O comportamento ético do professor

       O comportamento do professor relaciona-se à sua dimensão ética, no mínimo, em três momentos característicos:

a)Em primeiro lugar, ao desempenhar uma atividade profissional, ao se relacionar profissionalmente com alunos, colegas e administradores da escola e do próprio sistema educacional.

b)Em segundo lugar, ao ensinar a educação moral, de modo direto ou não como uma das metas requeridas do sistema educacional. A educação moral do aluno é um conteúdo e um comportamento que deve ser ensinado e aprendido na escola;

c)Em terceiro lugar, o professor, pela natureza de sua atividade, encontra-se mergulhado numa situação ética, pois toda a situação do ensino e de aprendizagem envolve sempre decisões, escolhas, influências, controles de comportamento…

Educador:

Preocupa-se com o lado emotivo e afetivo do aluno. 

Professor:

Preocupa-se com o lado cognitivo (ensino).

Ética e Profissão

             A profissão de um homem marca profundamente sua existência, especialmente quando ele se integra no trabalho com toda a sua inteligência e afetividade. O homem não pode agir como um autômato, sem intenções e sem interesses.

         A profissão aqui, entendida como a de professar, de exercer publicamente uma função ou modo de ser habitual, torna efetiva e visível a nossa condição social.

O COMPORTAMENTO ÉTICO DO PROFESSOR

Avaliação –>Profunda (participação).

Medida –>Superficial (nota).

Sabedoria–>Discernimento além do conhecimento.

Conhecimento –>Aplicado corretamente, é a própria sabedoria.

Sabedoria =/= Cultura =/= Conhecimento cultural.

O conhecimento intuitivo (instintivo) vem antes do conhecimento empírico (prático).

Discernimento —>Traz uma sensibilidade maior   =/= emoção.

Dogma

-Retirado da Bíblia —>Serve para o bem ou para o mal.

-Exagerado —>Mata.

-Moderado —>Disciplina.

-Na Palavra de Deus.

Respeito =/= Medo.

Consciência Cauterizada —>Escraviza o homem.

 Ética e Sociologia —>Encontramos atenuantes e agravantes.

       Ninguém pode se livrar do ético, isto é, da constante necessidade de escolher, de decidir, do dever ser, do agir ou do saber prudencial.

       O homem na sua primitividade considera que Deus é uma presença superior. Devemos considerar a onisciência divina.

 Teste Vocacional =/= Teste Psicotécnico

Salvação —>Adquirido por um ato de fé.

Vida espiritual —>Processo que é duradouro e imutável.

Santificação —>Diária  

Santo=Separado para Deus.

       O céu não é apenas para os santificados mas para todos os que aceitam a Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas (vide o ladrão na Cruz “ainda hoje estará comigo no Paraíso”).

       O conflito ético não se manifesta na ciência, mas na vida, na ação diária. Dito em outras palavras, o ético, o normativo se impõe por si mesmo e não por argumentos racionais. Neste sentido, o ético nunca é conhecimento, discurso reflexivo, mas força, virtude.

Livro: Problemas de Filosofia da Educação -Editora Vozes – R.J.

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Uma resposta para O comportamento ético do professor

  1. maria arli disse:

    O professor realmente precisa ser muito responsavel em seus atos pedagogicos, assim com deve ser pesquisador e observador.

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