BIOGRAFIA – João Huss

Jan Hus (Husinec, 1369Constança, 6 de Julho de 1415) foi um pensador e reformador religioso. Ele iniciou um movimento religioso baseado nas idéias de John Wycliffe. Os seus seguidores ficaram conhecidos como os Hussitas. Huss se propôs a reformar a Igreja Romana na Boêmia de modo semelhante às colocações de Wycliffe. A Igreja Católica não perdoou tais rebeliões e ele foi excomungado em 1410. Condenado pelo Concílio de Constança, como se recusasse a se retratar, foi queimado vivo, mas seu livro, De Ecclesia, o sobreviveu.

Um precursor do movimento protestante, a sua extensa obra escrita concedeu-lhe um importante papel na história literária checa. Também é responsável pela introdução do uso de acentos na língua checa por modo a fazer corresponder cada som a um símbolo único. Hoje em dia a sua estátua pode ser encontrada na praça central de Praga, a Staroměstské náměstí (Praça da Cidade Velha).

Sua infância e estudos

Jan Hus,(ou mais conhecido por João Huss) o famoso reformador da Boémia, nasceu em Husinec (75 km s. s. w. de Praga) possivelmente a 6 de Julho de 1369, como se acredita, tendo sido queimado vivo em Constança a 6 de Julho de 1415. O nome Hus é a abreviação do seu lugar de nascimento, feita pelo próprio, em cerca de 1399; anteriormente era conhecido como Jan Husinecký, ou, em Latim, Johannes de Hussinetz. Seus pais eram checos de poucas posses.

Teve de ganhar a vida cantando e prestando serviços na Igreja. Sentiu-se atraído pela profissão clerical não tanto por um impulso interior mas pela atração de uma vida tranquila como clérigo. Estudou em Praga, onde teria estado por volta dos anos 80. Foi grandemente influenciado por Stanislav ze Znojma, que mais tarde se tornaria seu amigo íntimo e finalmente um grande inimigo. Como estudante, Hus não mostrou grande distinção. Nos seus escritos usava frequentemente citações de John Wyclif. Era uma personalidade de temperamento quente. Em 1393 ele fez o Bacharelado em Letras, em 1394 o Bacharelado em Teologia, e em 1396 O Mestrado. Em 1400 foi ordenado padre, em 1401 tornou-se reitor da faculdade de Filosofia, e no ano seguinte foi reitor da Universidade Carlos. Em 1402 foi nomeado também pregador na Igreja de Belém em Praga, onde pregava em língua checa.

Influência de Wyclif na Boémia

No seguimento do casamento da irmã do rei Venceslau, Anne, com Ricardo II de Inglaterra em 1382, os escritos filosóficos de Wyclif tornaram-se conhecidos na Boémia. Como estudante, Huss tinha sido atraído por eles, particularmente pelo seu realismo filosófico. A sua inclinação para as reformas eclesiásticas foi despertada pelos escritos teológicos de Wyclif. O chamado Hussismo das primeiras décadas do século XV não era mais do que Wyclifismo transplantado para solo Boémio. Como tal, continuou até à morte de Hus, tornou-se depois Utraquismo e seguidamente Taboritismo.

Os escritos teológicos de John Wycliffe espalharam-se rapidamente pela Boémia, trazidos em 1402 por Jerônimo de Praga, renomado bacharel que havia estudado na Universidade de Oxford (onde Wyclif lecionara no século XIV) e que, mais tarde, tornou-se amigo e seguidor de Huss. Tais escritos causaram profunda impressão em Hus. A Universidade decretou-se contra as novas doutrinas, e em 1403 proibiu uma disputação sobre 45 Teses tiradas em parte de Wyclif. Sob a tutela do Arcebispo Zbyněk Zajíc (desde 1403), Hus gozou inicialmente de boa reputação. Em 1405 ele estava ativo como pregador sinodal, mas o bispo foi forçado a depor contra ele devido aos ataques dele contra o sacerdócio.

