Brasil: campeão da depressão e recordista em ansiedade

Mais de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo. E esse número está aumentando: 18% entre 2005 e 2015.

E, o Brasil, é o país com maior prevalência de depressão na América Latina. Segundo o novo relatório lançado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) 5,8% da população – 11,5 milhões de brasileiros – sofrem da doença.

Tem mais: O Brasil é recordista mundial em prevalência de transtornos de ansiedade: 18,6 milhões de pessoas – 9,3% da população – sofrem com o problema.

Abaixo, confira o quadro:

 

A boa notícia é a campanha “Let’s talk” [Vamos conversar], iniciada pela OMS, lembrando que existem formas de prevenir a depressão e também de tratá-la. Conversar abertamente sobre depressão é o primeiro passo para entender melhor o assunto e reduzir o estigma associado a ele.  Confira alguns dos cartazes da campanha:

http://ultimato.com.br/sites/blogdaultimato/2017/04/24/brasil-campeao-da-depressao-e-recordista-em-ansiedade/

Esse post foi publicado em Adoração e Louvor, Desvios, Diversos, Mensagens Pessoais, Periódicos, Ultimato, Videos e áudios em geral. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Brasil: campeão da depressão e recordista em ansiedade

  1. Pingback: Revisões, atualizações e comentários nas postagens | Sal da Terra e Luz do Mundo

  2. Pressa, o vício que leva à tensão!

           Vivemos em um mundo de velocidade. Em todas as áreas da vida humana o fator “menor tempo” é essencial. Computadores fazem cálculos à velocidade da luz, carros e aviões estão cada vez mais velozes e até na culinária o tempo foi abreviado: alimentos cozidos em fornos de micro-ondas levam a metade do tempo para ficar prontos. A rapidez com que tudo acontece e chega a nós através dos meios de comunicação também nos pressiona a correr.

           A pressa nos leva a um constante estado de tensão; estamos sempre em estado de alerta, como se vivêssemos um filme de suspense contínuo. Não sabemos o que nos aguarda na próxima cena, por isso ficamos em expectativa constante.

           Este estado coloca-nos sob pressão e, como consequência, entramos em ansiedade e até depressão. Algumas vezes o quadro de tensão é agravado pelo medo: medo do desemprego, da perda do cônjuge, ou filhos, da solidão, da violência, do trânsito, da morte, de enfermidades, de crise financeira, da justiça e da injustiça, da falência, do homem e até mesmo do próprio medo. Muitos acabam se tornando realmente viciados em fazer tudo com pressa e deixam de aproveitar os momentos agradáveis da vida. Queremos sair desse círculo vicioso, mas não conseguimos.

           Várias doenças que “explodem” no organismo humano sem causa aparente são resultantes dessas tensões e pressões. Cerca de seis entre dez pacientes de Clínica Geral saem dos consultórios com receitas de tranquilizantes. São pessoas extremamente preocupadas com tudo e todos; que veem apenas o lado negativo das coisas, sem perspectiva de vida. Estão desgostosas com elas mesmas e com os que as cercam, vivem ansiosas quanto ao dia de amanhã. Algumas exteriorizam estes sintomas e são chamadas de nervosas, histéricas, etc. Outras tentam escondê-los, mas devido à necessidade do organismo em extravasá-los, eles se manifestam através de algum órgão em forma de enfermidade.

           É difícil para muitos acompanhar os noticiários de TV – rebelião de presos, assalto com sequestro, escândalos, aumento de preços, recessão, greves, manifestações, etc. Parece que nada de bom acontece no mundo.

           O primeiro passo no processo de recuperação reside na identificação dos motivos geradores da ansiedade. Quem sabe haja insônia e irritação sem, no entanto, uma explicação aparente. Analisando a área profissional, percebe-se que se está trabalhando sem descanso há anos. Sem dúvida alguma, neste caso, o “tirar férias” seria um fator de alívio e equilíbrio para o indivíduo.

           Sejamos ainda mais práticos: você e sua família têm desenvolvido novas amizades? Separado tempo para o lazer? A vida não pode ser feita somente de trabalho e igreja. O lazer saudável influencia grandemente nosso viver. Que tal um piquenique no feriado? Ou um passeio no parque para “renovar” o ar nos pulmões? Seja criativo! Faça pequenas surpresas à família.

           Muitas vezes tensões são causadas por problemas de saúde, de relacionamentos em geral, etc. Uma vez feita a identificação dos motivos, devemos analisá-los na presença do Senhor, expondo-os abertamente. Ainda debaixo de oração procure os meios mais práticos para enfrentá-los. É inegável que existem situações em que toda lógica existente, planejamentos e ação tornam-se inúteis. Precisamente nessas horas devemos colocar coração e mente firmados nas promessas do Senhor, em humildade e contrição reconhecer nossa incapacidade de lidar com o problema e, tal qual uma criança, nos lançarmos nos braços amorosos do Pai, sabendo que Ele é perfeitamente capaz de nos guiar e orientar.

