Igreja Cristã Maranata

A Igreja Cristã Maranata – Presbitério Espírito Santense (ICM), ou Igreja Cristã Maranata, é uma igreja evangélica com orientação Pentecostal com sede na cidade de Vila VelhaEspírito Santo. Fundada em janeiro 1968, a igreja conta com mais de seis mil templos em todo o país.

Igreja Maranata

Igreja Cristã Maranata

A Igreja Cristã Maranata surgiu no seio da comunidade evangélica como resultado de um acontecimento previsto para o tempo presente como está escrito no livro do profeta Joel 2:28 que diz: “E há de ser que nos últimos dias derramarei o meu Espírito sobre toda a carne. E vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões.

Histórico

A Igreja Cristã Maranata é fruto de uma cisão que ocorreu na década de 1960 no Brasil, quando fiéis de diversas igrejas protestantes tradicionais começaram a ter experiências com línguas estranhas. As igrejas Reformadas creem na doutrina do Batismo com o Espírito Santo e nos dons espirituais, citados pelo Apóstolo Paulo, no capítulo 12 da primeira carta aos Coríntios (1ª Co 12). O que estes protestantes históricos não creem é que haja nos dias atuais a ‘contemporaneidade dos dons’, ou seja, que este dons se manifestem hoje na igreja contemporânea. Os Reformados Históricos são Cessacionistas. Eles não creem que alguém fale em línguas estranhas nos dias de hoje, como descritos neste capítulo 12 de 1ª Coríntios. Isto não quer dizer que não creem no poder de Deus, mas que, simplesmente Deus não usa mais este meio, tendo em vista que o próprio apóstolo Paulo afirma que: “O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza… faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete”. (1ª Cor. 14:4) e ainda: “Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar (pregar). Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. Mas o que profetiza (pregar) fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza (lembra o povo do caminho a seguir, prega) edifica a igreja“. 1ª Coríntios 14:1-4 .

Os Reformados, ou protestantes tradicionais (históricos), não fazem teologia em experiencias pessoais de indivíduos, mas parte de um exegese e uma hermenêutica mais profunda, onde a Bíblia interpreta a própria Bíblia.

Dito isto,tem-se início da Igreja Cristã Maranata com membros oriundos da Igreja Presbiteriana de Vila Velha, entre 1967 e 1968, quando iniciaram-se as primeiras reuniões da igreja, tendo como seu primeiro nome “A porta”, pois, os fiéis se reuniam dentro de um apartamento no bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha (Espírito Santo).

Em 1968 formalizou-se a igreja em Itacibá, na vizinha Cariacica. De forma paralela, residentes de Caratinga e Juiz de Fora passaram a frequentar a igreja. Mais tarde o grupo mudou o nome para Igreja Cristã Maranata.

A igreja expandiu-se muito por todo o Brasil e pelo mundo, principalmente no Estado do Espírito Santo e no Estado de Minas Gerais nas gestões de seus presidentes Manuel de Passos Barros (1968-1986), Edward Hemming Dodd (1986-2007) e Gedelti Victalino Teixeira Gueiros (2007- atualmente).

Fundador e fundamento

O fundador e o fundamento se identificam na pessoa do Senhor Jesus Cristo. Não há, portanto ênfase a outro nome ou nomes já que a sua existência é parte do plano profético de Deus para os nossos dias.

Todavia, a Igreja Cristã Maranata, como instituição religiosa, nasceu em janeiro de 1968, no bairro da Toca, no município de Vila Velha, Estado do Espírito Santo, Brasil, com o objetivo de adorar a Deus e pregar o evangelho conforme as escrituras do Velho e Novo Testamento como única regra de fé e prática, bem como conscientizar a formação espiritual e social do homem, a educação cristã, promover obras beneficentes e assistência moral e educacional, sem fins lucrativos em território nacional e exterior.

Credo e Objetivo

Cremos em todas as doutrinas ensinadas nas Escrituras Sagradas do Velho e do Novo Testamento, sobretudo em todas aquelas nas quais a Igreja Fiel, através dos séculos, sempre creu, em particular àquelas referentes à Trindade, ao plano de salvação pela graça mediante a fé na pessoa e na obra consumada pelo Senhor Jesus na cruz do Calvário.

Cremos, ainda, nas doutrinas pentecostais do batismo com o Espírito Santo, dos dons espirituais e da direção do Senhor Jesus sobre Sua Igreja. Cremos que a Igreja deve estar atenta para as doutrinas bíblicas para que possa viver em santificação e em obediência à vontade de Deus.

Cremos que a prática dos ensinamentos das Escrituras Sagradas, em particular dos que se referem à importância do uso dos recursos da graça, são suficientes para que qualquer igreja seja despertada do estado de sono espiritual.

Atuação

A Igreja Cristã Maranata, através de sua missão internacional, denominada Missão Internacional Cristã Maranata, atua em diversos países das AméricasEuropaÁsia e África. Ademais, mantém relações de comunhão e cooperação com igrejas no Oriente MédioEuropa Oriental e Ásia Central, além do subcontinente Indiano.

