Amando e Resgatando a Pessoa Desgarrada

Texto Áureo

Lc 15:7

“Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mas do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” 

Verdade Prática

       Jesus é o Bom Pastor que deu a vida para resgatar suas ovelhas, as quais estavam desgarradas e distantes de Deus.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Lc 15:3-10

“Então Jesus lhes contou esta parábola:
“Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?
E quando a encontra, coloca-a alegremente sobre os ombros
e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’.
Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se”.
“Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la?
E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida’.
Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR

Uma das imagens mais vividas da parábola da ovelha perdida é o que retrata o pastor, após encontrar a ovelha, retornando ao rebanho com ela sobre seus ombros. Se você tiver condições, encontre uma imagem que retrata essa cena (na internet há várias disponíveis) e apresente-a na classe. Comente que o peso do animal, depois de uma grande distância percorrida durante um longo tempo, sua “rebeldia” em distanciar-se do redil, não são nada diante da alegria do pastor em poder reencontrá-la. Da mesma forma, e certamente com mais intensidade, age Deus em relação àqueles que se afastam da sua presença. Com essas imagens em mente, convide a classe a interceder por pessoas que estão afastadas e a desafie a ir em busca e tais irmãos e irmãs, pois com a volta deles haverá festa no céu.

COMENTÁRIO

INTRODUÇÃO

O que levou Jesus a apresentar a parábola da ovelha perdida (Lc 15:3_7), a parábola da dracma perdida (Lc 15:8_10) e a parábola do filho pródigo (Lc 15:11_32), antes de dirigir-se novamente aos discípulos no próximo capítulo (16:1_13), foi a insensata murmuração dos fariseus e dos escribas, exposta nos dois primeiros versículos de Lucas 15, mostrando o quanto eles eram ignorantes do verdadeiro propósito da missão e ministério de Cristo (Lc 5:32. Portanto, essas parábolas tratam do mesmo assunto: buscar quem se perdeu e a espera de Deus em receber o pecador de volta!

I – INTERPRETANDO AS PARÁBOLAS 

1 – A parábola da ovelha perdida

  A parábola da ovelha perdida, que já tinha sido contada em outra ocasião (Mt 18:12), ilustra a busca pelo perdido. Uma ovelha perdida é um símbolo do descuido e desatenção do pecador que ainda sem rumo, longe de Deus, obedecendo o seu pecado e prosseguindo nele sem conhecer o fim. Nenhuma criatura se distrai mais facilmente que uma ovelha, nenhuma é mais incapaz de encontrar normalmente o seu caminho para casa. Nenhuma é mais indefesa à destruição por outros animais, e até mesmo pelas aves do céu. A ovelha que não está com as noventa e nove está perdida (v.4). O pastor sai angustiado, humilhado e pronto para dar a sua vida para salvá-la. Ele não se constrange pelo valor da ovelha, mas por seu amor. 

       “Achando-a, a põe sobre os ombros, cheio de júbilo”. Ao encontrar a ovelha perdida, o pastor demonstra compaixão, sem nenhuma atitude de repreensão ou censura, não a arrasta, nem obriga e nem ordena, mas a leva nos seus ombros. A Bíblia sagrada possui diversas referências que nos mostram o Senhor Deus como o bom Pastor que cuida muito bem de suas ovelhas, suprindo todas as suas necessidades. O salmista Davi, no Salmo 23, demonstra com muita propriedade essa visão de Deus como o Pastor zeloso para com elas.

       No Novo Testamento Jesus é mostrado como o Bom Pastor que deu a vida por resgate de suas ovelhas, as quais estavam desgarradas e distantes de Deus, impossibilitadas de voltarem para o aprisco em razão das feridas causadas pelo pecado: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo 10:11).

       Jesus morreu na cruz pelo resgate de suas ovelhas, tudo fazendo para que nenhuma delas se perdesse, estando disposto a deixar as noventa e nove ovelhas descansando no aprisco com segurança, para ir atrás daquela que se afastou do rebanho. Na Bíblia sagrada vemos claramente o amor de Deus pelas ovelhas perdidas, desgarradas de seu aprisco.

