Igreja Cristã Nova Vida

Catedral da Igreja de Nova Vida

Catedral da Igreja de Nova Vida

Orientação Pentecostal Reformada
Fundador Robert McAlister
Origem 1960 (56 anos)
Sede Igreja Cristã Nova Vida – Catedral
Países em que atua Brasil e Portugal

A Igreja Cristã Nova Vida é uma denominação cristã reformada pentecostal fundada no Brasil em 1960 por Robert McAlister

História

Oriundo do pentecostalismo clássico e filho de pastor, sua origem religiosa está na Assembleia Pentecostal do Canadá. Robert foi missionário em vários lugares do mundo e esteve pregando no Brasil em 1958/59 a convite das igrejas Assembleia de Deus e Evangelho Quadrangular.

Estabeleceu-se no Brasil, estudando a língua portuguesa e inaugurando um programa radiofônico. Logo em seguida alugou o nono andar da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), iniciando a Cruzada de Nova Vida, onde era pregado o pentecostalismo, acompanhado de manifestações de curas, libertação, batismo no Espírito Santo. Nessa primeira fase, o Bispo Robert foi sustentado financeiramente por três igrejas pentecostais americanas.

O seu ministério iniciou-se no Rio de Janeiro, através de um programa de rádio, a Voz de Nova Vida. Em 1961, foi realizado o primeiro culto na sede da Associação Brasileira de Imprensa, no centro da cidade. A partir de então, o crescimento da igreja foi constante.

McAlister enfatizava a cura física e a libertação espiritual, a ponto de fixar no púlpito um cartaz com o seguinte versículo: “Ele perdoa todas as tuas iniquidades e sara as tuas enfermidades” (Sl 103:3). Mais tarde, McAlister foi para a televisão e, em 1968, publicou um folheto intitulado “Mãe-de-Santo: História e testemunho de Georgina Aragão dos Santos Franco – a verdade sobre o candomblé e a umbanda“, em que contava a trajetória de D. Georgina, dos cultos afro-brasileiros até a fé evangélica.

Robert construiu sua primeira igreja em 1964, em Bonsucesso. Logo em seguida, também construiu no bairro de Fonseca em Niterói. Uma grande marca foi a construção do templo da Rua General Polidoro, em Botafogo, antiga sede da denominação, em 1971.

Sob sua liderança, a igreja expandiu-se por vários estados brasileiros, sobretudo o Rio de Janeiro, chegando aproximadamente a 70 igrejas.

Em 1993, Robert McAlister faleceu e o seu filho Walter McAlister foi reconhecido como sucessor pelo Colégio de Bispos, como primaz da denominação. Porém, três anos após, a igreja dividiu-se em três grupos principais.

As igrejas que permaneceram sob a liderança de Walter formaram a Aliança das Igrejas Cristãs Nova Vida; as demais igrejas formaram a União das Igrejas Nova Vida e o Conselho de Ministros das Igrejas de Nova Vida do Brasil. A diferença básica entre as correntes gira em torno de doutrinas calvinistas defendidas pela Igreja Cristã Nova Vida, bem como a ênfase no resgate de tradições litúrgicas pela mesma igreja. Apesar disso, todas se reportam a Robert McAlister como pai espiritual.

Em 1988, Robert redefiniu a administração da denominação, onde as congregações passaram a agir com autonomia. Dessa forma, a partir de então, as congregações passariam a registrar-se como Igreja de Nova Vida, todas porém ligadas fraternalmente à igreja-sede (Botafogo), ou seja, Igreja Pentecostal de Nova Vida, que foi o registro original em Cartório.

Da Igreja de Nova Vida saíram os principais líderes do neo pentecostalismo brasileiro, como Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, R. R. Soares, fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus, e Miguel Ângelo, fundador e líder do Ministério Cristo Vive; sendo que os mesmos praticam um pentecostalismo bastante diferente do fundador, Bispo Robert McAlister.

Em maio de 2008, o Colégio de Bispos da Aliança das Igrejas Cristãs Nova Vida reuniu-se com o Presbitério Nacional para analisar a aplicação do termo “pentecostal” e, por não mais descrever a realidade da denominação, uma vez que tal termo está implicitamente ligado ao movimento neo pentecostal, foi então abolido o termo pentecostal e acrescido ao nome da igreja o adjetivo “cristã”, passando a denominar-se Igreja Cristã Nova Vida.