Organização

A Igreja Cristã Maranata é autodenominada pelos membros como uma igreja sem fins lucrativos que tem um local com o nome de Presbitério Espírito-Santense, localizado na cidade de Vila Velhaestado do Espírito Santo, responsável pela gestão das igrejas filiadas.

O Presbitério Espírito-Santense da Igreja Cristã Maranata mantém centros denominados “Maanains” (Sig. “Acampamento de anjos”), para retiros, confraternizações e doutrinação de seus fiéis. O que atrai os fiéis para estes locais são as aulas ministradas pelos pastores, estudos da Bíblia e louvores.

Origem palavra Maranata

A palavra maranata (do original מרנא תא) é uma expressão aramaica que ocorre uma vez na Bíblia, empregada pelo Apóstolo Paulo na Primeira Epístola aos Coríntios:

O termo é a composição de duas palavras, que transliteradas dão origem a maranata e que significa o Senhor vem! ou ainda nosso Senhor vem!, e foi, provavelmente, usada como oração ou saudação entre os cristãos primitivos. No desfecho do livro de Apocalipse, a mesma expressão é utilizada como uma oração ou pedido, desta vez feita na língua grega, e traduzida por: Ora vem, Senhor.

A palavra Maranata para nós não é só um nome, mas um patrimônio espiritual. Ela identifica o chamado, uma convocação do Espírito Santo para um momento, um tempo especial da história e vida da Igreja que é o ARREBATAMENTO!

Esta igreja nasceu do meio evangélico como opção para definir este momento histórico e profético. Maranata é a palavra usada por Paulo para falar sobre a grande mensagem da Igreja, que é “O Rei vem”, ou seja, “Jesus voltará”.

Em janeiro de 1980, por revelação do Senhor Jesus esta Obra passou a chamar-se Igreja Cristã Maranata, mostrando que ela seria conhecida no mundo todo pela mensagem que estaria pregando. “Maranata, o Senhor Jesus vem”.

Ministério voluntário

Trata-se de uma igreja pentecostal, com sede localizada em Vila Velha, ES, e com 5 mil igrejas e templos estabelecidos em todo o Território Nacional, além estar presente em vários outros países. O Espírito Santo é aquele que conduz todas as coisas, sem projeção de pessoas, todos voluntários e não-remunerados.

Doutrina de corpo

Jesus Cristo é O cabeça (Ef:5:23) e a igreja Seu corpo. Essa doutrina tem sido uma realidade na Igreja Cristã Maranata, não só como crença, mas como forma de vida, com experiências marcantes em seu dia a dia.

Um dos motivos do Senhor em batizar com Espírito Santo seus servos – jovens, adultos, anciãos – foi para permitir que o Senhor Jesus governasse Sua Igreja. Segundo o profeta Joel, como consequência desse batismo, seus servos receberiam visões, sonhos e profecias (Joel 2:28), ou seja, todos esses dons que permitem o Senhor revelar Sua vontade aos seus servos.

Na época dos apóstolos, observa-se que os dons eram usados, sobretudo para revelar a vontade de Deus sobre Sua Obra. Temos exemplos disso nos dons espirituais por meio dos quais o Senhor revelou a Cornélio que deveria chamar Pedro a sua casa (At 10:3-6), orientou Filipe a pregar ao eunuco etíope (At 8:26, 29), orientou Ananias a visitar Paulo e orar por ele (At 9:10-16), revelou a Pedro para não hesitar, mas pregar o Evangelho aos gentios na casa desse centurião (At 10:9-16 e 19-20), revelou a Paulo que não deveria pregar o evangelho na Ásia nem na Bitínia, mas na Macedônia (Atos 16:6-10), revelou à Igreja que estatutos no Velho Testamento deveriam ser observados pelos gentios que se convertiam (At 15:28,29), Paulo foi orientado a subir a Jerusalém para submeter seu ensino aos apóstolos (Gl 2:1-2), o Senhor revelou que havia escolhido Timóteo para o ministério da Palavra (2ª Tm 4:14), etc.

A igreja de nossos dias tem experiências semelhantes, a Igreja tem entendido que o Senhor Jesus deve tornar-se na prática – e não apenas em teoria – o Cabeça da Igreja. Por meio da Sua Palavra escrita temos a doutrina e as orientações necessárias para a edificação da Igreja.

Nossa mensagem

Nosso primeiro objetivo é divulgar a Obra que o Espírito Santo está encarregado de realizar nesta última hora, revelando que o Senhor Jesus está vivo, manifestando a presença real de Cristo no meio da Igreja e preparando a Noiva para o arrebatamento.

Vivemos no momento profético que precede de perto a volta do Senhor Jesus em glória para arrebatar Sua Igreja. Não sabemos o dia, nem a hora, mas temos a obrigação de discernir os sinais dos tempos. Foi para que pudéssemos entender o momento profético em que vivemos que o Senhor Jesus deixou e falou de tantos sinais em seu Sermão Profético e no livro do Apocalipse.

Entendemos que, como Noiva de Jesus, a Igreja está atenta ao momento do retorno do Senhor, com candeias cheias de azeite, ou seja, cheia do Espírito Santo, pois, além de terem sidos batizados com o Espírito, os servos fiéis do Senhor enchem-se continuamente do Espírito (Ef. 5:18-21).

