E se o seu coração lhe acusar?

A Bíblia fala muito a respeito do coração, mas não se refere ao músculo cardíaco, que é o órgão central da circulação do sangue no corpo humano, coração na Bíblia é o centro de nossas emoções e sentimentos. Do ponto de vista bíblico a definição de coração, nada tem a ver com a anatomia, com a estrutura do corpo.

O coração é a única coisa que interessa a Deus, a única coisa que Ele quer de cada um de nós, veja: Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos.” (Provérbios 23:26). Se nosso coração é de Deus, nossos olhos observarão Seus caminhos.

O mundo nos ensina a seguir nosso coração, mas a Bíblia diz que nosso coração é enganoso e demasiadamente corrupto, portanto não é um bom conselheiro. Quem segue seu próprio coração está sujeito a cair em suas armadilhas, a acreditar nas ilusões, a viver às escuras. A única bússola confiável para os nossos corações é o Espírito Santo, porque Ele molda nosso caráter, controla nossas emoções, domina nossos sentimentos e nos conduz em perfeita paz.

O grande problema do nosso coração é sua tendência natural ao julgamento. Julgamos a tudo e a todos, inclusive a nós mesmos e somos juízes severos quando se trata dos outros e complacentes quando se trata de nós mesmos, ou seja, nosso julgamento não é imparcial e por isso mesmo, não é confiável.

Depois que reconhecemos a Jesus como Salvador e somos invadidos por Sua paz, outro problema se instala em nosso bom e velho coração: a condenação. Nosso passado nos condena, nossas atitudes, ações, omissões, conflitos interiores, traumas conscientes ou inconscientes, cargas emocionais negativas, experiências desastrosas e sentimentos ruins fazem às vezes do diabo para nos condenar e perturbar a paz conquistada com a conversão.

Deus sabe de tudo isso, Ele sabe que nosso coração sempre trabalhará contra nós mesmos, sabe que é o nosso coração nosso principal adversário na vida, sabe que a pior condenação que podemos sofrer é a autocondenação, a acusação que parte de nosso próprio centro emocional, por isso Ele nos consola e nos ensina a lidar com esta situação e diz: “Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas.” (1ª João 3:20).

Se o nosso coração nos condena, Deus é maior do que o nosso coração e Ele sabe de todas as coisas, Ele conhece os caminhos que nos levaram a cada atitude, sabe de todas as circunstâncias, todas as fatalidades, todas as situações que nos conduziram aos conflitos interiores que nos condenam.

Se o seu coração lhe condena, somente Deus pode libertar seu coração cansado de sofrer com o que passou, afinal de contas, passado é passado e suas águas não movem mais os moinhos da nova vida em Jesus. Se o seu coração lhe condena, entregue a Jesus sua mente, peça perdão e siga em frente. A nossa autocondenação é terreno fértil para o diabo paralisar nossa vida com Deus e nossas relações humanas. Saiba que Jesus morreu também pelos pecados cabeludos do seu passado e não lhe pede contas do que já passou.

O único antídoto para a condenação que parte de nosso próprio coração é Jesus. Ele nos dá um novo coração, Ele muda nossa sorte, nos torna vencedores, nos honra diante dos homens e nos enche do Espírito Santo, cujo fruto conduz à paz.

Não deixe que seu próprio coração lhe condene, mas se isso acontecer, entregue tudo nas mãos de quem pagou por cada um dos pecados que nos acusam e receba em troca a paz de Cristo, tal como está escrito: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28).

Postado por 

http://sombradoonipotente.blogspot.com/2013/11/e-se-o-seu-coracao-lhe-acusar.html

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s