2 – A Parábola da Dracma Perdida

Na descrição da parábola da dracma perdida é importante destacar que o texto que a compõe é bem pequeno, porém a grandeza de sua lição é imensa. O texto descreve uma mulher em busca de uma dracma perdida dentro de sua casa. Com uma lamparina, ela começou uma busca cuidadosa em todos os cômodos de sua casa, e, assim que a encontrou, celebrou com outras pessoas o êxito de seu trabalho. Jesus ensinou nesta parábola que do mesmo modo que existe alegria quando alguém encontra algo de valor perdido, há alegria nos céus quando um pecador se arrepende de sua condição espiritual.

       Keener destaca que a lâmpada utilizada pela mulher na procura da dracma que havia se perdido trata-se de “uma pequena candeia a óleo de levar na mão, que emite pouca luz, mas é mais útil que a pequena (se houver) janela que pode estar em sua parede”. Ele destaca também que “o áspero chão de pedra das casas pobres  tem muitas fendas entre as pedras, nas quais as moedas e fragmentos de cerâmica caem, e, (…) passando uma vassoura ela podia esperar ouvir a moeda raspando contra o assoalho”.

       Lockyer destaca que “a mulher sentiu a perda de sua moeda como se não tivesse mais nenhuma, e, não adiantava querer confortá-la e dizer-lhe que ainda tinha as outras nove moedas a salvo, pois como era pobre, dependia muito de achar a moeda perdida e, portanto, a procurou diligentemente“. A lição da parábola da dracma perdida é clara ao demonstrar o amor que devemos ter em relação aos perdidos. Em Lc 19:10 a Bíblia diz: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.

PONTO CENTRAL

O amor divino é a grande mensagem das parábolas da ovelha e da dracma.

SUBSÍDIO EXEGÉTICO

       “Esta segunda parábola é paralela com a precedente. Aqui, é uma moeda de prata.  (drachme, cerca do salário de um dia para um trabalhador comum) que foi perdida, em vez de uma ovelha. Esta parábola focaliza uma mulher que mora numa casa do interior. Normalmente tais casas não têm janela; assim, tão logo perde a moeda, ele começa a procurá-la. Ela acende uma luminária e varre a casa, procurando cuidadosamente até encontrá-la. Ela fica grandemente aliviada, e, como o pastor (v.6), ela convida as amigas e vizinhas para um jantar de comemoração. A aplicação de Jesus desta parábola é semelhante à prévia [da ovelha perdida], embora desta vez ‘há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende’ em vez de ‘alegria no céu’ (v.7). Ambas as parábolas se referem à alegria de Deus quando um pecador volta a Ele”. 

II – PRECISAMOS BUSCAR QUEM SE DESGARROU

       Em 1ªTm 2:4, 2ªPe 3:9 e Jo 3:16, a Bíblia destaca que a vontade de Deus é que todos os homens sejam salvos: “(…) que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade “; “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia;mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se”; “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

1 – A vontade de Deus é que todos os homens sejam salvos

Na condição de perdidas, todas as pessoas precisam de salvação (Rm 3:23) e o Senhor está disposto a salvá-las (Jo 3:16; 1ªTm 2:4; 2ªPe 3:9). Contudo, apenas serão salvas as que aceitarem ao Senhor e reconhecerem suas condições (Jo 3:16_20; Rm 1:16; 10:9_10; Ef 2:8,9; 1ªJo 1:9). O interesse de Deus em salvar está claro desde o Antigo Testamento quando o Senhor, através do profeta Ezequiel, disse que Ele mesmo procuraria as suas ovelhas (Ez 34:12).

        O quadro abaixo apresenta algumas passagens bíblicas que demostram que todos os que aceitarem as suas condições serão salvos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

       A Bíblia diz em Tiago 5:19_20: “Irmãos, se algum de entre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados”. Henry destaca que a conversão é fazer o pecador voltar do erro de seu caminho, e não somente de uma a outra parte ou de uma noção a outra, nem de um modo de pensar a outro”. Ele destaca também que “devemos ter em mente em todos os aspectos de nossas vidas, sem fazer alusão à dor que possa haver no serviço a Deus, e o tempo provará que nosso trabalho não é vão no Senhor”.

