Qual é a principal característica do obreiro aprovado (qualquer ministério)?

estudo bíblico de 2 Timóteo 2 15 explica qual é a principal característica do obreiro aprovado

  • Quer descobrir como ser um bom obreiro de Deus?

Essa característica do obreiro aprovado abordada aqui neste estudo, é indispensável!

Seja qual for o ministério: pregação, pastoreio, louvor, líder de jovens, adolescentes ou crianças, ministério de intercessão, etc.

Este pequeno estudo para obreiros e líderes mostrará que ser capaz de ensinar a Palavra de Deus é uma característica obrigatória para todo obreiro(a)!

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”
(2ª Tm 2:15 ACF)

lendo a bíblia, ensinando, estudando

  • Esta é a característica do obreiro aprovado fundamental: ele(a) deve gostar de estudar a Bíblia Sagrada e aprender sempre mais!

Crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é indispensável para qualquer cristão, obviamente!

“Como bebês recém-nascidos, desejai o leite sincero da palavra, a fim de que assim possais crescer,”

(1ª Pe 2:2 KJF)

Você quer mesmo ter característica do obreiro aprovado? Então não se conforme a ter um conhecimento raso, superficial e não profundo da Palavra de Deus!

Eu tenho visto em nossos dias que muitos crentes parecem ter uma certa “cota de conhecimento”, pois aprendem só um pouco de Deus e de Sua Palavra, mas infelizmente não fazem estudos mais profundos para ter um entendimento amadurecido a respeito do Senhor e da vida cristã.

Infelizmente, muitos crentes não tem desenvolvido a característica do obreiro aprovado, e estão estacionados, como escrito abaixo:

 

“Porque quando já devíeis ser mestres, necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios básicos dos oráculos de Deus, e chegastes ao ponto de precisardes de leite, e não de alimento sólido.

Porque qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porquanto é um bebê.”

(Hb 5:12-13 KJF)

Se os líderes da igreja caírem neste desleixo/negligência, logo toda a igreja estará perdida se liderada por estes homens/mulheres preguiçosos!

Eu, por exemplo, já tenho mais de 10 anos de caminhada cristã, e dentre estes mais de 8 anos tenho servido a Deus e à igreja como professor da Escola Bíblica (desde 2008).

Alguém pode até dizer que já sei muito da Palavra de Deus, e alguns ao me conhecerem e conversarem comigo até me julgam assim, mas eu não vejo desta forma, pois (para ser sincero) de uns tempos pra cá, eu tenho me sentido como um novo convertido, pelo tanto de coisas que ainda estou aprendendo e o quanto vejo que ainda tenho para aprender e conhecer.

Eu quero dizer com isto que nós precisamos não só conhecer a Deus uma vez, mas continuar conhecendo-O!

“Então, conheceremos, se prosseguirmos em conhecer o Senhor;
a sua saída está preparada, como a manhã;
e ele virá a nós como a chuva, como chuva tardia e anterior que regam a terra.”

(Os 6:3 KJF)

homem lendo a bíblia - paisagem

  • Veja o que acontece quando os obreiros de Deus rejeitam o crescer em conhecimento:

 

“O meu povo foi destruído por falta de conhecimento;
porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que tu não sejas sacerdote diante de mim;
visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.”
(Os 4:6 KJF)

Deus rejeita ao obreiro que não se dispõe para crescer no conhecimento de seu SENHOR, e acaba tornando-se preguiçoso e até presunçoso as vezes, pela ignorância em que fica estacionado.

Quando o crente não desenvolve a principal característica do obreiro aprovado (estudar, aprender, crescer e ensinar a Palavra), ele(a) acaba valorizando mais sua própria opinião, tradição ou cultura do que a Palavra de Deus! (Is 8:20)

  • Tudo na igreja de Cristo deve ser baseado na Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada! Por isso é essencial ao obreiro(a) saber ensiná-la, seja qual for seu ministério!

Infelizmente há muitas pessoas por aí dizendo-se obreiros(as), profetas, missionários(as), pastores(as), etc., mas sem nenhuma capacidade para ensinar a Palavra de Deus, que é a fundamental característica do obreiro aprovado.

Por serem presunçosos, estes supostos obreiros(as) estão ensinando muitas coisas erradas e imaturas, pois não tem compromisso nenhum com o estudo e a prática da Palavra de Deus! (Reflita em 2ª Pe 3:15-18)

Existe um requisito para alguém desenvolver a característica do obreiro aprovado (que é ser idôneo para ensinar a Palavra de Deus): estudar a Bíblia constantemente focado em seu chamado, no temor de Deus!

“Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.”
(2ª Pe 1:10 ACF)

Além do mais, não é recomendado que o obreiro(a) seja um principiante, uma pessoa que não tem experiência com Deus e muito menos falta de conhecimento e estudo das Escrituras Sagradas! (1ªTm 3:6Mt 22:29)

Portanto, se você deseja desenvolver a característica do obreiro aprovado, “cole” o versículo abaixo na tábua do seu coração, e pratique-o constantemente!

“e apegue-se firmemente à fiel Palavra, da forma como foi ministrada, a fim de que seja capaz tanto de encorajar os crentes na sã doutrina quanto de convencer os que se opõem a ela.”
(Tito 1:9 KJA)

Estude a Palavra focado em seu chamado - programas de capacitação e estudo bíblico - chamada para ação no blog (1)

https://bibliaseensina.com.br/caracteristica-do-obreiro-aprovado/

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s