Evangelismo, complementando a definição

Evangelismo é contar as boas notícias sobre Jesus para outras pessoas. Todo crente é chamado para evangelizar. Outro nome para evangelismo é evangelização.

A palavra “evangelismo” vem de uma palavra grega que significa “boa notícia”. O evangelho é a boa notícia sobre a salvação através da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Evangelizar é contar essa notícia para quem não a conhece e explicá-la para quem não a entende.

Antes de partir para o Céu, Jesus deu a ordem aos seus discípulos para proclamaram o evangelho ao mundo todo (Mateus 28:19-20). Essa ordem vale para todo o crente, até que Jesus volte.

Como fazer evangelismo?

Fazer evangelismo é falar sobre Jesus e a salvação. As pessoas precisam ouvir essa mensagem. Por isso, é preciso falar! – Romanos 10:14 Para fazer evangelismo, basta falar de forma simples e clara sobre Jesus, mostrando por que ele é importante em sua vida e como também pode fazer a diferença na vida dos outros. Existem muitas maneiras de atrair a atenção das pessoas mas, no fim, o que conta é a mensagem sobre Jesus.

Isso não significa que o crente deve só falar sobre Jesus o tempo todo. O crente deve falar quando surge a oportunidade certa. As atitudes são tão importantes quanto as palavras. Muitas vezes o comportamento correto e atos de amor levam a conversas sobre Jesus. Podemos evangelizar com nosso modo de vida.

Qual é a importância do evangelismo?

O evangelismo é muito importante porque traz salvação para muitas pessoas. A fé vem por ouvir o evangelho (Romanos 10:17). Normalmente uma pessoa só vem para Jesus porque um dia alguém lhe falou sobre Jesus (evangelizou).

Todos precisam ouvir sobre Jesus. Deus quer dar a todos a oportunidade de ir para o Céu (Ezequiel 18:32). Quando pode, o crente deve falar sobre Jesus para as pessoas à sua volta, para que tenham essa oportunidade. Quem ama seus amigos não quer que eles pereçam.

O que é um evangelista?

Um evangelista é uma pessoa que tem o dom de evangelizar. Todo crente deve evangelizar mas Deus escolhe alguns para chegar a muitas pessoas. O evangelista tem facilidade em falar sobre Jesus e, quando fala, as pessoas ficam convencidas. Isso acontece pela ação do Espírito Santo, que convence o pecador (João 16:7-8).

O trabalho do evangelista é muito útil, porque introduz muitas pessoas a Jesus. Mas o evangelista não trabalha sozinho. Toda a igreja deve ajudar no trabalho de fazer pessoas novas se sentirem bem-vindas e ajudar no seu crescimento espiritual.

O que é a Grande Comissão?

A Grande Comissão é a ordem que Jesus deu para ir e fazer discípulos em todo o mundo. Jesus deu essa ordem aos apóstolos quando ressuscitou. A Grande Comissão é uma ordem para todos os crentes.

A passagem conhecida como a “Grande Comissão” é Mateus 28:18-20. Depois que ressuscitou, Jesus apareceu aos 11 apóstolos e os enviou para pregar o evangelho ao mundo todo, fazendo mais discípulos até o fim dos tempos.

O nome “Grande Comissão” não aparece na Bíblia. Mas o nome não é errado. Uma comissão é uma ordem para fazer alguma coisa. Jesus deu uma grande ordem aos discípulos, uma grande comissão.

A Grande Comissão é válida hoje?

Sim, a Grande Comissão é válida hoje. Jesus não deu a Grande Comissão só aos apóstolos. Jesus mandou os discípulos fazer mais discípulos, que obedecem a todos os Seus mandamentos (João 14:15). Um desses mandamentos é fazer mais discípulos.

Jesus também disse que estaria com os discípulos que obedecem à Grande Comissão até o fim dos tempos. Isso implica que a Grande Comissão é válida para todos os discípulos até o fim do mundo. O trabalho de cada discípulo de Jesus é anunciar o evangelho e fazer mais discípulos em todo lado.

Como posso obedecer à Grande Comissão?

  • Falando sobre Jesus – com as pessoas à sua volta que não conhecem Jesus, partilhando seu testemunho e explicando sobre a salvação – Romanos 10:17
  • Estudando a Bíblia – ser discípulo é ser estudante da Palavra de Deus; você pode partilhar o que você aprende da Bíblia com outros crentes, ajudando todos a crescer – 2ª Timóteo 3:16-17
  • Ajudando na Igreja – a igreja é o lugar onde crentes aprendem a ser discípulos e há sempre muito trabalho para fazer – Hebreus 10:24-25

Como evangelizar?

Não existe nenhuma fórmula mágica para evangelizar. Podemos evangelizar de muitas formas diferentes mas a mensagem principal é só uma. É importante seguir a direção do Espírito Santo na evangelização.

A mensagem do evangelho, que as pessoas precisam ouvir, é sobre a morte e ressurreição de Jesus. Todos pecamos e nossos pecados nos separam de Deus. Mas Deus nos ama e enviou Jesus para pagar o preço por nós (Romanos 3:23-24). Agora quem se arrepende de seus pecados e aceita Jesus como seu salvador volta a ter um relacionamento com Deus. Jesus nunca abandona quem o ama e um dia todos os salvos vão para o Céu.

Todo crente deve evangelizar. Muitas pessoas ainda não conhecem Jesus e precisam dele. Existem muitas formas de evangelizar e não podemos oferecer um padrão para usar em todas as situações. Mas existem algumas regras gerais que ajudam:

Orar

Tudo depende da vontade de Deus. Por isso é importante conversar com Ele e pedir ajuda para falar sobre Jesus (Efésios 6:18-19). É bom pedir para que Deus prepare seu coração e os corações dos ouvintes. Orar ajuda a ficar preparado. Para se preparar também é importante estudar a Bíblia e procurar aprender sempre mais sobre Jesus.

Viver o evangelho

O maior testemunho que você pode dar é a forma como você vive (1ª Pedro 3:1-2). Uma vida transformada por Jesus não passa despercebido. Quando as pessoas à sua volta veem sua atitude diferente, vão fazer perguntas que podem levar a conversas sobre Jesus.

Amar o próximo

Amar o próximo é o segundo maior mandamento, depois de amar a Deus sobre todas as coisas (Mateus 22:37-39). A grande motivação para evangelizar é o amor. O objetivo da evangelização não é ter uma igreja grande nem receber reconhecimento. Evangelização não é sobre números nem estatísticas. Cada pessoa é importante e amada por Deus. É muito importante tratar as pessoas com amor quando você evangeliza. E o amor se expressa principalmente em ação (1ª João 3:18).

Escutar

Evangelização não é só falar, também é escutar:

  • O Espírito Santo – para saber como guiar a conversa de maneira sábia.
  • O próximo – para conhecer melhor a pessoa, entender seu ponto de vista e tentar ajudar.

Falar a verdade

Jesus é a verdade, mas o diabo é o pai da mentira (João 8:44). Por isso, é muito importante ser honesto. Você não precisa fingir que tem todas as respostas (você não é Deus), nem que a vida é perfeita depois de conhecer Jesus. A verdade tem muito mais poder do que você imagina. Apenas a verdade liberta (João 8:32).

Não desistir!

Nem sempre você vai ver resultados. Desilusões acontecem e muitas pessoas não querem saber. Mas não desista! Aproveite cada oportunidade que Deus lhe dá e ore pelas pessoas. Você talvez não verá todos os resultados mas as sementes que você lança poderão dar tantos frutos que você nem imagina! – 1ª Coríntios 3:6-8

https://www.respostas.com.br/

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s