A Esposa de Jó

Você já passou por pressão ou provas que abalaram a sua fé? A esposa de Jó passou por isso e não resistiu.

 A esposa de Jó sofreu grande pressão á medida que uma série de calamidade sobreveio ao seu lar. Havia desfrutado uma vida de privilégio e conforto como esposa respeitada de um homem integro e rico. A prosperidade pode cobrir uma multidão de pecados, mas a adversidade os traz á tona. As mesmas provações que revelaram as motivações sinceras de Jó, também mostraram as motivações torpes de sua esposa.

Satanás predisse para Deus que, caso fosse “tocado”, Jó blasfemaria “contra ti na tua face” (Jó 1.11; 2.5). Assim podemos considerar apenas uma coincidência a esposa de Jó sugerir: “Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre” (Jó 2.9). Muitas vezes, os que estão mais próximos de uma pessoa podem ser usados por satanás pra desanimá-la e desviá-la da fé.

Jó pergunta a sua esposa: “ Temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? (2.10). Podemos receber de Deus o bem,mas não o mal em nossa vida? Deus ainda está no controle quando sobrevém a adversidade? Como aceitar uma adversidade vinda de Deus quando satanás está por trás dela? Podemos ser abalados pelas circunstancias adversas e, ainda assim, crer que Deus está no controle de tudo e quer o melhor para nós? Qual é a diferença entre fé verdadeira e mera superstição ? Quem crê em Deus apenas nos bons momentos e não nos maus engana a si mesmo sobre sua fé. Jó chamou sua mulher de “doida” (Jó 2.10).

A esposa de Jó abandonou seu marido no momento em que ele mais precisava de seu apoio, tornando seu sofrimento ainda maior por ter de enfrentá-lo sozinho. Apesar de Jó ter procurado corrigir a maneira de pensar da esposa, o texto não diz se ela se arrependeu. Seu nome não é mencionado junto com o dos três amigos que, no final, tiveram de se arrepender, oferecer um sacrifício a Deus e pedi Jó que orasse por eles. Talvez ela tenha ouvido a correção de Jó ou, como sua esposa, tenha sido abençoada em função da integridade do seu marido.

Jó precisava acima de tudo, de consolo e compaixão. Infelizmente, quando uma esposa se sente ameaçada pela insegurança e instabilidade, muitas vezes ela é consumida por seus próprios medos e não consegue encontrar forças e coragem para oferecer apoio e compaixão. Por um lado a esposa de Jó era uma mulher comum e normal que não foi capaz de suprir as necessidades de seu marido num momento de adversidade. Por outro lado, permaneceu ao lado do marido e suportou as aflições junto com ele. Perdeu os filhos, os bens materiais e, ainda sim, sobreviveu.

 Fonte: A Bíblia da Mulher

https://www.crescermais.org/artigos/ler/a-esposa-de-jo

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s