O que é um PODCAST?

Pense em um programa de rádio. Um podcast nada mais é do que um programa de rádio gravado e que o ouvinte pode escutar quando quiser. Além disso, para ouvi-lo você não precisa sintonizar uma emissora: basta acessar um serviço de streaming, um site específico ou fazer o download do arquivo digital.

MECANISMOS

Um podcast é genericamente análogo de uma série de TV ou de um programa de rádio, só que não é ao vivo, como nos programas de TV e Rádio gravados.

Potencial Educativo

Novas formas tecnológicas e seus aparatos materiais tendem a intervir e alterar a maneira na qual lidamos com o âmbito pessoal, profissional e educativo em nossas vidas. Neste último caso, em especial, elas modificam o ambiente de incidência de forma notável e podem ser utilizadas de maneira eficiente para a transmissão e apreensão de conhecimentos, quando adequadamente apropriadas pelas instituições e centros de formação, modificando assim a via pela qual os indivíduos ensinam e aprendem. Faz parte do processo educacional, inclusive, explorar novas formas tecnológicas e delas fazer uso, tendo em vista que a formação educativa é algo em constante transformação, tanto para aquele que a propõe quanto para aquele que a recebe.

Com base nas características do podcast e de seu processo de produção, nota-se um potencial educativo que extrapola o ambiente escolar, de maneira dinâmica e veloz, como os tempos atuais demandam. Para tanto, e para além dos fatores técnicos, seus produtores devem formar articulação pedagógica e interdisciplinar junto à instituição em que atuam, trabalhando coletivamente e atentando para a linguagem, as informações que estão sendo transmitidas e suas significações diante do público receptor, tendo em vista sua faixa etária e contexto social, priorizando-as no momento de produzir e disponibilizar conteúdos no formato de podcast. Tal formato permite ao indivíduo em fase de formação auto gerenciar seu tempo e espaço de aprendizado, podendo consumir o conteúdo em pauta no momento mais favorável para si, com possibilidade de pausas e repetições e, assim, assumindo protagonismo ao aprender ativamente, sem a obrigatoriedade amena que parece ser inerente às salas de aula das escolas públicas, por exemplo.

O podcast pode ser enquadrado tanto em um modo a auxiliar as disciplinas, servindo como material adicional ou complementar, ou até mesmo assumindo formato de material principal ao registrar a exposição teórica, tendo em vista o contexto de incidência e objetivos (pode-se traçar um paralelo com o estado mundial de pandemia em 2020, devido ao Coronavírus, e a adequação ao ensino à distância) quanto em critério de avaliações disciplinares, envolvendo sua produção sobre determinado conteúdo em maneira lúdica, ou  projetos modais, em formato extracurricular ou não, a tratar oficinas de narração, discussão acerca de um tema ou livro, declamação de poesia ou textos autorais, interpretações musicais, descrições acerca da comunidade ao redor e a história do bairro ou da cidade na qual vivem, seus pontos culturais e assim por diante – múltiplas são as possibilidades, que tendem a exercitar ativamente seus envolvidos, colocando-os para trabalhar coletivamente e desenvolver a linguagem, criticidade e criatividade, ou seja, o protagonismo diante da própria realidade, além de incentivá-los à produção de conteúdo diverso através de uma via experimental, livre de condicionamentos e rigidez.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Podcasting

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