Juízo Final

       O Juízo Final é conhecido também como o Juízo do Grande Trono Branco e aparece no Novo Testamento como “o dia do Juízo” (Mt 11:22, 24; 12:36; 2ª Pe 3:7) ou, simplesmente, “o juízo” (Hb 9:27). O Juiz é o Senhor Jesus Cristo: “O Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo  o juízo” (Jo 5:22). Assim, Deus executará esse juízo por meio de Jesus Cristo (At 10:42; 2ª Tm 4:1).

“Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.
Vi também os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros.
O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito.
Então a morte e o Hades  foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte.
Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo.”
Apocalipse 20:11-15

       Esse julgamento não é o mesmo mencionado pelo Senhor Jesus em Mateus 25:31_46, pois Ele estava falando a respeito do julgamento das nações, no  vale de Josafá, em Jerusalém, no final da Grande Tribulação (Is 3:13; Jo 3:12). O juízo aqui não é em Jerusalém: “de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles” (v.11), não será na terra; e se trata de pessoas individuais (vv 12, 13), não de nações; não há presença de vivos, mas somente mortos; nem há menção de salvos, só de condenados (v.15). Não é o que ocorre no julgamento das nações.

       Os “grandes e pequenos” (v.12) não se referem a adultos e crianças, mas aos poderosos da terra e aos cidadãos comuns. A “morte e o Hades” (v.13 – TB) são termos sinônimos aqui. Já foi mostrado que ( http://www.cacp.org.br/sheol-na-biblia-hebraica/) e Hades(http://www.cacp.org.br/o-hades/) aparecem com o sentido de morte. Assim, o Hades devolverá todos os mortos incrédulos para o julgamento segundo as obras de cada um deles. O destino final dos injustos é o lago de fogo, e não o Hades, por isso os mortos precisam se apresentar diante de Deus para ser julgados. Tudo o que alguém faz na vida é escrito nesses livros, por isso cada um é julgado segundo as coisas que estão escritas neles. O livro da vida está presente nesse julgamento para mostrar que o nome desses réus não consta ali.

       A própria morte será lançada no lago de fogo (v.14). É a derrota da morte; ela terá um fim um dia, e o dia é esse. É cumprimento da promessa divina (Os 13:14; 1ª Co 15:54, 55). O lago de fogo é a Geena, cuja definição foi dada anteriormente. Ele é descrito como “lago de fogo e enxofre”, no qual serão lançados vivos a besta e o falso profeta (Ap 19:20) e, mil anos depois, o diabo será também lançado nesse mesmo lugar (Ap. 20:10). É, de fato, como o Senhor Jesus disse, “o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25:41). E para esse mesmo lugar irão os perdidos da terra (v.15).

       A expressão “segunda morte”, ho thanatos ho deuteros, em grego, significa a condenação eterna. A palavra grega, aqui, para “morte” é thanatos, que traz a ideia de “separação”, e não “extinção”. Na morte física, a alma e espírito separam-se do corpo. Essa é a primeira morte. Aqui, é a pessoa que será separada de Deus, banida da sua glória para todo o sempre, para nunca mais ver a luz. E essa separação é chamada de “segunda morte” (2ªTs 1:9), em que “de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre” (Ap 20:10).

A Razão da Nossa Fé – Assim cremos, assim vivemos – Livro de Apoio das Lições Bíblicas do 3ºT 2017 Adulto CPAD

Deixe um comentário