2 – Jesus é um Pastor que está sempre em ação

Incansável em sua tarefa, Cristo, como Pastor, conduz suas ovelhas (Jo 10:4),  Ele assim o faz por conhecê-las (Jo 10:3_5). O senhor não pastoreia apenas “praticamente”, mas também guia e conduz suas ovelhas mediante o seu exemplo (Jo 13:15; 1ªPe 2:21; 1ªJo 2:6). O pastoreio de Jesus é feito com amor, pois Ele trata suas ovelhas com ternura e mansidão (Is 40:11; 1ªPe 5:2). Tal Pastor tem o reconhecimento de suas ovelhas (Jo 10:4; 1ªPe 2:25), pois dá a sua vida por elas (Jo 10:11).

       Cristo é apresentado na Bíblia Sagrada como exemplo de quem ofereceu sua vida na busca do perdido. O quadro abaixo apresenta algumas passagens bíblicas que comprovam esta afirmação.

Este slideshow necessita de JavaScript.

       A tarefa da proclamação do evangelho é descrita na Bíblia Sagrada como:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Este slideshow necessita de JavaScript.

3 – Resgatando a ovelha desgarrada

       A ovelha que acaba se desgarrando o faz pelo fato de que ainda não está firme e precisa encontrar meios para estruturar sua fé evitando que se afaste das demais (v.4). Por isso, além da intercessão há quatro passos mínimos para se resgatar uma ovelha desgarrada:

1º)Procure pela pessoa, demonstre interesse e evite julgamentos e questionamentos sobre os motivos de seu afastamento;

2º)Comprometa-se com a responsabilidade assumida. Resgatar é muito mais trabalhoso do que converter. Esteja disposto a apoiar a pessoa, colocando-se ao seu lado em todos os momentos possíveis;

3º)Envolva a pessoa em atividades e pequenas responsabilidades com outras pessoas ou grupos, para que ela sinta o desejo de ser útil e de se envolver com as atividades da igreja.

4º)Nutrir com a boa palavra significa, não julgar, mas estender as mãos em sinal de boas-vindas; significa ajudar a entender e buscar a compreensão das doutrinas e princípios da igreja, para que, aos poucos, compreenda por si próprio o que a doutrina ensina e com esta compreensão encontre razões para adquirir firmeza.

SUBSÍDIO EVANGELÍSTICO   

       Em seu livro   A Prática do Evangelismo Pessoal, o pastor Antonio Gilberto fala acerca do fato de que há pessoas afastadas “por toda a parte. Há os que caíram de vez, por tentação direta e laço do Diabo, e há os que esfriaram aos poucos até perderem todo o primeiro amor. Há ainda os que se desviaram por verem escândalo no meio cristão, por sofrerem injustiça ou ficarem melindrados. Outros não resistiram às zombarias, aflições e perseguições por causa da fé. Há também os problemas domésticos que tanto desvio têm consumado”.

III – Há alegria quando um Pecador se Arrepende

       Em Lucas 15:7 a Bíblia diz: “Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”. Robertson destaca que arrepender-se, é o que esses pecadores estavam fazendo, estas ovelhas perdidas, trazidas ao rebanho, assim, a alegria no céu está em contraste com os fariseus e escribas que reclamam”.

       Em Lucas 15:10 o texto sagrado diz: “Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”. O Comentário Bíblico Beacon destaca que “a alegria da mulher por encontrar a moeda perdida ilustra a atitude e a reação no céu quando um pecador se arrepende”. Simeon faz três observações sobre esta parábola: “(a)Não há ninguém tão indigno a ponto de não ser objeto de preocupação do Senhor; (b)Não há esforços, por maiores que sejam, que Ele não faça em prol da recuperação deles; (c)Não há nada tão gratificante para Ele quanto a recuperação daquele que está perdido”.

