Os desigrejados ou sem-igreja

No atual contexto da igreja cristã evangélica brasileira, um novo tipo de cristãos tem surgido, os “desigrejados”. Para eles, a igreja institucionalizada deixou de fazer sentido. Desde novos na fé, que nunca se mantiveram em uma comunidade, até pastores que abandonaram os púlpitos após anos de pastoreio, a multidão de cristãos fora das igrejas não para de crescer.

Nelson Bomilcar, pastor e músico, têm ouvido constantemente as queixas de pessoas que se definem como “sem-igreja” ou “desigrejadas”. Serão apenas pessoas feridas, desiludidas com os erros e pecados de lideranças despreparadas ou mesmo mal intencionadas? Será que foram os erros dos próprios desigrejados na caminhada? Será que os próprios desgastes relacionais foram a causa? Talvez, mas os considerados sem igreja são pessoas que trazem perguntas relevantes e urgentes para a ekklesia de Jesus Cristo.

 Não se trata apenas de uma guerra entre os que defendem a igreja, estando nela, e os que a atacam, tendo-a abandonado. Responder e refletir sobre questões que inquietam uma geração cada vez maior de cristãos decididos a viver fora das igrejas e denominações é o nosso desafio . Os principais motivos que levaram milhares de pessoas a abandonar a experiência comunitária do cristianismo nos leva a um questionamento: esta nova geração de cristãos não deveria buscar e insistir em novos caminhos para ser igreja, em vez de simplesmente abandoná-la? 

Resolvi adicionar este tópico “Os desigrejados ou sem-igreja”, como um desvio do cristianismo desde os primórdios e aproveitei parte da sinopse do livro “Os sem-igreja” de Nelson Bomilcar (http://www.mundocristao.com.br/produto/3/Os-sem-igreja) para descrever sucintamente algo sobre o tema.

Obviamente, há alguns textos associado a este desvio que estão sendo gradativamente incluídos, como postagem.

Pb Ricardo

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s