Juvep publica relatório sobre realidades e desafios mundiais para a evangelização

Por Phelipe Reis

A Missão Juvep colocou à disposição da igreja brasileira um relatório sobre realidades do Brasil e do mundo e os respectivos desafios para a evangelização. Sob o título “Como ouvirão”, o documento possui 140 páginas, incluindo mapas, tabelas e gráficos, e foi organizado por Alisson Medeiros, coordenador do Departamento de Pesquisas da Missão Juvep e membro do Departamento de Pesquisas da Associação de Missões Transcurais Brasileira (AMTB).

De acordo com o organizador, o objetivo do relatório é apresentar um panorama dos principais desafios missionários e do avanço do Evangelho no Brasil e no mundo, bem como promover maior conhecimento dos desafios existentes e suprir com informações os diversos atores envolvidos com a obra missionária, a fim de despertar novas iniciativas e oração em favor dos desafios. 

Alisson Medeiros adianta que a intenção é lançar uma nova edição a cada ano, com atualização de dados e acréscimos de informações. De acordo com a missióloga Bárbara Burns, que redigiu o prefácio, as informações do relatório são ótimas ferramentas para serem compartilhadas em conferências missionárias e escolas de estudos missiológicos.

O conteúdo do relatório é dividido em duas partes. A primeira aborda assuntos em níveis mundiais e a segunda a nível de Brasil. Todos os gráficos contidos no relatório (32 mapas, 27 gráficos e 15 tabelas) estão disponíveis para download gratuito em um arquivo no formato PowerPoint, com as imagens em alta resolução. O intuito é que os recursos possam ser utilizados em aulas, palestras e reuniões. 

Realidades e desafios

Dentre os diversos assuntos apresentados no relatório, o conteúdo destaca o crescimento populacional mundial, o fenômeno da urbanização global, a crescente migração internacional, a situação da pobreza extrema, e a ameaça do islamismo se tornar a religião com o maior número de adeptos até 2030. 

No que diz respeito à evangelização, o relatório apresenta números sobre povos que ainda não conhecem o evangelho, a necessidade de 63 mil novos missionários na região conhecida como Janela 10/40, a carência de tradução da Bíblia para mais de 2 mil línguas, e o crescimento da perseguição aos cristãos ao redor do mundo.

O relatório também pontua os desafios missionários no Brasil, apresentando informações sobre os chamados povos minoritários, representados pelas populações dos segmentos tradicionais como: ciganos, indígenas, quilombolas, sertanejos e ribeirinhos.

Além de apresentar tantos dados e informações relevantes, o relatório Como Ouvirão é um convite para a Igreja e encarar os desafios da missão. “A Igreja de Jesus tem a missão de pregar o Evangelho, e tornar Cristo conhecido entre todos os povos da terra. Que o Senhor multiplique o número daqueles cujos pés são belos por pregarem as boas novas! E que o Senhor também multiplique o número daqueles que enviam”, diz o relatório.

Clique aqui  para baixar gratuitamente o relatório “Como Ouvirão”.

https://www.ultimato.com.br/

Deixe um comentário