Igreja Cristã

Igreja Cristã: O que isso significa?

Na sua raiz, a palavra “igreja” significa assembleia ou “os que foram chamados”. No Novo Testamento da Bíblia, o termo é usado de duas formas específicas:

(1) uma igreja local ou um específico grupo organizado de Cristãos

(2) a igreja universal ou corpo de Cristo.

A igreja universal é composta por todos os crentes em Cristo, desde o dia de Pentecostes em Atos até o fim dos tempos de Apocalipse. A igreja local é uma representação visível e temporal da igreja universal.

Igreja Cristã: Sua Origem

A Igreja Cristã era um “mistério” oculto no Antigo Testamento da Bíblia. Mais tarde, Jesus primeiro profetizou sobre a vinda da igreja quando falou com Pedro e declarou: “…e sobre esta pedra edificarei a minha igreja” (Mateus 16:18). Aqui, Jesus está fazendo um jogo de palavras, já que anteriormente havia trocado o nome de Pedro de Simão para Pedro, o qual significa “pedra”. A visão tradicional é que a Igreja Cristã realmente começou no dia de Pentecostes (50 dias depois da Páscoa em que Jesus foi crucificado). Foi neste momento que Pedro deu o seu grande sermão e, em resposta, houve “um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas” (Atos 2:41). Este grupo de Cristãos foi primeiramente chamado de “a igreja” em Atos 2:47, onde diz que “todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.”

Igreja Cristã: Sua Finalidade

Como um corpo, a finalidade suprema da Igreja Cristã é trazer glória a seu chefe, Jesus Cristo. À medida em que a igreja traz honra a Cristo, ela também cumpre duas finalidades específicas relacionadas com o plano de Deus para a terra:

(1) a evangelização dos não-crentes;

(2) a edificação de outros membros da igreja. Entre outras coisas, a igreja também é conhecida como a noiva de Cristo e o templo vivo do Deus verdadeiro.

Obviamente, a igreja não é um prédio, um local de encontro, uma organização ou uma denominação. A igreja é o conjunto de todos os crentes em Cristo, independentemente da denominação ou lugar de reunião. O corpo inteiro dos crentes é a igreja e, como tal, a igreja é a morada de Deus.

Igreja Cristã: Torne-se um Membro

A Igreja Cristã é formada por aqueles que foram redimidos por Cristo, o Salvador que morreu na cruz e ressuscitou. São justificados pela fé(**) em Cristo. Não são salvos por falsos mestres, evangelhos equivocados, por suas obras, por um edifício ou por um ritual religioso. De fato, são salvos apenas pela graça mediante a fé em Jesus Cristo.

(**)=Rm 5:1 (“Portanto, havendo sido justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio do nosso Senhor Jesus Cristo,”)

Rm 3:25b (“…justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos sob a tolerância [*paciência] de Deus;”) {Bíblia de Referência Thompson – Edição Contemporânea}

[*]=Outra tradução

https://www.allaboutreligion.org/portuguese/igreja-crista.htm

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s