chamavam de “fazenda”. Domingo foi um toque suave de dinheiro e doou grande parte de seus ganhos. Nenhum dos domingos eram gastadores extravagantes. Embora o domingo gostasse de dirigir, o casal nunca teve carro. Em 1911, os domingos se mudaram para Winona Lake, Indiana, e construíram um artesão americano estilo bangalô, que eles chamaram de “Mount Hood”, provavelmente como um lembrete de sua cabana de férias em Oregon. O bangalô, decorados com os populares Artes e Ofícios estilo, tinha duas varandas e um jardim com terraço, mas apenas nove quartos, 2.500 pés quadrados (230 m 2 ) de espaço vivo, e sem garagem. 

Visões religiosas 

O domingo foi um evangélico conservador que aceitou doutrinas fundamentalistas. Ele afirmou e pregou a inerrância da Bíblia, o nascimento virginal de Cristo, a doutrina da expiação substitutiva, a ressurreição corporal de Cristo, um diabo e inferno literal e o retorno iminente de Jesus Cristo. Na virada do século 20, a maioria dos membros da igreja protestante, independentemente da denominação, deu consentimento a essas doutrinas. O domingo se recusou a realizar reuniões nas cidades onde ele não era bem-vindo pela grande maioria das igrejas protestantes e seu clero. 

O domingo não foi separacionista, como muitos protestantes de sua época. Ele se esforçou para evitar criticar a Igreja Católica Romana e até se encontrou com o cardeal Gibbons durante sua campanha em Baltimore em 1916. Além disso, os cartões preenchidos por “rastreadores” foram devolvidos fielmente à igreja ou denominação que os escritores haviam indicado como sua escolha, incluindo católicos e unitários

Embora o domingo tenha sido ordenado pela Igreja Presbiteriana em 1903, seu ministério não era denominacional e ele não era um calvinista estrito. Ele pregou que os indivíduos eram, pelo menos em parte, responsáveis ​​por sua própria salvação. Os “atiradores de trilhos” receberam um folheto de quatro páginas que afirmava: “se você fez sua parte (isto é, acredita que Cristo morreu em seu lugar e o recebe como seu Salvador e Mestre) Deus fez sua parte e transmitiu a você Sua própria natureza “.

O domingo nunca frequentou o seminário e não pretendia ser um teólogo ou intelectual, mas ele tinha um conhecimento profundo da Bíblia e era bem lido nas questões religiosas e sociais de sua época. Sua biblioteca sobrevivente de seiscentos livros de Winona Lake fornece evidências de uso pesado, incluindo notas sublinhadas e do leitor em sua característica impressão em maiúsculas. Alguns dos livros de domingo eram até de oponentes religiosos. Certa vez, ele foi acusado de plagiar um discurso do Dia da Decoração dado pelo notável agnóstico Robert Ingersoll . 

A pregação caseira de domingo teve um grande apelo ao seu público, que foi “entretido, reprovado, exortado e surpreso”. O domingo alegou ser “um pregador antiquado da religião dos velhos tempos” e seus sermões descomplicados falaram de um Deus pessoal, salvação através de Jesus Cristo e seguindo as lições morais da Bíblia. A teologia de domingo, embora às vezes denegrida como simplista, estava situada dentro do protestantismo predominante de seu tempo.

Visões sociais e políticas 

Capa da edição de agosto de 1914 de The Melting Pot: A Magazine of Protest, editada por Henry M. Tichenor , condenando o domingo como uma ferramenta dos grandes negócios.Lápides de Billy e Helen Sunday, Cemitério de Forest Home , Forest Park, Illinois

