Tipos de Sermão

Sermões ou pregações

Por Davi Faria de Caires*


Há basicamente três tipos de sermões. Os mais comuns são o temático, o textual e o expositivo.

Sermão temático

SERMÃO TEMÁTICO, O QUE É E COMO FAZER SERMÃO TEMÁTICO
Sermão Temático

O Sermão temático é um sermão mais livre. Estabelece-se um tema (uma frase), um texto base e dois, três ou quatro pontos para o desenvolvimento da mensagem (início, meio e fim). De modo geral, três pontos é um bom número. Mas pode ser mais ou menos, de acordo com a mensagem.

Exemplo de sermão temático:

TemaO Poder do Evangelho

Texto base: Romanos 1.16

Ponto principal: O EVANGELHO LIBERTA

2º Ponto principal: O EVANGELHO TRANSFORMA

3º Ponto principal: O EVANGELHO CURA

Sermão textual

O sermão textual é parecido com o sermão temático, porém a divisão dos pontos necessariamente deve obedecer a passagem bíblica que estiver sendo utilizada.

Exemplo de sermão textual:

Tema: Jesus visita um pecador

Texto base: Lucas 19.1-10

Divisão:

I- Foi uma visita inesperada (vv. 1-6)

II- Foi uma visita transformadora (v. 8)

III- Foi uma visita salvadora (vv. 9,10)

Sermão expositivo

A Arte da Pregação – igreja de Cristo
Pregação expositiva

Um sermão expositivo é a explicação da Escritura. É o sermão que externa, que mostra e expõe uma verdade contida em um determinado texto das Escrituras. A principal função do sermão expositivo é tornar claro o texto bíblico, explanar o texto e dizer exatamente o que o texto quer dizer. Pregação expositiva é pregar a Palavra de Deus, e não ‘sobre’ a palavra de Deus.  Pregação expositiva é pregação centrada na Bíblia. O foco, conteúdo, as ideias, as divisões e a aplicação do sermão devem ser centrados na passagem bíblica, e não nos critérios, pensamentos e opiniões do pregador.

Exemplo bíblico de sermão expositivo:

“todo o povo juntou-se como se fosse um só homem na praça, em frente da porta das Águas. Pediram ao escriba Esdras que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o Senhor dera a Israel. Os levitas Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã e Pelaías, instruíram o povo na Lei, e todos permaneciam ali. Leram o Livro da Lei de Deus, [interpretando-o] e [explicando-o], a fim de que o povo [entendesse] o que estava sendo lido.” – Neemias 8.1,3,7-8


Em Neemias temos um exemplo de sermão expositivo sendo colocado na prática. Interpretação, explicação e entendimento são os pontos chaves de um sermão expositivo, conforme vimos em destaque no texto bíblico supracitado. A despeito das vantagens reconhecidas, este método é pouco usado porque é o que mais exige do pregador. Cada palavra do texto escolhido deve ser explicada. Não basta pregar a passagem escolhida. Deve-se antes conhecer o contexto da passagem, o livro, o autor, seus propósitos. E também todos os pontos devem estar evidentemente em harmonia com o restante das Escrituras. A pregação expositiva dá ao pregador a liberdade de ser fiel em vez de ser bem sucedido. A pregação expositiva tem o compromisso de explicar a Palavra de Deus. Este foi o estilo mais frequentemente empregado pelos profetas, Jesus, apóstolos, reformadores e os pregadores mais conhecidos da História (Lutero, Calvino, Charles Spurgeon, DL Moody, entre outros).

> > Como preparar um Sermão Expositivo? Clique aqui.

Obras consultadas:

CABRAL, Elienai. Homilética: falando de Deus aos homens. EETAD: Campinas, 2006
LOPES, Hernandes Dias. Pregação Expositiva. São Paulo: Hagnos, 2008

Sobre o autor:

Davi Faria de Caires

Cristão protestante, casado, residente e natural de Campinas-SP, é membro da Igreja Batista Regular no Jd Liza (Campinas-SP). Músico formado pela Escola Livre de Música (UNICAMP), formado em Psicologia (PUCCAMP) e em Gestão de Recursos Humanos (UNIDERP); graduando em Teologia pela Faculdade Batista Teológica de Campinas (FTBC) e pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil). Psicólogo clínico com atuação em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e em Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Criador do Grupo de Estudos Teologia com Propósito®. Contato: davifariadecaires@gmail.com

https://www.teologiacomproposito.com/2016/02/tipos-de-sermao.html

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s