Hus pregava o Sacerdócio Universal dos Crentes, no qual qualquer pessoa pode comunicar-se com Deus sem a mediação sacramental e eclesial.

Hus foi convocado a comparecer diante do célebre Concílio de Constança (1414-1418), que teve como um dos principais objetivos sanar o chamado “Grande Cisma”, a existência simultânea de três papas (Roma, Avinhão e Pisa). Embora tivesse recebido um salvo-conduto do imperador Sigismundo, irmão do rei Venceslau da Bo0êmia, ele sabia que iria correr grande perigo, mas ainda assim decidiu ir a Constança para defender as suas posições. Foi aprisionado poucas semanas depois que chegou, sendo o salvo-conduto considerado nulo. enquanto seus inimigos tchecos e alemães faziam amargas acusações contra ele, sofreu grandes privações nos vários locais em que esteve detido.

No dia 5 de maio de 1415, o concílio condenou oficialmente John Wyclif como herege, agravando a situação de Hus. Foi-lhe exigido que renegasse trinta ensinos errôneos colhidos em seus escritos. Ele declarou falsas algumas das acusações e quanto a outras disse que só voltaria atrás se convencido pela escritura e pelos antigos pais. No dia 6 de julho, foi condenado à pena capital e poucas horas depois queimado na fogueira, enfrentando essa morte cruel com grande coragem e dignidade. No ano seguinte, seu colega Jerônimo de Praga teria a mesma sorte.

A reação do povo checo foi intensa, surgindo um vigoroso movimento político-religioso em torno das ideias do líder martirizado. Dali resultou em 1458   a Unitas Fratrum (Unidade dos Irmãos Boêmios), antecessora dos famosos Irmãos Morávios. Por uma grande ironia, um século depois, na mesma Alemanha em que foi morto, outro sacerdote e professor universitário haveria de liderar um protesto semelhante, porém com efeitos muito mais amplos e duradouros – Martinho Lutero.

Antes de ser queimado, Hus disse as seguintes palavras ao carrasco: “Vocês hoje estão queimando um ganso (Hus significa “ganso” na língua boêmia), mas dentro de um século, encontrar-se-ão com um cisne. E este cisne vocês não poderão queimar.” Costuma-se identificar Martinho Lutero com esta profecia (que 102 anos depois pregou suas 95 teses em Wittenberg), e costumeiramente se costuma identificá-lo com um cisne.

O Cisma Papal

O desenvolvimento da situação na Universidade de Praga dependeu em grande parte da questão do cisma papal. O rei Venceslau, que estava prestes a assumir o comando do governo, mas que não dispunha do apoio de Gregório XII, afastou-se dele e ordenou ao seu prelado que observasse a estrita neutralidade face a ambos os papas, esperando o mesmo da Universidade.

O arcebispo permaneceu fiel a Gregório, e na Universidade foi apenas a nação Boemia, com Hus como seu porta-voz, que se manifestou neutra.

Irado com esta atitude, Venceslau, com a instigação de Hus e de outros líderes checos, emitiu em Kutná Hora um decreto segundo o qual seriam concedidos à nação boemia três votos em todos os assuntos da Universidade, enquanto que às nações estrangeiras, principalmente a alemã, teriam apenas um voto. Como consequência, muitos doutores, mestres e estudantes alemães deixaram a Universidade em 1409, e a Universidade de Leipzig foi fundada. Desta forma, Praga tornou-se uma escola checa, tendo os emigrantes espalhado a fama das doutrinas Boemias para zonas distantes.

Origem:

1)Wikipédia, a enciclopédia livre.

2)O Cristianismo através dos séculos

Earle E. Cairns

3)http://www.ultimato.com.br/revista/600 anos de um Martírio

Setembro/Outubro de 2015

Esse post foi publicado em Biografia, História Eclesiástica, Videos e áudios em geral. Bookmark o link permanente.