O domingo foi um republicano ao longo da vida e ele adotou as principais visões políticas e sociais de seu país natal, o meio-oeste: individualismo, competitividade, disciplina pessoal e oposição à regulamentação do governo. Escritores como Sinclair Lewis , Henry M. Tichenor , e John Reed atacaram o domingo como uma ferramenta de grandes negócios, e o poeta Carl Sandburg o chamou de “lavador de quatro rodas” e “atirador de galhos”. No entanto, o domingo ficou do lado dos progressistas em algumas questões. Por exemplo, ele denunciou o trabalho infantil e apoiou a reforma urbana e sufrágio feminino. Domingo condenou os capitalistas “cujas vidas privadas são boas, mas cujas vidas públicas são muito ruins”, assim como aqueles “que não tiravam os bolsos de um homem com os dedos das mãos”, mas que “sem hesitação, pegavam os bolsos de oitenta milhões de pessoas com dedos de seu monopólio ou vantagem comercial “. Ele nunca perdeu a simpatia pelos pobres e tentou sinceramente diminuir o abismo entre as raças durante o zênite da era Jim Crow , embora em pelo menos duas ocasiões em meados da década de 1920 o domingo tenha recebido contribuições de o Ku Klux Klan . 

O domingo foi um defensor apaixonado da Primeira Guerra Mundial. Em 1918, ele disse: “Eu digo a você que é o [Kaiser] Bill contra WoodrowAlemanha contra a América, Inferno contra o Céu”. O domingo arrecadou grandes quantias de dinheiro para as tropas, vendeu títulos de guerra e perdeu dinheiro para recrutamento.

O domingo fora um fervoroso defensor da temperança desde seus primeiros dias como evangelista, e seu ministério na ACM de Chicago lhe dera uma experiência em primeira mão com o potencial destrutivo do álcool. O sermão mais famoso de domingo foi “Get on the Water Wagon”, que ele pregou em inúmeras ocasiões com emoção histriônica e uma “montanha de evidências econômicas e morais”. O domingo disse: “Sou o inimigo jurado, eterno e intransigente do tráfico de bebidas alcoólicas. Fui e continuarei lutando contra esse negócio maldito, sujo e podre, com todo o poder ao meu comando”.  O domingo teve um papel significativo em despertar o interesse público na Proibição. e na passagem da Décima Oitava Emenda em 1919. Quando a maré da opinião pública se voltou contra a Proibição, ele continuou a apoiá-la. Após sua revogação em 1933, o domingo pediu sua reintrodução.

O domingo também se opôs à eugenia, à recente imigração do sul e leste da Europa,  e ao ensino da evolução. Além disso, ele criticou os divertimentos populares da classe média, como dançar, jogar cartas, ir ao teatro e ler romances. No entanto, ele acreditava que o beisebol era uma forma de recreação saudável e até patriótica, desde que não fosse jogado aos domingos. 

Declínio e morte 

A popularidade de domingo diminuiu após a Primeira Guerra Mundial, quando muitas pessoas em seu público do avivamento foram atraídas por transmissões de rádio e imagens em movimento. A saúde dos domingos também diminuiu, mesmo quando eles continuaram a conduzir-se a rodadas de avivamentos – menores, mas também com menos funcionários para ajudá-los.

A tragédia marcou os últimos anos de domingo. Seus três filhos se envolveram em muitas das atividades contra as quais ele pregava e os domingos chantageavam várias mulheres para manter os escândalos relativamente calmos. Em 1930, Nora Lynn, sua governanta e babá, que havia se tornado um membro virtual da família, morreu. Então a filha dos domingos, o único filho realmente criado por Nell, morreu em 1932 do que parece ter sido esclerose múltipla. Seu filho mais velho, George, resgatado da ruína financeira por seus pais, cometeu suicídio em 1933. 

No entanto, mesmo com o declínio da multidão nos últimos 15 anos de sua vida, o domingo continuou aceitando convites para pregar e falando com efeito. No início de 1935, ele teve um ataque cardíaco leve, e seu médico o aconselhou a ficar de fora do púlpito. Domingo ignorou o conselho. Ele morreu em 6 de novembro, uma semana depois de pregar seu último sermão no texto “O que devo fazer para ser salvo?”

Lápides de Billy e Helen Sunday, 
Cemitério de Forest Home , Forest Park, Illinois

Da Wikipédia, a enciclopédia livre

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