Historicamente consciente

Somos herdeiros de mais de 2.000 anos de testemunho das gerações de cristãos que nos antecederam na fé. Embora não possamos nem devamos imitá-los em todos os aspectos, cremos que há muita riqueza a ser apreciada e resgatada na história da Igreja. Por isso, em nosso culto a Deus observamos várias das práticas cristãs históricas que consideramos valiosas para fortalecer a fé da Igreja: a confissão do Credo dos Apóstolos (o resumo da fé cristã), a oração do Senhor (“Pai Nosso”), a celebração semanal da Santa Ceia e a simbologia da Cruz (o símbolo chave do Cristianismo).

Protestante e Reformada

Dentre todas as vertentes históricas do Cristianismo, nos identificamos principalmente com as doutrinas da Reforma Protestante, dentre as quais: a autoridade final das Escrituras Sagradas (Sola Scriptura); a mediação suficiente e exclusiva de Jesus Cristo entre Deus e a humanidade (solus Christus); a necessidade e exclusividade da graça para salvar pecadores (sola gratia); a resposta necessária e suficiente do arrependimento e da fé em Cristo para a salvação (sola fide); a atribuição de glória exclusiva a Deus por toda a obra da Criação, Redenção e Consumação da História (Soli Deo Gloria); e o sacerdócio compartilhado de todos os cristãos na vida e no ministério da Igreja.

Pentecostal de experiência

Finalmente, somos filhos do movimento missionário Pentecostal do século 20 e fruto da obra missionária do Bp. Roberto McAlister, fundador da Igreja Cristã Nova Vida no Brasil em 1960. Cremos no papel indispensável do Espírito Santo no cumprimento da missão da Igreja, desde a proclamação do Evangelho até a operação e o desenvolvimento da salvação na vida do crente, incluindo a geração do fruto do Espírito e a concessão dos dons espirituais para a edificação de toda a Igreja.

Nossa missão

Ir ao mundo e fazer discípulos, proclamando o Evangelho de Jesus Cristo, no poder do Espírito, e reunindo esses discípulos em igrejas, para que eles adorem o Senhor e obedeçam aos seus mandamentos, agora e na eternidade, para a glória de Deus, o Pai. [extraído de Kevin DeYoung & Greg Gilbert, Qual a Missão da Igreja?, p.82]

Nossos valores

 

Adoração

A motivação principal da Igreja é render glória e honra ao Senhor, desde o culto fervoroso e reverente a Deus até o serviço no mundo, tanto coletivamente como individualmente, seja no ajuntamento dos salvos ou na devoção familiar e particular.

Proclamação

A tarefa principal da Igreja é proclamar toda a Palavra de Deus a todos os homens para o homem todo, dando testemunho do Evangelho de Jesus Cristo por meio da proclamação fiel e do ensino sistemático das Escrituras Sagradas.

Comunhão

O resultado necessário da proclamação e da rendição ao Evangelho é a vida em comunhão com a Igreja do Senhor Jesus, marcada pelo amor mútuo e pela disciplina característica dos discípulos de Cristo.

Testemunho

O testemunho da Igreja é composto do compartilhamento do Evangelho como também de uma vida condizente com este Evangelho daqueles que professam o Senhorio de Jesus Cristo.

Serviço

O testemunho da Igreja envolve também o serviço prestado por cada crente à Igreja e como Igreja, mediante a mordomia tanto das nossas palavras e do nosso tempo como dos nossos recursos e talentos.

http://www.icnvcatedral.com.br

http://www.ibrmec.com.br

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. 

Esse post foi publicado em Bíblia, Em destaque, História Eclesiástica, Igreja Cristã. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Igreja Cristã Nova Vida

  1. Dando sequência ao estudo um pouco mais detalhado de algumas denominações, estou postando agora algo sobre a Igreja Cristã de Nova Vida.
    Esta denominação segue os cinco solas da reforma protestante.

    Sola Scriptura, Sola Christus, Sola Gratia, Sola Fide, Soli Deo Gloria
    por Declaração de Cambridge

    Os cinco solas da Reforma Protestante.

    A Igreja Cristã Nova Vida é o local onde adquiri as bases de minha fé, local onde me batizei, fui batizado com o Espírito Santo simultaneamente e fui discipulado.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s