O Comportamento Humano

       Entender o comportamento humano tem sido um grande desafio. Durante a vida, o ser humano passa por experiências que marcam profundamente sua história de vida, quer na infância, na adolescência e até mesmo na fase adulta.

    Assim, somos o resultado das características inatas e das experiências vividas. É por isso que se torna complexo entender o comportamento das pessoas, pois somos individualmente diferentes e não existe uma forma única da analisarmos as pessoas.

      Além da complexidade do ser humano, temos que considerar também o atual momento de vida que atravessamos. Cada vez mais, o mundo torna-se individualista, e os valores pessoais estão sendo deixados para trás. Analisar o comportamento sem considerar essas mudanças sociais seria um grande erro.

    Uma análise profunda do comportamento exige que consideremos os aspectos influenciadores que podem ser elementos determinantes. Sofremos influências diversas.

     Há vários fatores que podem influenciar o comportamento humano. Apresentamos, a seguir, pelo menos cinco desses fatores, que são: fatores antropológicos e culturais; fatores socioeconômicos; fatores biológicos ou fisiológicos; fatores ambientais e fatores psicológicos.

1- Fatores Antropológicos e culturais

       Os fatores antropológicos e culturais estão relacionados à questão da cultura de um povo ou grupo social. As pessoas comportam-se de acordo com a sua cultura. A cultura é a maneira de viver de um povo. Ela engloba tudo que um povo aprende, produz e adota como hábitos de vida, como sua língua, sua história, suas obras de arte, seus costumes de alimentação e suas tradições religiosas.

      Para entendermos o porquê de determinados comportamentos, temos que conhecer a origem da pessoa e a influência cultural que recebeu. Uma pessoa que tem origem européia, embora tenha nascido no Brasil, pode ter um comportamento completamente diferente de uma pessoa que nasceu no nordeste do Brasil e assim sucessivamente.

2. Fatores Socioeconômicos

       Outra questão que deve ser considerada é a condição socioeconômica que a pessoa vive. As pessoas comportam-se de acordo com sua posição social. Pessoas que moram em locais mais pobres ou ricos têm, em geral, características mais semelhantes entre si. 

3. Fatores Biológicos ou Fisiológicos

        As questões fisiológicas também influenciam no comportamento das pessoas. Uma mulher grávida, por exemplo, sofre uma alteração hormonal que afeta o seu comportamento. Pessoas que sofreram algum tipo de lesão ou AVC passam posteriormente a agir de maneira diferente de como se comportavam antes do problema. A maioria passa a agir de modo mais contemplativo, harmonioso, tolerante, etc.

4. Fatores Ambientais

       Os fatores ambientais tem a ver com o local onde as pessoas moram, trabalham vivem. Estudos comprovam que pessoas que vivem em lugares frios ou com pouca incidência de luz tendem a ter um comportamento sóbrio, depressivo e individualista, enquanto que aquelas que vivem em lugares com muito sol tendem a agira de modo mais alegre, receptivo espontâneo.

5.Fatores Psicológicos

      Os fatores psicológicos são, talvez, os aspectos que mais influenciam o comportamento humano, pois estão relacionados ao estado emocional ou, então, ao modo como as pessoas foram criadas e tratadas desde a infância até o momento atual.

       As pessoas exprimem suas emoções com expressões faciais, gestos e ações. Geralmente, pessoas com certo treino são capazes de reconhecer a emoções experimentadas por outros indivíduos simplesmente observando-os.

       Quando uma pessoa, por exemplo, está muito enraivecida, ou com muito medo, ou alegre, podemos reconhecer essas emoções em sua maneira de comportar-se. Devemos, no entanto, observar os padrões de comportamento que distinguem uma emoção da outra. 

Psicologia Pastoral – A Ciência do Conhecimento Humano como Aliada Ministerial

Jamiel de Oliveira Lopes – CPAD

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s