Conheça as diferenças entre Menopausa e Andropausa

Conheça as diferenças entre Menopausa e Andropausa

Enquanto as mulheres são bem cientes do fato que em algum dia entrarão na menopausa, muitos homens não estão cientes do termo andropausa. Este termo se refere ao tempo quando seus hormônios reprodutivos caem tremendamente.

E geralmente acontece entre as idades de 40 e 60 e é comumente listado sob uma variedade de termos médicos. Quando a menopausa feminina acontece, os ovários deixam de funcionar ou apenas intermitentemente.

Isto significa que a ovulação e menstruação ambos terminam e que a mulher eventualmente começará a perder hormônios estrogênio e testosterona também. Ela será incapaz de ter filhos na conclusão da menopausa. 

Diferença entre os Dois Conceitos

Quando um homem entra na andropausa, ele começará a ver ou uma queda gradual ou significativa em seus níveis de testosterona. No entanto, enquanto uma mulher não mais será capaz de ter filhos, isto é falso para um homem após a andropausa.

Sua produção de esperma continuará e ele será capaz de ser pai em seus anos de ouro. A menopausa é uma reação natural para o corpo da mulher envelhecendo. No entanto, há algumas variáveis que podem causar início precoce pela vida.

Por exemplo, as mulheres que excessivamente bebem álcool, têm determinadas deficiências hormonais, são obesas ou têm uma dieta ruim, sendo todas em risco de a menopausa ocorrer mais cedo do que mais tarde. Para as mulheres que têm seus ovários ou útero removido, isto também acelerará o processo de menopausa.

Uma das semelhanças mais comuns que homens e mulheres experimentarão entre a menopausa e andropausa é que são rapidamente retornados a como eram antes que entraram na puberdade. Os sintomas que vivenciam através deste processo são muitas vezes parecidos também.

Alguns dos sintomas mais comuns que foram relatados com homens e mulheres são mau humor, depressão, confusão cerebral, sensação súbita de calor, suores noturnos, perda de cabelo, baixo desejo sexual, ganho de peso, secura vaginal em mulheres e disfunção erétil em homens, entre muitas outras reclamações.

E homens e mulheres vivenciam uma sensação de falta de sexualidade e finalmente, perda do controle de seus próprios corpos. A crise de meia-idade assim como outras notáveis variações psicológicas e emocionais também serão notadas entre os sexos.

Assim como na puberdade, quando os hormônios estavam em uma montanha-russa, é possível sentir como que retornou à situação inusitada durante a menopausa e andropausa. E ambas as fases médicas da vida têm determinados tratamentos que são disponíveis, eficazes, e que são medicamente reconhecidos a melhorar a qualidade de vida.

Um dos caminhos de tratamento mais comuns para ambas as condições é a terapia de reposição hormonal bioidêntica. Para ambos homens e mulheres, este método ajudará a trazer os níveis hormonais de volta para os níveis adequados.

Gerenciar a fonte do problema oferece grande alívio nos sintomas experimentados. É importante que um paciente seja cuidadosamente monitorado por um médico enquanto está passando pelo tratamento BHRT, terapia de reposição hormonal bioidêntica.

O médico deve ser experiente, treinado e ter empatia com o que o paciente está passando. Certificar-se que o médico não esteja simplesmente tratando os sintomas, mas o desequilíbrio hormonal que ambos os sexos têm na meia-idade.

E se educar, homens e mulheres podem aprender muito se pesquisarem os diferentes fatores que podem ser esperados quando vivenciando estas condições.

SOBRE O AUTOR

Equipe Totalidade

A Total Idade possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos, compartilhados e disponibilizados para todos os interessados em adquirir conhecimento sobre a maturidade. A Total Idade leva ao leitor informações de alto nível, recebidas, compartilhadas e publicadas por colaboradores externos e internos.

 

Deixe um comentário