24 respostas para BIOGRAFIA – João Huss

  1. Jude Pressey disse:

    I must thank you for the efforts you’ve put in writing this site. I really hope to see the same high-grade blog posts by you in the future as well. In fact, your creative writing abilities has inspired me to get my very own website now 😉

    Curtir

  2. Leana Remmers disse:

    It’s hard to find well-informed people on this topic, but you seem like you know what you’re talking about! Thanks

    Curtir

  3. This is a good tip particularly to those new to the blogosphere. Short but very precise info… Thanks for sharing this one. A must read post!

    Curtir

  4. Great info. Lucky me I recently found your website by accident (stumbleupon). I have saved it for later!

    Curtir

  5. Kelsey Gowins disse:

    That is a good tip especially to those new to the blogosphere. Short but very accurate info… Thank you for sharing this one. A must read post!

    Curtir

  6. Marylou Coric disse:

    This website was… how do I say it? Relevant!! Finally I have found something that helped me. Cheers!

    Curtir

  7. Anitra Kohout disse:

    You are so interesting! I do not suppose I have read through anything like that before. So great to find somebody with a few genuine thoughts on this topic. Really.. thanks for starting this up. This website is one thing that is required on the web, someone with a bit of originality!

    Curtir

  8. Greetings! Very helpful advice within this article! It’s the little changes that will make the biggest changes. Many thanks for sharing!

    Curtir

  9. Jean Marani disse:

    This website was… how do you say it? Relevant!! Finally I have found something which helped me. Appreciate it!

    Curtir

  10. Everything is very open with a really clear explanation of the issues. It was really informative. Your website is very helpful. Many thanks for sharing!

    Curtir

  11. Everything is very open with a very clear description of the challenges. It was really informative. Your site is extremely helpful. Thanks for sharing!

    Curtir

  12. I really like it when people get together and share views. Great site, continue the good work!

    Curtir

  13. After looking over a few of the blog posts on your site, I really appreciate your technique of writing a blog. I book-marked it to my bookmark webpage list and will be checking back in the near future. Please visit my website too and let me know your opinion.

    Curtir

  14. This blog was… how do I say it? Relevant!! Finally I’ve found something which helped me. Kudos!

    Curtir

  15. Taina Arnot disse:

    I enjoy reading through a post that can make people think. Also, thank you for permitting me to comment!

    Curtir

  16. Jackie Holms disse:

    An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a co-worker who was conducting a little homework on this. And he actually bought me lunch simply because I discovered it for him… lol. So allow me to reword this…. Thank YOU for the meal!! But yeah, thanks for spending the time to talk about this topic here on your web page.

    Curtir

  17. Angela Kappel disse:

    Nice post. I learn something new and challenging on blogs I stumbleupon everyday. It’s always interesting to read content from other authors and practice something from other websites.

    Curtir

  18. Marianne Gaar disse:

    Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you writing this post plus the rest of the website is very good.

    Curtir

  19. Howdy, I think your blog might be having web browser compatibility problems. When I look at your website in Safari, it looks fine however, if opening in I.E., it has some overlapping issues. I just wanted to provide you with a quick heads up! Apart from that, wonderful site!

    Curtir

  20. A fascinating discussion is definitely worth comment. There’s no doubt that that you should write more on this topic, it might not be a taboo matter but usually people don’t speak about such subjects. To the next! Cheers!!

    Curtir

  21. Joye Rabsatt disse:

    Hello there! This blog post could not be written any better! Looking at this article reminds me of my previous roommate! He continually kept talking about this. I am going to send this information to him. Fairly certain he’s going to have a great read. Thank you for sharing!

    Curtir

  22. Very good post. I’m going through a few of these issues as well..

    Curtir

  23. rfbarbosa1963 disse:

    Thank you. With respect to the blog I am responsible for the integration of text and organization of links, but my son James and his fiancee who are giving layout in general. Do not know if you have accessed the link definitive blog, but follows the same:
    saldaterraluzdomundo.com.br

    Curtir

Deixe um comentário