Discipulado

“Quando uma nova igreja não investe em discipulado, ela morre. Uma igreja sem discipulado não sobrevive em longo prazo”. Se no passado o sangue dos mártires garantiu a sobrevivência da igreja, hoje é o discipulado que faz com que a confiança dos cristãos no Senhor seja firmada e assim transmitida às próximas gerações. (**)

(**)Eu resolvi marcar este texto até pela dimensão do que está escrito.

Revista Portas Abertas Ano 36 nº10.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Meu pai. Um grande homem. Sempre participante la na igreja, fazia parte dos discípulos. Recolhia as ofertas, ficava na portaria com a minha mãe e outras posições quando necessário. Mesmo aqui em Duque de Caxias na Igreja de Nova Vida da Vila São Luiz, sempre foi obreiro valoroso e muito estimado por todos. 

O que é discipulado?

Discipulado é aprender e ensinar a seguir e obedecer Jesus. Todo crente é chamado para ser discípulo e fazer outros discípulos. O discipulado põe a fé em ação.

O discipulado é parte da missão da Igreja. Jesus formou discípulos e nos deu a todos a ordem de formar mais discípulos, pelo mundo todo (Mateus 28:19-20). Discipular é:

  • Levar para Jesus
  • Ensinar a obedecer aos mandamentos de Jesus

Cada pessoa precisa saber sobre a salvação em Jesus e, quando se converte, precisa aprender como viver para Jesus. O trabalho não acaba com a conversão. O discipulado ajuda a crescer espiritualmente. Todo crente precisa crescer e aprender mais de Jesus.

Qualquer pessoa que queira pode ser discipulado! Jesus mandou fazer discípulos de todas as nações, sem distinção. Se converter é se tornar discípulo de Jesus. Todos podem aprender sobre Jesus e como obedecer aos seus mandamentos.

Discipulado é um processo que revela o propósito divino para resgatar a humanidade, transmitindo vida e aperfeiçoando o caráter. O discipulado não é nenhuma novidade na vida cristã. Quando o Senhor Jesus diz em Mateus 28:19: “Ide, ensinai todas as nações…”. Ele já estabelece o discipulado na vida de todos aqueles que o seguem. Discipulado é ensinamento, preparação e o item mais importante: relacionamento. Pois são esses itens que estiveram presentes na vida de Jesus em sua passagem pela Terra. (Revista Lições Bíblicas 4ºT 2019 Adultos).

 

Quem pode discipular?

Qualquer crente que tenha conhecimento da Bíblia pode discipular. O objetivo do discipulado é formar discípulos que também conseguem ensinar outros discípulos. A ordem de discipular foi dada a todos os seguidores de Jesus.Cada crente pode aprender e ensinar!

Cada crente pode ajudar a discipular, usando os dons que Deus lhe dá. Discipular é trabalho da igreja toda, não apenas do pastor (Efésios 4:15-16). Algumas coisas que podem ser feitas para ajudar a discipular são:

  • Evangelizar
  • Pregar
  • Fazer estudos bíblicos
  • Acompanhar e aconselhar

Também é muito importante ensinar por exemplo. Mais que palavras, as ações mostram como viver de maneira que agrada a Deus. Quando um crente obedece a Deus em sua vida diária e partilha o que aprendeu, ajuda a discipular outros crentes. Mesmo quem não tem dons de ensino ou evangelista pode discipular por exemplo.

O que é ser discípulo de Jesus?

Cada crente deve ser um discípulo de Jesus. Ser discípulo significa ser um seguidor de Jesus. A conversão implica uma mudança de vida. Não fazemos mais parte da multidão que apenas ouve a palavra, mas nos tornamos discípulos praticantes da palavra (Tiago 1:22).

O que faz um discípulo de Jesus?

  • Ama Jesus – o discípulo tem um relacionamento pessoal com Jesus; seu amor por Jesus o leva a querer obedecer e aprender dele – João 14:21
  • Aprende de Jesus – o discípulo é um estudante: estuda a Bíblia, ora e tenta ouvir o que Jesus lhe quer dizer; o Espírito Santo ensina o discípulo pessoalmente quando estuda a Palavra de Deus – João 14:26
  • Imita Jesus – o objetivo do discípulo é se tornar cada vez mais como Jesus, nosso maior exemplo; isso significa deixar o pecado e tentar fazer sempre o bem – Efésios 5:1-2
  • Obedece e segue Jesus – o discípulo põe em prática o que aprendeu, porque quer agradar Jesus; o discípulo vai onde Jesus manda ir; isso às vezes é difícil e exige sacrifício – Lucas 14:27
  • Fala sobre Jesus – o discípulo de Jesus faz mais discípulos de Jesus; ele quer que outros conheçam Jesus e descubram como é bom ser seu discípulo – Mateus 28:19-20
  • Convive com outros discípulos – a igreja é uma turma onde os discípulos aprendem e crescem juntos; ir à igreja é essencial na formação do discípulo – Hebreus 10:25

https://www.respostas.com.br/o-que-e-discipulado/

Deixe um comentário