Comunhão estreita com Deus

 

 

A palavra comunhão vem do grego “koinonia”, “comunhão”, “relação”,”comunicação”. Vem de “koiné“, que significa “comum”, que, por sua vez, deriva-se do latim communis (servir a, trabalhar com). 

Ter comunhão com Deus significa ter uma vida consagrada a Ele, afastada das coisas mundanas. Nossa ligação com Deus obrigatoriamente precisa ser íntima, e isso implica em possuir uma relação estreita com o Pai: “[…] e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo” (1ªJo 1:3), com Cristo: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele comigo” (Ap 3:20) e com o Espírito Santo: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” (2ªCo 13:13).

       A Bíblia mostra que fomos chamados para a comunhão (1ªCo 1:9); a comunhão com Deus dá-nos consolo e proteção (Gn 28:15); a comunhão com Deus faz com que descansemos (Ex 33:14); a comunhão com Deus faz com que tenhamos forças nas batalhas da vida (Dt 20:21); a comunhão com Deus dá-nos conforto nas provações (Is 43:2); a comunhão com Deus garante a sua presença constante conosco (Mt 28:20); a comunhão com Deus garante a resposta das nossas orações (Jo 15:7).

       Possivelmente, você já deve ter passado por grandes desafios na sua vida; existem, no entanto, forças que transcendem nossos problemas cotidianos; que atuam de forma sorrateira, impelindo-nos ao pecado e à desobediência a Deus. Precisamos ter discernimento e escolhermos ter uma vida de comunhão com Deus. Quem desfruta de uma vida de estreita comunhão com o Senhor é capaz de vencer as influências más, tornando-se a cada dia um cristão eficaz.

1 – O desafio de viver em comunhão com Deus na atualidade

       Um dos maiores desafios para o cristão manter a sua comunhão com Deus no mundo atual é vencer o mundanismo. Os métodos usados pelo inimigo são quase imperceptíveis e são usados nas coisas que mais gostamos e admiramos.

       Um dos meio usados pelo mundo espiritual para a propagação do mundanismo tem sido a mídia.  A televisão, a Internet e outros meios de comunicação vêm contribuindo para mudanças nos padrões e valores socioculturais envolvidos na organização da vida social.

       De uma forma muito sútil, esses meios de comunicação vão introjetando mensagens que fatalmente não são percebidas, mas que influenciam. Veja o exemplo de um comercial veiculado na televisão:

       Uma mulher está abastecendo o seu carro num posto de gasolina qualquer, flertando com um sujeito dentro do carro, sendo surpreendida pelo marido. Este, de forma intrépida, esbraveja: 

       – Fulana, como você foi capaz?!

       Ela, por sua vez, achando que ele se referia ao rapaz que estava com ela no carro, tenta se explicar:

       – Fulano, não é nada do que você está pensando…

       Ele, então, completa:

       – Como você foi capaz de abastecer o nosso carro nesse posto?!

      Ele ignora completamente a infidelidade da esposa. 

      Até achamos engraçado, mas não percebemos a mensagem oculta: “Traição é algo normal na sociedade moderna”.

      A indústria de entretenimento apresenta na televisão shows e filmes que promovem profanação, violência e sexo ilícito. Grupo musicais e cantores cantam música que estimulam o estupro, as drogas, assassinatos, suicídio e até mesmo temas satânicos.

       Precisamos estar atentos e alertar a igreja. Se não tivermos cuidado e discernimento, deixaremos os membros da igreja serem tragados de forma sorrateira, substituindo facilmente a linguagem, usos e costumes(***) e, sobretudo, os valores cristãos.  

(***)Costumes são ações tidas como regras sociais a partir do respectivo processo de suas praticas.

Em suma, os costumes são atos habituais que, com o passar do tempo, acabam por se tornar pratica comum enraizada na cultura social.

2 – Decidindo viver em comunhão com Deus

       Vimos os meios usados pelo inimigo para nos influenciar. Cristo, porém, dá-nos poder para vencer (Lc 10:19). A decisão é nossa. Aceitar as ofertas do mundo ou servir a Deus? O apóstolo Paulo admoesta-nos dizendo: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12:2).

