Noticias atualizadas da minha saúde relacionadas ao câncer que apareceu no meu pescoço(I)

Vou traçar agora um breve histórico de minha saúde, até para quem não me conhece bem ou muito tempo, possa observar a providência divina me ajudando.

1º) Na madrugada do dia 14/04/2006 sofri hemorragia intra-cerebral não especificado (AVC ou AVE), perfazendo um total de 347 dias de afastamento. Duas angiografias cerebrais atestaram que o AVC foi congênito (Doença de Moia-moia).

2º) De 12/05/2014 à 26/05/2014, fiquei afastado do trabalho por coleletíase, perfazendo 15 dias, ao sofrer uma cirurgia por videolaparoscopia, retirando a vesícula com sete (7) pedras com tamanho aproximado de um caroço de azeitona, cada. A cirurgia em si foi mais preventiva do que corretiva, pois a colelitiase era assintomático, porem, como os exames periódicos frequentes, e as Ultrassonografias Abdominais atestaram o aumento no número de pedras e tamanho, resolvi fazer a cirurgia preventivamente, antes de ter uma crise vesicular.

3º) De 21/08/2014 à 30/11/2014, fiquei afastado por acidente de trabalho ao sofrer uma fratura do colo do fêmur em uma queda ao sair do CEPE-Fundão (Clube dos Empregados da Petrobras na Cidade Universitária) após as atividades físicas na academia e natação na piscina, sendo fixada a fratura com uma haste intra-medular bloqueada, perfazendo um total de 102 dias de afastamento.

4º) De 26/06/2015 à 31/05/2016, estarei afastado do trabalho pelo INSS devido ao aumento do volume de gânglios linfáticos no meu pescoço. Período de espera, investigação e tratamento, perfazendo 341 dias de afastamento.

NOTA: Lembrando que estes dias de afastamento são relacionados ao INSS, pois sou celetista, ou seja, o tempo de afastamento na Petrobras. Com a minha matrícula no magistério o tempo de afastamento é um pouco diferente, mas próximo ao tempo de afastamento do INSS, pois sou estatutário, como professor de ensino médio, ok. Lembrando que trabalho em expediente administrativo de 2ª à 6ª feira, pela Petrobras no CENPES (07:30Hs/16:30Hs) exercendo o magistério normalmente, no turno da noite de 18hs/22hs. É um pouco cansativo, porém não sou muito diferente de outras pessoas.

Alguns dias atrás, surgiu um caroço localizado abaixo do meu ouvido direito. Após consultas e exames diversos, o Dr Fernando Correia Cruz, oncologista clínico da ONCOTECH emitiu um atestado, que reproduzo abaixo:

“O paciente Ricardo Fernandes Barbosa é portador de carcinoma (*) em massa linfonodal cervical direita, de sítio primário desconhecido, CID C10, estádio IV. Fará tratamento diário com radioterapia (**) no Hospital Quinta D’or por dois meses.”

(*) O carcinoma (gr. karkínos, καρκίνος) é um tumor maligno desenvolvido a partir de células epiteliais, glandulares (adenocarcinoma) ou do trofoblasto (coriocarcinoma) que tende a invadir tecidos circulares originando metástases.

Os locais mais comuns de lesões do tipo carcinoma são pele, boca, pulmão, mama, estômago, colo de útero, próstata e pênis.

A radioterapia (**) irá destruir as células tumorais no gânglio linfático, normalizando o seu diâmetro e a quimioterapia a ser aplicada na ONCOTECH durante este período, completará o tratamento.

(**) =A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas, à custa das quais se fará a regeneração da área irradiada.

Minhas conclusões pessoais

Entendo que sou um milagre (Em acepção geralmente empregada, milagre ou miraculo (do latim miraculum, do verbo mirare, “maravilhar-se”) é um acontecimento dito extraordinário que, à luz dos sentidos e conhecimentos até então disponíveis, não possuindo explicação científica ainda conhecida, dá-se de forma a sugerir uma violação das leis naturais que regem os fenômenos ordinários), pois apesar de todas as adversidades estar em pé e com a mente bastante cansada, esgotada pelas diversas adversidades, mas perfeita, isto é algo que ultrapassa a minha capacidade intelectual de conhecimento.

Quando retornei do hospital das Clínicas em 2006, a sequela do AVE era nos dois membros (esquerdo e direito) e no leito de enfermidade com o meu corpo todo trêmulo (Vide o meu primeiro Editorial: https://saldaterraeeluzdomundo.wordpress.com/2014/08/26/editorial-2/), chorando, desesperado, e orando e gemendo baixinho, quando um trombo se deslocou de uma das veias de meu cérebro e num piscar de olhos, o meu lado esquerdo ficou normalizado. Na época, indaguei ao meu Deus que os meus membros direitos ainda tremiam e imediatamente, veio na minha mente várias passagens de salmos, com a frase “Esperei com paciência no Senhor”. Então me aquietei. A providência divina para tratar esta enfermidade viria através de meios próprios, como o Espaço Bem Estar no CEPE – Fundão, a fisioterapia, os diversos medicamentos e exames médicos, os profissionais da área da saúde, etc.

