Definindo emoções

A palavra “emoção”, do latim emovere, significa “para fora”. Trata-se de um processo mental e fisiológico associada a uma variedade de sentimentos e comportamentos.

       Sentimento é, portanto, “o processo de viver uma emoção”. Sentimentos dizem, por exemplo, se o que estamos experimentando é ameaçador, doloroso, lamentável, triste ou alegre. Sentimentos e emoções são em grande número em nossas mentes; eles afetam nosso corpo, nosso comportamento, nossa vida.

       Estudos comprovam que a alegria, o medo, a raiva, a tristeza e o amor (afeto) são emoções básicas e universais; delas derivam-se todas as outras, chamadas de emoções secundárias.

       Silva (2000) mostra algumas emoções que estão relacionadas às primárias:

  • Ira – ódio, vingança, ciúme, inveja, desprezo.
  • Medo – espanto, ansiedade, aflição, pesar, intranquilidade, culpa.
  • Amor – piedade, tristeza, afeição, alegria, entusiasmo, excitação sexual.

       As emoções estão classificadas em: agradáveis (alegria, amor) e desagradáveis (raiva e tristeza).  Essa classificação sugere a primazia de prazer e desprazer, de aceitação e rejeição, de aproximação e afastamento; tudo com base na emoção. Há autores que preferem classificar as emoções como positivas e negativas.

       Emoções positivas são aquelas que proporcionam uma experiência agradável, como alegria, felicidade ou amor.

       Emoções negativas são aquelas que produzem uma experiência desagradável como a ansiedade, a raiva, e a tristeza. Estas combinam um estado mental e fisiológico do indivíduo, associado aos valores e crenças adquiridos pela cultura e educação no meio social em que vive.

       As emoções positivas trazem benefícios à saúde, enquanto que as negativas tendem a comprometê-la.

       As emoções são necessárias para a nossa sobrevivência. Segundo Eric Berne, “Elas acarretam imediatamente reações de luta ou de fuga e modificam totalmente nosso corpo, como reações a estas”.

Psicologia Pastoral – A Ciência do Conhecimento Humano como Aliada Ministerial

Jamiel de Oliveira Lopes – CPAD

Deixe um comentário