Uma promessa de salvação

     Um dos maiores tesouros que a raça humana perdeu com a Queda foi a capacidade de amar plenamente a Deus, a seu semelhante e a si mesmo — essa era a essência da imagem de Deus; agora, apesar da capacidade de amar, foi incorporada a desconfiança, a ira, o rancor, o ódio e a vingança, que passaram a fazer parte dos relacionamentos, alienando(separando) o ser humano do seu semelhante, de Deus e de si mesmo. Isso é motivo de angústias e desesperos no ser humano.

       O pecado tem como consequência a destruição da comunhão com Deus, provocando alienação; esta, por sinal, provoca a ira de Deus, bem como a culpa (expectativa de horror pela alienação) no homem, impedindo-o de chegar-se a Deus, estabelecendo a parede de separação (Is 59:2; Ef 2:14);

       A santidade de Deus exige uma restituição à altura; o homem, entretanto, não tem condições de satisfazer essa exigência. Sendo assim, Deus evidencia sua misericórdia e amor providenciando uma solução, mas a honra de Deus exigiu o sacrifício de um homem perfeito como único meio suficiente de reconciliação. O ser humano é incapaz de satisfazer essa exigência. Assim, Cristo morreu em lugar da humanidade. Essa incapacidade humana exigiu a morte a de cruz para que se compreendesse o imensurável amor de Deus. 

       Esse estado de pecado no homem causou-lhe a culpa pelo pecado e o medo da morte como consequência (Rm 6:23). Antropologicamente, a culpa tenta ser amenizada aplacando o clamor da alma do homem que lhe grita de forma ensurdecedora: “um preço precisa ser pago”; a exemplo dos povos mais primitivos que criam formas e rituais religiosos para amenizar essa culpa, alguns deles sacrificando animais, fazendo oferendas ou sacrificando ao seu deus algo que lhe custe caro, muitos crentes também podem estar tentando aplacar esse grito de forma errônea, ou sem estarem entendendo todos os benefícios da salvação, ou, ainda, querendo aprofundar esse tema. Daí a necessidade de estudarmos o significado da salvação em Cristo Jesus.

       Para livrar-se desses medos anteriormente descritos, o homem procura criar preceitos morais e éticos que limitam sua esfera de ação, definindo o que é certo e o que é errado. Quando transcende esse limite, ele sente-se culpado e condenado. Quando se comporta dentro desse limite, pode sentir-se falsamente bem. Alguns círculos religiosos têm procurado satisfazer essa ansiedade traçando para si limites mais estreitos, ou seja, quanto maior seu sentimento de culpa e condenação, mais eles tentam, com isso amenizar sua consciência. Tal situação pode produzir sujeitos neuróticos e doentes, que muitas vezes não conseguem viver a plenitude da salvação e nem se contentam enquanto os outros não se tornarem como eles. Abusados, tornam-se abusadores da liberdade dos outros e vice-versa, num constante círculo vicioso de proselitismo doentio.

       O crente precisa transferir esse apelo para Cristo para livrar-se do legalismo e da culpa. Todos os falsos deuses e legalismos exigem algo do homem para aplacar a ira desse “deus”, mas o Deus verdadeiro fez o contrário: Ele deu a si mesmo em resgate da humanidade! (cf. Gl 1:4)

       As realidades presentes na salvação no aqui e agora dizem respeito à indelicada posição que o homem ocupa diante de Deus por causa do pecado, que é desafiá-lo em arrogância e “desejo de ser igual a Deus. [Em] asserção de independência humana contra Deus”. O homem encontra-se alienado, fracassado, escravo, rebelde, enfermo e condenado à morte; mas, através da salvação, essa condição é resolvida, dando-lhe condições satisfatórias de viver em harmonia consigo, com Deus e com o próximo. Por melhores que sejam, nem a religiosidade e nem mesmo condições sociais e econômicas favoráveis podem mostrar-se eficazes no combate à angústia do pecado, à culpa e a condenação ao Inferno. Somente a obra salvadora de Cristo, aceita em atitude de fé e confiança, pode trazer alívio a essa terrível condição humana. A salvação de Cristo proporcionou-nos a salvação do Inferno –a chamada morte eterna — e a salvação em relação àquilo que conduz ao Inferno, que é o pecado.