Neste momento profético, a Igreja deve estar pregando o Evangelho de Jesus com poder e a Palavra deve ser acompanhada de sinais que a confirmem. Daí a necessidade de a Igreja estar buscando o batismo com o Espírito Santo (At. 1:8) e os dons espirituais. As manifestações de dons espirituais são usadas pelo Senhor para demonstrar ao mundo que Jesus está vivo!

Além de proclamar que o Senhor Jesus está vivo, a Igreja tem a grande responsabilidade de anunciar que Ele em breve voltará! Ora vem, Senhor Jesus!

Templos

Igreja Cristã Maranata – Rio de Janeiro – Brasil

Os templos podem ser facilmente localizados pelo padrão institucional de construção com estilo colonial, com edificações parecidas com o formato de chalés, tendo em vista que essa construção gera um custo menor no valor final da obra. Em geral, são compostos pela sala principal – em que os cultos são realizados – salas anexas banheiros e, na área externa, varandas e jardins. Em alguns, há ainda, os jardins de inverno localizados numa das laterais do templo e/ou ao lado do púlpito. Há templos instalados nas mais diversas regiões do país, existem também alguns que são denominados de “Salão”, que são bairros onde ainda não possuem o templo fixo, sendo assim, o trabalho é feito dentro de pequenos salões onde se reúnem todos os dias para os cultos diários.

Cultos

A ICM realiza cultos diariamente, exceto às sextas-feiras, quando os cultos noturnos são realizados nos lares, por cada família. A igreja se reúne de segunda-feira a sábado ás 19:30H, em Brasília e em algumas outras cidades os cultos de segunda a quinta ocorrem as 20:00H; e também aos domingos para a Escola Bíblica Dominical as 10:00h e para o culto noturno as 19:30H. Os cultos são breves e objetivos, em geral, com duração de 45 minutos a 60 minutos. Há também cultos de oração que duram em torno de 15 minutos, todos os dias, as 6:00H da manhã.

Mídia

Sistema de comunicação do Presbitério Espírito-Santense da Igreja Cristã Maranata

Para estabelecer comunicação com seus fiéis, bem como com a sociedade em geral, a Igreja Cristã Maranata possui um sistema de comunicação administrado pelo Presbitério Espírito-Santense, sendo composto pelo sistema de transmissões via satélite, pelo sistema de video conferência – TELECOM, pela Rádio e TV WEB Maanaim (http://www.radiomaanaim.com.br), pelo site da Central de Louvor (comissão responsável pela catalogação e proteção de louvores pertencentes a Igreja Cristã Maranata) e pelos diversos sites institucionais da Igreja Cristã Maranata.

                        Transmissões via satélite

Utilizado para levar a palavra para alguns locais onde não tem pastores, ungidos, diáconos ou obreiros para pregar todos os dias e também para dinamizar e unificar as práticas e doutrinas mantidas pela instituição, a Igreja Cristã Maranata possui um sistema via satélite, para transmissões simultâneas de reuniões e seminários. O sistema de transmissões via satélite tem alcance continental, possibilitando o recebimento das transmissões do norte do Canadá ao sul da Argentina, cobrindo quase todo o continente americano, como também cobrindo toda a Europa Ocidental e partes da Europa Oriental. Para possibilitar a cobertura dos continentes africanoasiático, Europa Oriental (incluindo Rússia Europeia e sua parte oriental) e Oriente Médio, existem pontos de retransmissão de sinal em PortugalUcrânia e Bielorrússia. A maioria das Igrejas possui uma antena parabólica e um receptor, conectados a um projetor de imagens e ao sistema de áudio do templo, com o objetivo de transmitir um mesmo ensino a todas as Igrejas conectadas.

Instituto Bíblico Maranata

O Instituto Bíblico foi instituído em 25 de dezembro de 1972, ato assinado pelo então Presidente da Igreja Cristã Maranata, pastor Manoel dos Passos Barros.

Em seu objetivo inicial, o Instituto estava destinado a prover Curso Bíblico e explicações suplementares para os obreiros da Igreja, visando melhorar seus conhecimentos da Bíblia, a fim de prepará-los para o ministério na seara do Senhor Jesus.

Destacava-se ainda no Estatuto de sua instituição:

O Instituto promoverá igualmente, por todos os meios, o conhecimento do Evangelho, conforme as Escrituras do Velho e Novo Testamento, assim como Educação Cristã e obras de caridade.


http://www.igrejacristamaranata.org.br/quem-somos/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Crista_Maranata

 

Uma resposta para Igreja Cristã Maranata

  1. Dando sequência ao estudo um pouco mais detalhado de algumas denominações, estou postando agora, algo sobre a Igreja Cristã Maranata.
    Esta denominação segue os cinco solas da reforma protestante.

    Sola Scriptura, Sola Christus, Sola Gratia, Sola Fide, Soli Deo Gloria

    por Declaração de Cambridge

    Os Cinco Solas da Reforma Protestante

    Fim

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s