           Encontramos na Bíblia esperança e conforto (Salmos), orientações práticas para o viver diário (Provérbios), atuação de Deus na vida de pessoas como nós (Daniel), preciosas promessas que incentivam a prosseguir (Isaías). A Palavra de Deus contém ensinamentos que abrangem a vida do homem integral. Seja curioso! Busque diligentemente conhecer a vontade de Deus revelada nas Escrituras.

           Levados pelo vício da pressa em nosso dia a dia nós deixamos de nos apropriar, e de colocar em prática, promessas preciosas ali registradas para que as utilizemos cotidianamente. Uma delas encontra-se em Filipenses 4:6-7: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ações de graça, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”.

           Vemos neste texto que, se levarmos até Deus a ansiedade do nosso coração, teremos paz duradoura, independentemente das circunstâncias. Então… Parar na presença do Senhor, aquietar nosso coração e conversar e caminhar com Ele é o melhor remédio para desacelerar, “desintoxicar” e manter o ritmo certo para a caminhada!

    Escrito por: Luiz Antonio Caseira

    Luiz Antonio Caseira é Médico Fisiatra e foi professor do curso de medicina da Universidade do Rio de Janeiro. É o vice-diretor da Missão Vencedores por Cristo. É casado e tem dois filhos.

    (É permitida a reprodução total ou parcial do conteúdo do material editorial publi cado, desde que citada a fonte e com autorização prévia e documentada da REVISTA LAR CRISTÃO)

    Autorização prévia e documentada está em meu endereço de email profissional.

    Revista Lar Cristão

    http://www.revistalarcristao.com.br

    A.W.Tozer

     “Deus não se curvou à nossa pressa nervosa, nem adotou os métodos de nossa era imediatista. O homem que deseja conhecer a Deus precisa dedicar-lhe tempo. Muito tempo”.

    Curtir

  3. rfbarbosa1963 disse:

    Vou acrescentar algo relacionado ao primeiro comentário “Pressa, o vício que leva a tensão!”

    Acredito ser unanimidade por grande parte da sociedade moderna, tanto nas questões civis como eclesiásticas que vivemos um tempo em que os avanços tecnológicos cooperam em muito para abreviar o nosso tempo, para se obter algo desejável.

    É preciso muita cautela quando se fala em tempo. Citarei um texto:

    Efésios 5:15_17
    “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
    Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.
    Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.”

    A palavra remir significa salvar, ou seja, utilizar bem o tempo.

    Então surge outra pergunta. O que é utilizar bem o tempo?
    Trazendo esta indagação para o meu dia a dia, fica:

    1º)Atualmente, em função da minha pequena incontinência urinária, ao longo do dia utilizo uma roupa íntima descartável (Plenitud Active). Porém ainda apresento diurese noturna. Logo, preciso usar uma roupa íntima descartável à noite também e a minha cama possui uma proteção de um material impermeável por cima do colchão. Atualmente estou no apartamento dos meus pais aqui na Av. Plínio Casado, local onde faço tranquilamente a minha higiene pessoal e trato dos afazeres domésticos entre outras coisas.

    Então o remir o tempo para a minha pessoa atualmente é manter as casa higienizada e organizada.

    A Rose compra as minhas roupas íntimas descartáveis. E o resultado de tudo isto, é descanso para todos. De certa forma estamos fazendo a vontade de Deus quando nos ajudamos mutuamente. Estamos remindo o nosso tempo.

    Agora, fico imaginando se não houvesse entre nós uma cooperação mútua. Seria um caos. Cada um iria fazer individualmente aquilo que achasse melhor. E ai iriam haver conflitos.

    Mas, Deus é bom. Ele é soberano. Ele é o poderoso de Jacó.

    2º)Vou agora traçar estes comentários considerando o nosso trabalho como um todo e as nossas atividades eclesiásticas. É necessário organização e acima de tudo disciplina. Sem isto, há também caos.

    Então, a primazia quando se fala em remir o tempo é lançar fora ou reservar para outro momento, tudo o que venha interferir na ordem e disciplina de nossa vida.

    São inúmeras pequenas situações que interferem.

    Logo, se nós estivermos com o nosso coração quebrantado e sintonizado com o cumprimento de nossas responsabilidades individuais, nós estamos literalmente remindo o tempo.

    Curtir

Deixe um comentário