Isto é o que está acontecendo atualmente, quando soube que o aumento dos gânglios linfáticos é devido a um câncer.

Eu estou tão em paz e convicto da cura divina que pacientemente a receberei.

OBS. Os laudos médicos dos exames de ultrassonografia do pescoço, a RMN, o Pet Scan, o Atestado original do Dr Fernando Correia, a conclusão da Dra Letícia e algumas informações sobre a enfermidade estão presentes no link:

https://saldaterraeeluzdomundo.wordpress.com/testemunho-de-conversao/

Disponível a quem quiser maiores informações e/ou detalhes. Igualmente, pretendo postar e disponibilizar mais a frente meu 2º editorial.

Minhas indagações e dúvidas?

  • Por que tudo isto está acontecendo com a minha pessoa?

R= Não sei. Tenho andado em integridade em todas as áreas de minha vida. Então voltei ao livro de Jó e encontrei algo da minha Bíblia, que repasso abaixo:

“Todos os amigos de Jó expressaram uma teoria a respeito dos problemas dele, mas Jó simplesmente lhes pediu para examinarem a vida dele e detectarem algum ponto que lhe tenha faltado integridade. Jó sentiu-se tão seguro quanto à isenção de culpa do seu coração, que pediu o escrutínio de seus colegas. C.S. Lewis comparou a Alma devidamente ordenada ao corpo humano: a cabeça (razão) deve governar o abdômen (os apetites sexuais) através do peito (caráter e espírito). O peito é a conexão indispensável entre a razão e os apetites. Sem um “peito” forte, os seres humanos sucumbiriam às escuras, ao relativismo e ao compromisso. Lewis denominou as pessoas sem caráter ou integridade de “homens sem peito”.• Comprometimento: Jó permanece firme a todo custo (Jó 13:15) A Sentença acima confunde cristãos nominais, mas é exatamente esse tipo de afirmação que Deus usa para construir o seu Reino nos lugares mais sombrios da terra. “Eis que me matará” afirma Jó, “já não tenho esperança” (Jó 13:15). Afirmações como essa abalam até mesmo as portas do inferno. O que pode parar o líder que faz esse tipo de comprometimento? Não a dor. Não a morte. Não a privação. Por que o terrorismo, por exemplo, se tornou tão grande problema internacional. Porque terroristas já abriram mão da sua vida em favor de uma causa. Eles conduzem um carro cheio de explosivos para áreas inimigas porque já não estimam a sua vida. É a esse ponto que Jó, finalmente chegou, pronto para abrir mão de sua vida para Deus. Somente nessa posição encontramos plena libertação, livres de qualquer tentação, ameaça, sedução, pecado ou instigação. Quando podemos dizer como o apóstolo Paulo que já morremos (Gálatas 2:20), então teremos chegado ao lugar onde Deus, de fato, nos pode usar.”

  • Como está a minha saúde atualmente?

R=Clinicamente, com uma série de exames realizados nos últimos anos, estou bem. A partir dos próximos dias em setembro de 2015 estarei iniciando o tratamento com a radioterapia diariamente durante dois meses, perfazendo um total de 35 seções acompanhado da quimioterapia. Na medida em que o meu corpo se adaptou aos tratamentos, pois há os efeitos colaterais, dentre os quais apresentei náuseas, enjoos, vômitos perda de cabelos na nuca, boca seca e alterações no hemograma retornei as atividades físicas e aquáticas inicialmente no SESI, até o meu retorno ao CENPES. Estes efeitos colaterais são reversíveis e temporários. Ao termino do tratamento estes efeitos colaterais acabam, inclusive o cabelo volta a crescer.  O atestado médico de um dos oncologistas já foi entregue no SESI. De qualquer maneira, diariamente pratico atividades físicas na residência com alguns exercícios que aprendi durante o período de tratamento da fratura do fêmur com a Larissa, uma fisioterapeuta e outros exercícios com alteres. Resolvi anexar a este texto os documentos que indicam os possíveis efeitos colaterais para estes tratamentos,ok.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Como eu tenho reagido a essas adversidades?

R: A priori, tenho procurado me tratar e ter uma boa alimentação, além de resolver assuntos gerais associados as minhas áreas de atuação na sociedade. Consultas e exames (vários), perícias (INPS, magistério). Mas, como está escrito abaixo:

    • Salmos 91:1

    • “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.”

      Concluindo, tenho procurado descansar.

Ricardo Fernandes Barbosa

Esse post foi publicado em Bíblia, Diversos, Em destaque, Mensagens Pessoais, Videos e áudios em geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário