A multiforme graça de Deus. O que é a multiforme graça de Deus?

“Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.” (Pe 4.10)

Clássico da música cristã contemporânea, além de uma mensagem profunda de arrependimento diante do sofrimento de Cristo, eternizado na voz de Denise Cerqueira, dona de um grande legado cristão.

Assisti um filme há algum tempo: “O exterminador do futuro” não sei se você se lembra ou mesmo se assistiu, mas na primeira versão o exterminador é representado por Arnold Schwarzenegger que estreia o filme como vilão. Todavia, o enredo segue em outras versões em que ele volta para o passado como mocinho que busca proteger um personagem que viria a ser um grande revolucionário e salvaria a humanidade da rebelião robótica e conseguinte aniquilação.

Nessa tentativa em uma das séries, Schwarzenegger precisa encarar um ciborgue que também retorna ao passado como uma alta tecnologia do futuro, na forma de metal liquido. O impressionante e o que; o ciborgue tinha o poder de assumir a forma de quem ou o que ele tocasse, transformando-se por vezes em meios de transportes, em forma humana. Quando penso na graça de Deus em suas múltiplas formas é exatamente esse exemplo que deixa tudo claro para mim.

A graça vai ser para o que eu preciso que ela seja. A bíblia ensina que ao ser ativada por meio da fé vai assumir a forma da nossa necessidade. Na fraqueza; vai produzir força, na tentação; ajuda e firmeza. Ela nos habilita e nos capacita a ser e fazer o que esta proposta no coração de Deus para nossas vidas.

Existe uma forma da graça disponível para desempenharmos qualquer função: na família, na vida secular, escola, faculdade e no serviço do Senhor. “E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo.” (Ef.4.7) Juntamente com cada chamado foi concedida uma graça de acordo com a medida repartida por Cristo. Existe uma graça que envolve o ministério do apostolo, que não é a mesma que envolve o do profeta e assim por diante, nos cinco dons ministeriais ou não, ha uma graça que nos acompanha.

Considerando a multiforme graça de Deus não anularemos seus benefícios em nossas vidas. Conforme aprendemos a depender dela, correremos a passos largos rumo à carreira e a vocação que o Senhor tem proposto em seu coração para seguirmos. Quando enfim entendemos que não estamos sozinhos, podemos ir além das nossas limitações por meio da graça. Dessa forma não teremos medo de errar ou de não conseguir, pois sabemos que não é na nossa própria força, mas, pelo poder de Deus; pela graça.

Lucileia Toledo

Professora do Rhema Brasil

http://verbodavida.org.br/mensagens-gerais/a-multiforme-graca-de-deus/

O que é a multiforme graça de Deus?

A palavra “graça” está relacionada a uma série de coisas e expressões. “Dar graças” é render louvores ao Senhor. “Cair na graça” é angariar a simpatia de alguém para si. Antigamente quando se perguntava o nome de alguém se dizia: qual é a sua graça? Portanto, empregada em muitas situações, a palavra “graça” passou a ser comum em nosso vocabulário, mas existe um significado muito maior na expressão “multiforme graça de Deus”.

Multiforme é o mesmo que tomar várias formas, que se manifesta por diversos modos, logo multiforme graça é a graça de Deus que se manifesta de várias maneiras. Graça de Deus é dom espiritual, é uma porção da presença de Deus na vida do Seu povo em forma de ministérios e dons e Pedro falou da multiforme graça, veja: “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” (1ª Pedro 4:10)


Paulo também explicou aos coríntios como acontece a operação de Deus na vida do Seu povo e diz: “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.” (1ª Coríntios 12:4-5). Multiforme graça de Deus é a manifestação do Espírito Santo em forma dos diversos dons e ministérios na Igreja de Jesus.


Por menor que pareça um dom ele foi dado por Deus para edificar a Igreja e tem mais um detalhe: sempre visará um fim proveitoso. Nada que Deus faz é por acaso, tudo visa uma utilidade, um fim proveitoso, um objetivo. Temos uma tendência humana bem feia, que é atribuir valores aos ministérios na Igreja, mas não é isso que nos ensinam as Escrituras e Paulo usou como exemplo didático o corpo humano e disse: ”Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?” (1ª Coríntios 12:14-15).


Pois é. Assim como nenhum membro do nosso corpo é inferior e todos têm sua função, nenhum dom, ou ministério é desprezível na Igreja de Jesus, antes, todos foram distribuídos pelo Espírito de Deus para desempenhar um papel relevante, conforme a Sua multiforme graça.

Alguém é comissionado por Deus para o ministério da Palavra, mas esta pessoa não é mais importante do que aquela que, pelo mesmo Espírito, foi escolhida para visitar os enfermos, só para citar um exemplo. Ninguém é mais importante que ninguém e todos igualmente se completam na Obra de Deus.

A multiforme graça de Deus é distribuída gratuitamente entre todos os servos Dele, o caso é que existe todo tipo de gente na Igreja de Jesus, inclusive os acomodados, do tipo que não desenvolvem o dom recebido e não procuram com zelo os melhores dons. Como assim “os melhores dons”? Você não disse que todos os dons são iguais? Não, eu disse é que todos são igualmente importantes no desenvolvimento da Igreja. O que eu disse é que na Igreja ninguém é melhor que ninguém.


Paulo descreveu uma espécie de listinha com os dons mais excelentes e diz: “E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.” (1ª Coríntios 12:28).

Depois de hierarquizar os melhores dons, Paulo aconselhou: “Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.” (1ª Coríntios 12:31). Qual o caminho mais excelente? É o amor, o grande segredo para conquistar os melhores dons e o capítulo seguinte é todo dedicado ao mais excelente dom.

Sem amor nada feito. A pessoa pode falar em novas línguas, conhecer a Bíblia de capa a capa, ter uma fé capaz de mover montanhas, mas se não tiver amor nada será. É o mais excelente caminho para agradar a Deus e conquistar os melhores dons.

http://sombradoonipotente.blogspot.com/2014/08/o-que-e-multiforme-graca.html?m=1

Deixe um comentário