A luta entre a velha e a nova criatura


Assim que, se alguém está em Cristo nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”(2ªCo 5.17)

A luta entre a nova e a velha criatura

O que o versículo em tela está dizendo é que, a partir do momento em que o cristão aceita Jesus como Senhor e Salvador, ele se torna uma nova criatura, ou seja, ele passa a ser uma pessoa totalmente nova em seu interior.

Ele não passa por uma reforma ou uma reabilitação, ele nasce outra vez, ele deixa no fundo das águas do seu batismo o velho homem e sobe à superfície um novo homem.

Entretanto, na prática, as coisas nem sempre funcionam assim, deveria ser, mas, infelizmente, não é.

E porque não é? Porque o ser humano vive em seu interior uma luta constante entre a velha e a nova criatura e é por isso que o Apóstolo Paulo diz em Romanos: 7.19. “Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse eu faço”.

Por ocasião da sua conversão o cristão fecha um livro de sua vida e reabre outro para viver um novo tempo, tendo Jesus como seu mestre.

O que precisa ficar bem claro é que para se tornar uma nova criatura basta um momento de fé, mas a conversão real se trata de um processo que acompanha o cristão até o dia da sua morte.

É uma luta diária entre a velha criatura, que tenta renascer, e a nova que tenta se firmar.

Por isso, não devemos jamais crer no slogan: “Uma vez salvos, salvos para sempre”.

A vida do cristão é uma batalha árdua na busca do crescimento espiritual, por isso o mesmo Paulo compara o amadurecimento do crente a uma corrida, quando diz que de todos os que correm nos estádios apenas um ganha o prêmio e nos estimula a correr de tal modo que venhamos a conquistar a coroa.

Ele continua dizendo que todos os competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso para obter um prêmio que logo perde o seu encanto, mas o cristão o faz para conquistar uma coroa que dura para sempre.

Para finalizar, gostaríamos de enfatizar que nesta luta entre a nova e a velha criatura, ganha aquela que é mais bem alimentada e que se tornar um cristão não elimina o pecado e a tentação da vida de uma pessoa.

https://www.palavrafiel.com.br/luta-entre-velha-e-nova-criatura/

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s