Pai

Rudolf von Arthaber, com sua família. Pintura de Frederico de Amerling, 1885

Pai (do latim patre; também chamado de genitorprogenitor, ou ainda gerador) é a figura masculina de uma família que tenha um ou mais filhos e assume o primeiro grau de uma linha ascendente de parentesco. No plural, a palavra refere-se ao pai e à mãe. A paternidade dá-se pela ancestralidade biológica (isto é, a partir da fertilização), proveniente do casamento, da união estável e/ou da relação monoparental como estado de parentesco. Ainda há também a possibilidade legal de paternidade a partir da adoção ou técnicas de reprodução assistida.

Comumente, o termo assume um cunho religioso, proveniente da igreja cristã e da judaica,sendo um dos epítetos de Deus. Também é a primeira pessoa da Santíssima Trindade e é usado para se referir a padres, a partir da origem da palavra. ‘Pai’ também é uma forma de chamar o cacique de uma tribo indígena.

Todos os anos, em pelo menos treze países é celebrado o Dia dos Pais. A comemoração se originou nos Estados Unidos, em 1910, partida da ideia de Sonora Louise Smart Dodd, entretanto, apenas foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972, como sendo no terceiro domingo de junho. Porém, a data varia de país para país, tendo a maioria adotado no mês de junho.

Em uma família típica, o pai torna-se responsável pela educação e criação dos filhos e o sustento da família. Esta responsabilidade provém do século XIX, onde assumia inteiramente o poder econômico, à posição pública do homem e à posição de autoridade masculina, sendo visto como o chamado “pai-professor-patrão”. No século XX, já o cenário familiar se alterara, dando espaço para as mães assumirem parte do controle financeiro, baseado em um modelo capitalista, individualista.

A realidade do contexto social dos séculos XX e XXI, em especial o consumismo, impõem com frequência aos pais, e mais recentemente também às mães, uma dedicação intensa, e por vezes desproporcional, de horas diárias de trabalho prejudicando, entre outros fatores, o convívio familiar, em especial com os filhos nos quais essa ausência e distância podemo produzir diversas consequências em sua formação. O antes “pai-professor-patrão” do século XIX transmutou-se em “pai-ausente”nos séculos XX e XXI, produzindo gerações nas quais significativa parcela das crianças cresceram sendo “órfãos de pais vivos”.

Etimologia

Na língua portuguesa, a palavra pai é proveniente do latim pater / patris. Tem a mesma a origem que a palavra padre.

Dia dos Pais

Dia dos Pais (Brasil) ou Dia do Pai (Portugal) é uma data comemorativa que homenageia anualmente a figura familiar paterna (pai). A data varia de acordo com os países. No Brasil é celebrado no segundo domingo de agosto, em Portugal é no dia 19 de março, nos Estados Unidos e Inglaterra é celebrado no terceiro domingo de junho, nos países ocidentais geralmente coincide com o dia cristão em que se comemora dia de São José, pai adotivo de Jesus Cristo.

História

Evoca-se também, como origem dessa data a Babilônia, onde, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai, o rei babilônico Nabucodonosor.

Comemoração

No Brasil, é comemorado no segundo domingo do mês de agosto. No país a implementação da data é atribuída ao jornalista Roberto Marinho, para incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento de seu jornal. A data escolhida foi o dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.

Países que celebram no terceiro domingo de junho

Países que celebram em outras data

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s