BIOGRAFIA DOS PAIS DA IGREJA ANTIGA

INTRODUÇÃO


A partir do ano 95 d.C., os líderes ou bispos, começaram a ser chamados de “Pais da Igreja”, como uma forma carinhosa, por sua lealdade. O nome “Heróis da Fé” foi usado mais amplamente a partir do terceiro século para descrever os campeões ortodoxos da Igreja e os expoentes de sua fé.

Este período da igreja não apenas se destacou pela realização de grandes Concílios Ecumênicos, mas também, nesta época viveram alguns dos maiores Pais da Igreja. Esta foi a Idade Áurea dos Pais da Igreja. Nesta época viveram uns dos maiores teólogos da Igreja Antiga e através de suas vidas piedosas e dos seus escritos nos deixaram um legado doutrinário de imenso valor para o desenvolvimento do pensamento cristão nos seus aspectos éticos e teológicos. Estes homens se destacaram no meio de grandes homens de fé, por isso eles se tornaram gigantes. Lutaram ferozmente contra as heresias que sutilmente tentavam penetrar na igreja. Tiveram a coragem e ousadia de enfrentar e confrontar poderosos e até mesmo imperadores. E não se deixaram arrastar pelo poder, o prestígio e as promessas do Império. Demonstraram uma vida de imensa piedade e consagração a Deus. E produziram obras que influenciaram grandemente o cristianismo até os dias atuais.

Os Pais da Igreja são classificados em quatro grupos:

Os Pais Apostólicos

Os Apologistas ou Ante-Nicenos

Os Polemistas ou Nicenos

Os Teólogos Científicos ou Pós-Nicenos

Os Pais Apostólicos são caracterizados pela edificação e fortalecimento dos crentes na fé; os Apologistas, pela sua defesa aos ataques contra o Cristianismo; os Polemistas, pela defesa contra heresias dentro da Igreja; e os Teólogos, pela aplicação da Teologia em áreas filosóficas e científicas.

OS PAIS APOSTÓLICOS

Data: Primeiro Século (30 – 100).

Objetivo: Exortar e edificar a Igreja.

Proeminentes no Ocidente: Clemente de Roma.

Proeminentes no Oriente: Inácio, Policarpo, Barnabé, Papias, Hermas e Didaquê.

OS APOLOGISTAS

Data: Segundo Século (120 – 220).

Objetivo: Defender o Cristianismo.

Proeminentes no Ocidente: Tertuliano.

Proeminentes no Oriente: Justino, o Mártir, Teófilo e Aristides.

 OS POLEMISTAS

Data: Terceiro Século (180 – 250).

Objetivo: Lutar contra as falsas doutrinas.

Proeminentes no Ocidente: Irineu, Tertuliano e Cipriano.

Proeminentes no Oriente: Panteno, Clemente, Orígenes e Hipólito.

OS TEÓLOGOS CIENTÍFICOS

Data: Quarto Século (325 – 460).

Objetivo: Aplicar métodos científicos na interpretação bíblica.

Proeminentes no Ocidente: Jerônimo, Ambrósio e Agostinho.

Proeminentes no Oriente: Crisóstomo e Teodoro.

Proeminentes no Alexandria: Atanásio, Basílio de Cesaréia e Cirilo.

Fim deste Período

Estes foram os acontecimentos mais importantes e de maior relevância neste período da Igreja Apostólica Imperial. Desde a ascensão de Constantino até meados do século V, a igreja passou a viver numa nova realidade, como já vimos debaixo da influência do Estado Romano. Esta oficialização da Igreja trouxe grandes benefícios para a Igreja, mas os prejuízos e perigos dele decorrentes foram muito grandes. Muitos destes malefícios surgiram no desenvolvimento da História Antiga.

A biografia que passaremos a estudar, sobre alguns destes Pais da Igreja, é um resumo daquilo que realmente viveram em suas épocas. Que possamos tomar o exemplo de fé, amor pelas almas e ousadia destes homens; e saber que na época em que vivemos hoje, ainda podemos ser “Heróis da Fé”. Possamos através da graça de Deus, pagar o preço que nos é proposto, a fim de manter a Igreja edificada, a defesa do Evangelho e a luta contra todo espírito que queira corromper as doutrinas da infalível Palavra de Deus. Que o Senhor vos abençoe!

http://www.icp.com.br

 Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

http://revhelio.blogspot.com.br/2011/02/os-pais-apostolicos-102004.html

Esse post foi publicado em Bíblia, Biografia, História Eclesiástica. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para BIOGRAFIA DOS PAIS DA IGREJA ANTIGA

  1. rfbarbosa1963 disse:

    Na escola dominical costumo comentar, que não existem super-heróis cristãos. Existem sim, heróis como os citados aqui, ou mesmo nos textos de Hebreus, capítulo 11. E todos eles sem exceção foram crucificados, literalmente ou figuradamente falando.

    Curtir

Deixe um comentário