O que aconteceu com o cristianismo nos últimos 120 anos?

Por Lissânder Dias

A terceira edição da World Christian Encyclopedia [Enciclopédia Cristã Mundial], publicada no fim de 2020, mostra a face mais atual do cristianismo global. A abrangência e a profundidade de seu conteúdo tornam essa enciclopédia um dos livros mais citados no cristianismo mundial e nos estudos missionários. Olhando para os últimos 120 anos, a Enciclopédia relevou que:

– A Europa reduziu em 76% o número de cristãos;
– Já a África teve um crescimento incrível: em 1900, 9% dos cristãos viviam na África; em 2020, são 49%. A República Democrática do Congo tem o crescimento mais significativo, subindo de 1% a 95% no mesmo período;
– O cristianismo é a religião de 2,5 bilhões de pessoas (cerca de 1 terço da família humana);
– Há cerca de 45 mil denominações cristãs diferentes!

Diante dos deslocamentos do cristianismo no mundo, Gina A. Zurlo e Todd M. Johnson, em artigo escrito para o site do Movimento Lausanne, perguntam: os recursos cristãos também estão se deslocando? Os textos teológicos estão mudando? Os relatos globais do cristianismo estão sendo escritos?

Notícia originalmente publicada na edição 389 de Ultimato.

Lissânder Dias Do AmaralLissânder Dias é jornalista e colaborador da revista Ultimato. É editor do blog Fatos e Correlatos (fatosecorrelatos.com.br), onde publica poesias e crônicas. Trabalha como assessor editorial da UniCesumar, em Maringá (PR).

https://www.ultimato.com.br/conteudo/o-que-aconteceu-com-o-cristianismo-nos-ultimos-120-anos

Deixe um comentário