       O texto abaixo de autoria de Bob Deffinbaugh nos permitem compreender o significado desta alegria divina e angelical: “A implicação das palavras de nosso Senhor é porque Deus se regozija sobre a salvação de um pecador perdido, os anjos o fazem da mesma forma. Nas palavras de Jesus em Mateus 25, eles “entram na alegria do seu Mestre”. O fato de que os escribas e os Fariseus não estavam se regozijando é, portanto, um problema sério. Eles não estavam em harmonia com o céu e, mais do que tudo, com Deus. Por quê? Porque eles não acreditavam que eram pecadores, e eles não queriam a graça de Deus. Eles não queriam pensar deles mesmos como cidadãos que entraram no reino de Deus da mesma forma que estes cobradores de impostos e pecadores. De fato, eles não eram salvos de maneira alguma. Como o escravo ímpio de Mateus 25, eles eram descrentes, que pensavam muito mal do Mestre e que não tinham parte no Seu reino nem na Sua alegria”.

1 – Deus não analisa os motivos pelos quais alguém se perde, mas o reencontro exige arrependimento

Jesus não se preocupa em dizer o porquê de a ovelha ter se perdido. Ele não está preocupado se ela é uma ovelha “rebelde” que gostava de fugir. A primeira preocupação do pastor é encontrar a ovelha. Jesus age da mesma forma com quem se afastou do redil, da Igreja. Por isso, contou essa história, para mostrar que Ele está à procura da ovelha perdida (Lc 15:3,4,7). Na verdade, a mais simples resposta para ser encontrado por Jesus, e cuidado por Ele, se chama “arrependimento. Temos de entender que, sem arrependimento, será impossível salvar-nos e ficar firmes com Cristo (Lc 15:17, 18).

2 – Deus está disposto a perdoar

Não há pecado que Deus não possa perdoar se nós verdadeiramente estivermos dispostos a pedir perdão (Is 1:18). Conforme pode ser visto na parábola do filho pródigo, não há pecador arrependido que Deus não acolha em seus braços, console o coração e lhe dê a paz (Lc 15:20-24). Na primeira das parábolas estudadas, lemos que Jesus diz que o pastor colocou a ovelha em seus ombros e a carregou (v.5). Provavelmente isso seja necessário porque a ovelha caminhou demais, está cansada e talvez tenha se machucado no caminho que percorreu para longe do seu pastor.

3 – A alegria da salvação

Se por um lado o pecador encontra paz na salvação outorgada pelo Senhor, é também um fato de que ele torna-se uma pessoa feliz (Sl 51:12). Ao terminar de contar cada uma das duas parábolas que estudamos, Jesus disse que, da mesma forma, “há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende” (Lc 15:10). Portanto, para que a nossa alegria seja completa precisamos da alegria do Senhor, pois ela é a nossa força (Jo 15:11; Ne 8:10).

SUBSÍDIO DEVOCIONAL

“Foi a insensata murmuração dos fariseus, querendo calçar a graça de Deus aos pés, que levou Jesus a dar estas três incomparáveis parábolas. O Senhor dá o doce dos céus pelo amargo dos homens. Onde abunda o pecado,aí superabunda sua graça. Quem pode calcular o número de pessoas, através dos séculos, contentíssimos com a esperança desfrutada com este capítulo? Note-se, também, como o Senhor revela, em cada parábola, Seu ardente desejo pessoal de salvar o perdido”.

CONCLUSÃO

Deus está esperando a sua volta (Lc 15:20). Ele perdoará s seus pecados, não os lançará em seu rosto. Tirará de você as vestes imundas (Is 64:6), e lhe dará novas roupas que são os dons do Espírito Santo (At 2:39). Quer voltar aos braços do Pai celeste? Aceite Jesus e terá um lugar à mesa do banquete com Ele, no céu! Grande será a alegria ali com sua volta  (Lc 15: 7, 32). Venha sem demora!

As Parábolas de Jesus – As verdades e princípios divinos para uma vida abundante – Livro de Apoio das Lições Bíblicas do 4ºT 2018 Adulto CPAD e Revista – Lições Bíblicas

Deixe um comentário