       Embora haja na vida do cristão um momento de conversão, de ruptura com uma velha vida e nascimento para uma nova vida em Cristo, é necessário esta ser acompanhada de um sempre maior conhecimento de seus benefícios (1ªTm 2:4). Nesse sentido, deve-se tomar o capacete da salvação e a couraça da justiça (Ef 6:14,17); e preencher a mente e o coração com as verdades e mudanças processadas através da salvação para estarmos livres das investidas de Satanás, que coloca dúvidas, e para compreendermos conceitos e praticas fundamentais da doutrina cristã da salvação e apropriarmo-nos sempre mais dos benefícios espirituais e materiais desta tão grande salvação.

       A salvação abrange todas as dimensões da vida; para isso, basta apenas aceitar a Cristo (Rm 10:10) –muitas vezes, seu processo é lento e requer compreensões maiores — é o que chamamos de aperfeiçoamento dos santos. Como a salvação pode ser negligenciada (Hb 2:3), devemos esforçar-nos para conhecer e apropriarmo-nos de todos os seus benefícios, dentre os quais citamos: livramento da condenação do Inferno, libertação do poder do pecado e do poder das trevas (Cl 1:13) para experimentar a redenção em Cristo (1ªPe 1:18, 19), para cuidar da criação (Rm 8:22), para andar segundo o Espírito (Rm 8:1), para nascer de novo (Jo 3:5) e participar da ressurreição (Cl 3:1).

       A realidade da salvação convoca-nos para um agir no mundo, como uma antecipação do Reino de Deus, promovendo a paz, o amor e a justiça numa sociedade caótica e carente de Deus, cujos valores estão cada vez mais deturpados pelos pecados da ganância, do egoísmo, do individualismo, do capitalismo selvagem e de toda variedade  de situações que o pecado cria e impõe sobre o homem. Dessa forma, o evangelho torna-se a única solução possível, cabendo àqueles que foram alcançados por ele propagarem essa tão grande verdade a respeito da bondade e do interesse de Deus em proporcionar vida plena a todo ser humano.

       Embora a salvação tenha implicações para a eternidade e religue o ser humano a Deus, ela manifesta-se também no tempo presente, na reconciliação do relacionamento do ser humano com o outro, “no pão sobre a mesa, no bem-estar do corpo, numa mente sadia” e num relacionamento  saudável consigo e com a criação. “Esta vida humana reconciliada com Deus anda em justiça, amor e na prática do bem (At 27:20,31,34; Rm 1:16; Ef 1:1_14)”.

       A compreensão da doutrina da salvação nos primórdios era entendida como fuga do mundo, depreciando-se a criação e desconfiando de todas as coisas da vida nesta terra. Hoje, os pentecostais já pensam de outra maneira, sentindo sua responsabilidade que engloba a vida em sua plenitude. O sopro do Espírito, através da educação teológica, tem aberto os olhos para a estética, as artes e as questões públicas e políticas; portanto, uma salvação que tem implicações práticas de construir uma vida melhor. Entretanto, os extremos devem ser salientados, pois uma preocupação com a vida apenas aqui nesta terra tem indícios de Teologia da Prosperidade, o que novamente é uma afronta à obra de Cristo na cruz que, além de preparar-nos  para uma vida plena aqui na terra, prepara-nos especialmente para a vida além.

       A resposta que Adão e Eva deram a Deus ao serem questionados por Ele após pecarem aponta para o fato de que o homem é incapaz de resolver o problema do pecado e de sua salvação. Ambos transferiram suas culpas para outros, e foi justamente essa a solução que Deus já havia providenciado: a substituição. Naquele instante, Deus transferiu a culpa para um animal inocente, cuja pele foi usada para cobrir a nudez, o qual simbolizava Cristo, que seria o sacrifício perfeito para salvar a raça humana e cobrir a nudez do pecado.

A Obra da Salvação – Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida – Livro de Apoio das Lições Bíblicas do 4ºT 2017 Adulto CPAD 

Deixe um comentário