As Relações Com o Próximo

   A Bíblia mostra a importância de cultivarmos e conservarmos boas amizades: “Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão” (Pv 17:17). 

       Por que será que nem todas as pessoas conseguem relacionar-se bem com os outros? Um bom relacionamento baseia-se na confiança e no respeito mútuo. Relacionar-se com outras pessoas é um dos maiores desafios. Cada pessoa tem sua maneira de ser, e as diferenças fazem com que cada um se torne único.

       A vida em sociedade implica em conviver e interagir com os outros. Isso leva-nos a aprender a conhecer a nós mesmos e também conhecer os outros, a fim de que as relações humanas tornem-se progressivamente ricas, maduras e positivas, resultando numa interação adequada.

    As relações humanas, termo frequentemente usado para referir-se a Relações Interpessoais, podem ocorrer entre indivíduos (marido e mulher, professor e aluno, pastor e igreja e colegas de ministério, etc.), entre um grupo com outro e nas relações que os membros de um grupo mantém entre si tanto nos grupos informais (professores e alunos, empregados de uma empresa, etc.) quanto nos grupos formais: família, amigos.

Do ponto de vista teórico as relações humanas  resultam da mútua interação interindividual e coletiva, esta interação gera uma dinâmica que é uma área das ciências sociais, em particular da sociologia e da psicologia, chamada de dinâmica de grupos, esta procura aplicar métodos científicos ao estudo dos fenômenos grupais. Do ponto de vista aplicado ou técnico, as relações humanas são medidas e direcionadas pela dinâmicas de grupos, que é o método de trabalho baseado na teoria do relacionamento interpessoal e intermodal.

       Um bom relacionamento requer o desenvolvimento da capacidade de convivermos com o outro apesar de sermos diferentes. É importante entendermos que as pessoas nascem diferentes uma das outras e passam por experiências de vidas diferentes. Por isso, suas características e modo de pensar divergem tanto.

Psicologia Pastoral – A Ciência do Conhecimento Humano como Aliada Ministerial

Jamiel de Oliveira Lopes – CPAD

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s