O comportamento do professor relaciona-se à sua dimensão ética, no mínimo, em três momentos característicos:
a)Em primeiro lugar, ao desempenhar uma atividade profissional, ao se relacionar profissionalmente com alunos, colegas e administradores da escola e do próprio sistema educacional.
b)Em segundo lugar, ao ensinar a educação moral, de modo direto ou não como uma das metas requeridas do sistema educacional. A educação moral do aluno é um conteúdo e um comportamento que deve ser ensinado e aprendido na escola;
c)Em terceiro lugar, o professor, pela natureza de sua atividade, encontra-se mergulhado numa situação ética, pois toda a situação do ensino e de aprendizagem envolve sempre decisões, escolhas, influências, controles de comportamento…
Educador:
Preocupa-se com o lado emotivo e afetivo do aluno.
Professor:
Preocupa-se com o lado cognitivo (ensino).
Ética e Profissão
A profissão de um homem marca profundamente sua existência, especialmente quando ele se integra no trabalho com toda a sua inteligência e afetividade. O homem não pode agir como um autômato, sem intenções e sem interesses.
A profissão aqui, entendida como a de professar, de exercer publicamente uma função ou modo de ser habitual, torna efetiva e visível a nossa condição social.
O COMPORTAMENTO ÉTICO DO PROFESSOR
Avaliação –>Profunda (participação).
Medida –>Superficial (nota).
Sabedoria–>Discernimento além do conhecimento.
Conhecimento –>Aplicado corretamente, é a própria sabedoria.
Sabedoria =/= Cultura =/= Conhecimento cultural.
O conhecimento intuitivo (instintivo) vem antes do conhecimento empírico (prático).
Discernimento —>Traz uma sensibilidade maior =/= emoção.
Dogma
-Retirado da Bíblia —>Serve para o bem ou para o mal.
-Exagerado —>Mata.
-Moderado —>Disciplina.
-Na Palavra de Deus.
Respeito =/= Medo.
Consciência Cauterizada —>Escraviza o homem.
Ética e Sociologia —>Encontramos atenuantes e agravantes.
Ninguém pode se livrar do ético, isto é, da constante necessidade de escolher, de decidir, do dever ser, do agir ou do saber prudencial.
O homem na sua primitividade considera que Deus é uma presença superior. Devemos considerar a onisciência divina.
Teste Vocacional =/= Teste Psicotécnico
Salvação —>Adquirido por um ato de fé.
Vida espiritual —>Processo que é duradouro e imutável.
Santificação —>Diária
Santo=Separado para Deus.
O céu não é apenas para os santificados mas para todos os que aceitam a Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas (vide o ladrão na Cruz “ainda hoje estará comigo no Paraíso”).
O conflito ético não se manifesta na ciência, mas na vida, na ação diária. Dito em outras palavras, o ético, o normativo se impõe por si mesmo e não por argumentos racionais. Neste sentido, o ético nunca é conhecimento, discurso reflexivo, mas força, virtude.
Livro: Problemas de Filosofia da Educação -Editora Vozes – R.J.
O professor realmente precisa ser muito responsavel em seus atos pedagogicos, assim com deve ser pesquisador e observador.
CurtirCurtido por 1 pessoa