PACTO DE LAUSANNE – COMPROMISSO EVANGÉLICO COM UM ESTILO DE VIDA SIMPLES – DESENVOLVIMENTO INTERNACIONAL

       Ecoamos as palavras do Pacto de Lausanne: “Estamos chocados com a pobreza de milhões, e perturbados com as injustiças que a produzem”. Um quarto da população mundial goza de prosperidade sem paralelo, enquanto outro quarto padece da mais opressiva pobreza. Essa brutal disparidade é uma injustiça; recusamo-nos a nos conformarmos com ela. O apelo por uma Nova Ordem Econômica Internacional expressa a justificada frustração do Terceiro Mundo.

       Chegamos a um entendimento mais claro da ligação entre recursos, renda e consumo: as pessoas com frequência morrem de fome porque não tem rendimento, não têm oportunidade para produzir, e porque não têm acesso ao poder. Portanto, aplaudimos a crescente ênfase das agências cristãs no desenvolvimento, de preferência à ajuda simplesmente. Pois a transferência de pessoal e tecnologia apropriada pode capacitar as pessoas a fazerem bom uso de seus próprios recursos, enquanto ao mesmo tempo respeita sua dignidade. Resolvemos contribuir mais generosamente para os projetos de desenvolvimento humano. Onde vidas humanas estão em jogo, nunca deveria haver carência de fundos.

       Mas a ação governamental é essencial. Aqueles dentre nós que vivem nos países mais ricos sentem-se constrangidos pelo fato de que a maioria de seus governos fracassou no propósito de atingir seus alvos no tocante à assistência oficial ao desenvolvimento, à manutenção de víveres estocados para casos de emergência ou à liberação de sua política comercial.

       Chegamos à conclusão de que em muitos casos as multinacionais reduzem a iniciativa local nos países onde operam, e tendem a opor-se a qualquer mudança fundamental no governo. Estamos convencidos de que elas deveriam submeter-se mais ao controle e serem mais responsáveis pelo que fazem.

BIBLIOGRAFIA

JOHN STOTT – O DISCÍPULO RADICAL

Anúncios
Esse post foi publicado em Bíblia. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para PACTO DE LAUSANNE – COMPROMISSO EVANGÉLICO COM UM ESTILO DE VIDA SIMPLES – DESENVOLVIMENTO INTERNACIONAL

  1. rfbarbosa1963 disse:

    Há alguns anos atrás conheci o ministério portas abertas, provavelmente através de um dos periódicos que costumava comprar. Adquiri do ministério Portas Abertas alguns livros e vários vídeos. Sempre fui sensível principalmente nas regiões africanas em que há muita pobreza e doença. Os vídeos de certa forma eram chocantes. Lembro-me de um vídeo adquirido em que as famílias africanas da região moravam embaixo de árvores e se alimentavam da própria árvore. São de certa forma impactante as imagens que eu vi. Em outro vídeo as crianças eram lavadas pelas mães com urina bovina. Provavelmente devido ao seu caráter ácido e asséptico eram usados.

    Faço eco com os participantes do Pacto de Lausanne que estou postando nestas semanas.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s