A função do discipulado da Igreja

       Uma das funções da igreja é o discipulado. Quando levamos um amigo ou parente a aceitar Jesus, temos a responsabilidade de ajudá-lo a crescer na fé em Deus. Em algumas culturas, se uma pessoa salva a vida de outra, a primeira se torna responsável pela segunda. Esse é um bom conceito para os cristãos. Se conduzirmos uma pessoa a uma nova vida em Cristo, somos responsáveis por ver se ela está aprendendo o que a Bíblia ensina sobre a vida cristã, e então ajudá-la.

       O ensinamento bíblico é tão importante para o crescimento espiritual, que muitos cristãos costumam presentear um recém-convertido com uma Bíblia o contexto  igreja Perseguida, ter uma Bíblia não é algo tão simples e fácil. Principalmente se os crentes  de treinamento forem fechados, é fundamental que as igrejas locais assumam com seriedade a responsabilidade de ensinar (2ªTm 2:2). Esse ensino deve ser feito em um nível pessoal, sempre que um cristão maduro e um novo convertido possam se reunir.

       Na Bíblia, há muitos exemplos de líderes que foram treinados desse modo. Além do exemplo claro de Cristo ensinando seus discípulos, vemos Barnabé ensinando Marcos (At 12:25; 15:39), Priscila e Áquila ajudando Apolo (At 18:26), e Paulo treinando Timóteo (At 16:1_3). Paulo nos mostra com mais detalhes como “discipular” um novo convertido. Ele primeiro ensina pelo exemplo (1ªCo 4:16), então, ele os traz para perto, vivendo com eles e compartilhando tudo o que possuía (At 20:34).

       Seu relacionamento com eles não era apenas “aluno/professor. Ao contrário, ele se envolveu pessoalmente com eles (1ªTm 1:1,2). Entregou responsabilidades a cada um deles enquanto ainda estavam em treinamento e manteve contato com eles mesmo depois de se tornarem líderes (1ª ou 2ªTm e Tito).

       Em uma prisão no Sudão, um pastor discipulou secretamente um jovem cristão enquanto tiveram que trabalhar juntos. Após sua libertação, o jovem se tornou uma testemunha vigorosa em Cristo.

Revista Portas Abertas Ano 36 nº10.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s