Sabedoria

       A sabedoria precisa ser usada diariamente. Mas como podemos usá-la de uma maneira prática e eficaz? A sabedoria é uma capacidade dada por Deus e pode ser adquirida. Usá-la significa pôr em prática algumas atitudes indispensáveis à vida cristã.

       Veja alguns atos de sabedoria:

   Firmeza 

Seja firme em suas convicções e use sempre a Palavra de Deus como seu manual de orientação. Há pessoas que constroem seus objetivos baseado naquilo que os outros pensam, mas feliz aquele que sabiamente segue os conselhos bíblicos: “Toda palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele” (Pv 30:5).

Mudança de atitudes

Reconheça sempre os seus erros e torne-se uma pessoa capaz de mudar suas atitudes.. Ás vezes, achamos que, pelo fato de sermos líderes , estamos sempre certos. Tornamo-nos irredutíveis.

Abandonar o erro é um ato de grandeza moral: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” (Pv 28:13).

Humildade

Pratique a humildade. A vaidade e o orgulho são sentimentos prejudiciais à vida que nos faz perder o sentido das proporções. A Bíblia orienta-nos a tratarmos os outros como se este fosse superior a nós (Fp 2:3). Lembre-se: “Por mais que seja sábio, há sempre alguém mais sábio que você. Por mais forte que seja, haverá alguém mais forte.” “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra” (Pv 29:23).

Resignação

Aprenda a ser uma pessoa resignada. “Por mais sábio, mais importante, mais poderoso e mais puro que seja, ninguém é tão livre que não tenha a quem obedecer, tão independente que não tenha um dever a cumprir.” Às vezes, precisamos saber abdicar ou desistir das coisas que queremos em favor de outrem. Portanto, obedeça aos seus superiores e aceite as advertências que receber.

A Bíblia ensina o seguinte:

Pv 15:32

“Quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento.”

Pv 14:1

“A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua.”

Pv 24:5

O homem sábio é poderoso, e quem tem conhecimento aumenta a sua força;

Pv 3:13

“Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento,”

Psicologia Pastoral – A Ciência do Conhecimento Humano como Aliada Ministerial

Jamiel de Oliveira Lopes – CPAD

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s