Pastor erra?

       A pergunta parece óbvia, mas não para algumas pessoas. Pastor erra sim, se não o termo correto seria Papa, e não pastor. Inteligentemente o atual Papa, na semana passada, surpreendeu a todos os seus seguidos ao declarar que “já pecou”. A surpresa vem por esta frase ser declarada por alguém que é considerado pelos católicos como o sucessor de São Pedro, designado por Jesus a rocha da Igreja. Assim acreditam os católicos, como também acreditam que não é possível o Papa ter pecado. Entretanto, o fato de alguém acreditado como sem pecado, declarar que já pecou, o aproxima de seus seguidores. Parece que o Papa quer ser um pastor, por entender que ele é mais próximo de seus seguidores, e alguns pastores parecem querer ser Papa.

       Quando o Senhor orientou o profeta Samuel na escolha do novo rei, declarou: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” (1ª Samuel 16.7). O próprio Deus declarou que o homem vê a perfeição de um forma diferente. Nesse tempo Davi não era considerado o homem ideal para reinar, para estar a frente do povo, num cargo superior, mas Deus via a possibilidade. Esse mesmo Davi reinou com grande maestria o seu povo, entretanto, pecou (2ª Samuel 2). Apesar de ser pecador, o homem continua até hoje tendo a misericórdia de Deus, sendo usado e assim abençoado pelo Senhor.

       A humildade traz honra e sabedoria ao pastor (Colossenses 2.6-23). Aquele que identifica suas falhas e busca a orientação de Deus para superá-las, encontra a misericórdia de Deus para ser um bom pastor. Aquele que mesmo errando, reconhece seus erros e faz o que é necessário para abençoar suas ovelhas. Afinal de contas, o bom pastor dá sua vida pelas ovelhas. Pastorear começa dirigindo seu próprio coração e suas atitudes. Por isso ter atitudes humildes são sempre válidas, como por exemplo pedir desculpa, ouvir opiniões diferentes, dar espaço para outras ideias, mesmo aquelas que aparentemente são contra as suas.

     Quando as ovelhas veem em seu pastor um homem que não erra, esperam atitudes de perfeição. O que é um grande problema, esperar ações divinas de um homem pecador. O único homem sem pecado que pisou na Terra foi Jesus Cristo, o Salvador, e Ele, sendo Rei, ensinou a humildade, ensinou o servir, ensinou o quanto é importante ter palavras abençoadoras, mas também ouvir. Jesus foi o maior exemplo de pastor, e continuará sendo assim, o melhor exemplo, não tendo nenhum outro igual, nem pastor, nem Papa, nem bispo, nem apóstolo. Entretanto, mesmo sabendo que nunca chegarão à perfeição de Jesus, os pastores sábios continuam buscando a excelência ensinada pelo Pastor Jesus.

       Parabéns a todos os pastores que reconhecem seus erros e buscam a orientação de Deus. Que o Senhor os abençoe! (AP)

O Jornal Batista Digital

 

 

Esse post foi publicado em Bíblia, Diversos, Editoriais, Em destaque, Etica, Mensagens Pessoais, Videos e áudios em geral. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Pastor erra?

  1. rfbarbosa1963 disse:

    Escrevi um comentário associado a função pastoral no texto:

    Uma abordagem da função pastoral

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s