3 – A necessidade de transformação

       Uma vida de comunhão com Deus depende de uma mente renovada (Rm 12:2). O apóstolo Paulo fala que a transformação de vida começa pela mente, que é a parte intelectual do homem. Dela procedem às coisas boas ou más. (Mt 15:19; Pv 4:23). A mente humana não é como um computador que, quando não queremos mais algo, simplesmente selecionamos a jogamos na lixeira. Na verdade, nem sempre nos desvencilhamos de pensamentos maus e pecaminosos; entretanto, podemos renovar nossa mente todos os dias através da Palavra de Deus.

       A renovação da mente dá-se através de um processo de substituição das coisas ruins e prejudiciais pelas coisas boas e agradáveis. Se você colocar , por exemplo, um copo com leite debaixo de uma torneira aberta, observará inicialmente que o copo transbordará; em seguida, após alguns instantes, não haverá mais leite, e sim água no copo. Veja que o leite será substituído pela água mesmo não sendo necessário derramá-lo. Assim, se você diariamente procurar implantar a palavra de Deus na sua mente e no seu coração, com certeza alcançará uma mente renovada; as coisas desagradáveis sairão e darão lugar às coisas boas de Deus. (Fp 4:8).

       Uma mente renovada é sinônimo de uma vida transformada. O apóstolo Paulo afirma que, quando experimentamos essa transformação, conhecemos a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável para Ele (Rm 12:2).

4 – Vivendo em Comunhão

       Para termos uma vida de estreita comunhão com Deus, precisamos primeiramente vencer o mundanismo que, de uma forma sorrateira, tem afetado muitas vidas. Em segundo lugar, precisamos tomar uma decisão certa de afastar-se de tudo o que desagrada a Deus; e, por fim, é necessário renovarmos nossas mentes todos os dias, purificando-a das impurezas deste mundo.

Um homem disse a Deus: “Senhor, tu tens tido filhos prediletos; tens aqueles a quem preferes”. O Senhor respondeu: “Eu não prefiro uns mais do que os outros”; alguns há que me preferem mais que outros”.  Essa é a tônica da comunhão. O que vai determinar minha vida de oração não é o quanto eu sei sobre oração, mas o quanto eu amo estar na presença do Pai. “Jesus perguntou a Pedro: amas-me mais do que estes outros? apascenta os meus cordeirinhos” (Jo 21:15). O serviço de Pedro estava condicionado ao seu amor a Jesus. (o discípulo.com).

       Quando o General Booth (**) foi interrogado acerca do seu poder, respondeu: “Vou dizer-vos o segredo. Deus tem tem tudo o que há em mim. Há homens com mais mentalidade do que eu, homens com maiores oportunidades do que eu, porém desde o dia em que senti n’alma a condição dos pobres de Londres e foi-me revelado o que Jesus Cristo pode fazer-lhes, resolvi que Jesus Cristo havia de possuir tudo o que há em mim. E se houve algum poder no Exército da Salvação, é porque Deus recebia toda a adoração da minha alma, toda a força da minha vontade para com ele e toda a influência da minha vida.” (Tesouro de Ilustrações).

(**)=William Booth (10 de abril de 1829 — 20 de agosto de 1912) foi um pregador metodista britânico, fundador do Exército de Salvação, e o primeiro general desta instituição. Com fundamentos cristãos e uma estrutura quase militar de governo – exceto pelas armas físicas, o Exército de Salvação foi fundado em 1865 e se espalhou a partir de Londres, na Inglaterra, para várias partes do mundo e é conhecido por ser uma das maiores organizações de ajuda humanitária.

Psicologia Pastoral – A Ciência do Conhecimento Humano como Aliada Ministerial

Jamiel de Oliveira Lopes – CPAD

blob:https://www.facebook.com/87ac91e0-40c6-4400-9729-155a61995da5

Deixe um comentário