A perseverança Bíblica

       Perseverança provém da Palavra grega proskarteresis e tem a ideia de constância, paciência e persistência cristã em tempos de tentação, aflição, angústia, provação e provocação e, mesmo assim, continuar inflexível  e firme na fé em Cristo, esperando e dependendo pacientemente dEle em tudo e para tudo. Trata-se de uma capacidade divina para resistir no dia mau (Ef 6:13) em que, “mediante a fé, estais guardados na virtude de Deus, para a salvação já prestes para se revelar no último tempo” (1ªPe 1:5). Outra palavra utilizada é plerophória, que significa “plenitude de convicção e confiança”.

       A perseverança traz embutida a ideia de que o salvo deve esforçar-se para não perder a sua salvação. Por isso, a Bíblia afirma que é “Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nú, e não se vejam as suas vergonhas” (Ap 16:15). Satanás, o mundo e a “concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida” (1ªJo 2:16) servem de constante tentação para afastar o crente do lugar que ele ocupa em Cristo. Por isso, devemos constantemente vigiar e orar para não cairmos em tentação (Mt 26:41), pedindo a Deus que nos guarde em sua benignidade e verdade (Sl 40:11). Quanto a esse assunto, Armínio escreveu que:

     A respeito da perseverança dos santos […] as pessoas que foram enxertadas em Cristo, pela fé verdadeira, e assim têm se tornado participantes de seu precioso Espírito vivificador, dispõe de poderes suficientes [ou forças] para lutar contra Satanás, contra o pecado, contra o mundo e a sua própria carne, e para obter a vitória sobre esses inimigos, mas não sem a ajuda da graça do mesmo Espírito Santo. Jesus Cristo, também pelo seu Espírito Santo, as auxilia em todas as tentações que enfrentam, e lhes proporciona o pronto-socorro de sua mão; também entendo que Cristo as guarda não as deixando cair, desde que tenham se preparado para a batalha, implorando a sua ajuda, e não querendo vencer apenas por suas próprias forças.

       A expressão “uma vez salvo, salvo para sempre” não tem apoio concreto nas Escrituras. Caso assim fosse, não precisaria haver nenhum esforço para a pureza e a santidade, e isso atestaria contra a bondade de Deus de conceder o livre-arbítreo aos seres humanos (Sl 25;12; Pv 3:31; Mc 13;22). Assim, a perseverança é iniciada e garantida por Cristo até o dia final (Fp 1:6) e conquistada pelo crente em cooperação e sujeição à Ele (2ªPe 1:10). Aos crentes que perseverarem há a promessa e a esperança de serem conservados até o fim (1ªCo 1:8).

       Embora o crente conte com a ajuda do Espírito Santo para perseverar na fé algumas providências precisam ser tomadas para que essa ajuda seja efetiva na vida. São elas:

       Cultivar uma vida de oração (Ef 6:18; Mt 26:41) que submeta e confesse a Cristo as tentações e aflições da vida e busque nEle a ajuda necessária para vencer.

       Manter o coração e a mente sob o escudo da fé, que desfaz as investidas de Satanás (Ef 6:16);

   Desenvolver uma dependência de Deus em todas as situações, quer favoráveis ou não (1ªTs 5:18); essa dependência leva a humildade, que pode livrar da queda e do tropeça (Pv 29:23);

     E, por fim, cultivar a esperança que manterá os olhos em Cristo e na eternidade (1ªCo 13:13).

      O crente precisa ter o firme propósito de perseverar nos caminhos do Senhor, pois, para resistir ao Diabo (Tg 4:7), ele terá de ter essa firmeza; caso contrário, será vencido pelas astutas ciladas do maligno (Ef 6:11). Os sofrimentos e as provas do cristão podem ajudá-lo a produzir nele essa perseverança (Rm 5:3) — desde que as provas sejam aceitas como uma possibilidade de crescimento espiritual . Pedro foi duramente provado pelo Diabo ao negar Jesus, mas o mestre intercedeu por ele para que não desfalecesse na fé (Lc 22:31_32). “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência [ARA – perseverança]; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão” (Rm 5:3_5a). Portanto, temos para com o Pai um intercessor para ajudar-nos a perseverar na fé (1ª Jo 2:1), mesmo que as provas sejam aparentemente impossíveis de serem vencidas.

A Obra da Salvação – Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida – Livro de Apoio das Lições Bíblicas do 4ºT 2017 Adulto CPAD

Uma resposta para A perseverança Bíblica

  1. Provação X Tentação

    A provação vem de Deus para o nosso aperfeiçoamento, para andarmos neste mundo sóbria, piedosa e sensatamente e isto basicamente envolve vigilância e auto-exame diário para não cairmos na condenação do diabo. A melhor maneira de vencermos as tentações são:

    1) Mantermos uma vida diária de oração (Ex: A oração do pai nosso);
    2) Examinar as escrituras com frequência;
    3) Estar figuradamente crucificado, lembrando as Escrituras Sagradas e as orientações do Sr Jesus (Mc 8:34).

    Lembrando que Jesus padeceu fora dos muros de Jerusalém;
    Hb 13:12
    “Por isso, foi que também Jesus, para santificar o povo, pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta.”

    Ou seja, foi crucificado fora dos muros de Jerusalém.
    Então, como discípulos de Jesus devemos seguir o seu exemplo e “deixarmos” ser crucificados, caso seja necessário.

    1ªPe 4:15_16

    “Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios;
    Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.”

    NOTA: Podemos acrescentar os outros versículos em: 1ª Pe 4:15_19 e título dessas passagens na minha Bíblia é:

    “O sofrermos por Cristo é privilégio glorioso.”

    Curtir

Deixe um comentário