Personalidade e caráter

       O termo personalidade e sua raiz vêm do latim clássico “persona”  que, segundo os eruditos, significa máscara. Personalidade é o resultado de um reduto inato de características básicas, acrescido de experiências vividas, que pressupõe a possibilidade de um indivíduo diferenciar-se de outro.

       O termo caráter vem de um verbo grego que significa gravar. É muitas vezes usado como sinônimo de personalidade. Caráter é a marca de uma pessoa – seu padrão de traços ou seu estilo de vida. É aquilo que guia nossos comportamentos de acordo com os valores e princípios adequados.

       Os psicólogos europeus preferem usar a expressão caráter, enquanto os americanos preferem personalidade. Isso torna-se visível à medida que, na Europa, é usado frequentemente o termo caracterologia, mas isso ocorre raramente nos Estados Unidos. Os psicólogos americanos escreveram muitos livros com o título de personalidade, porém poucos com o título de caráter.

       O termo persona, usado pelos americanos, significava originalmente máscara, que tem muito a ver com o comportamento visível, qualidade superficial, o que é peculiar dos americanos, visto terem preferência por ambientalismo, tendo mais a Psicologia comportamentalista, levando a acentuar o movimento externo, a ação visível. Os europeus, por sua vez, usam a expressão grega caráter com o significado de gravar, enfatizando mais o que é inato na natureza do homem,  o que é profundamente enraizado e que é relativamente imutável.

       Com o passar do tempo, o termo caráter foi adquirindo uma conotação específica diferente do seu sentido original de gravação. Hoje, quando se fala em caráter, há uma tendência de se supor um padrão moral ou se fazer um julgamento de valor.

Psicologia Pastoral – A Ciência do Conhecimento Humano como Aliada Ministerial

Jamiel de Oliveira Lopes – CPAD

Deixe um comentário