Religião versos adoração

Jo 4:2

“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”

      Desde que o homem foi expulso do Jardim, a religião tem sido um fardo insuportável, que toda a humanidade tem carregado nas costas. Além de significar um trabalho penoso, ela é uma obrigação que a maior parte das pessoas não consegue ou não quer deixar de cumprir. A própria palavra “religião” significa religar; normalmente, as pessoas religiosas deixaram de lado um conjunto de cadeias para assumir outro. Não importa o quanto lhe custe, o homem irá sempre seguir esse impulso interno para adorar.

      É aí então que o Senhor chega e anuncia a proclamação da emancipação espiritual tão aguardada, assinando-a com sangue. Agora, as pessoas de todo o mundo, que têm carregado o jugo pesado da religião, podem conhecer a liberdade verdadeira da genuína adoração. Nosso Senhor Jesus falou as palavras que permitem que a luz brilhe sobre nós, a fim de que haja luz em nossos espíritos, erguendo-nos e içando-nos do lamaçal da sociedade depravada.

      A despeito de tudo isso, o homem escolhe deliberadamente a escravidão da religião ao invés da liberdade em Cristo.

       Na Índia, eles crêem que a deusa Ganga, que é as águas do rio Ganges, tem poder para curar as pessoas. Certos santos  peregrinam para banhar-se na deusa Ganga, que é um dos rios mais sujos do mundo. Eles caem de corpo inteiro, marcam com o dedo onde a testa encostou, dão um passo à frente e colocam o pé na marca que haviam feito e caem outra vez. Eles literalmente caem por vários quilômetros para a deusa Ganga, o rio Ganges, lavam-se e vão embora depois não mais limpos do que chegaram. Na verdade, eles não estão tão limpos quanto estavam antes. Certamente, estão feridos e amargamente machucados em suas almas.

      Nosso Senhor explica aqui que é natural para o homem adorar. Até hoje, não foi descoberta nenhuma tribo humana, cuja religião não fizesse parte de sua sociedade. Era perfeitamente natural para Adão, andar com Deus pelo jardim na viração do dia. Os anos de Adão foram abençoados pela voz de Deus, curadora e suave como um veludo. Quando Adão pecou, ele se escondeu de Deus atrás das árvores do jardim. Ele tinha a consciência de Deus, mas não tinha mais liberdade para adorá-lo, desde que o pecado entrou e arrebentou as cordas da harpa. Nada tinha restado, a não ser a essência; a música da alma tinha sido silenciada; agora havia cacofonia e discórdia onde, até então, só havia existido harmonia. Foi assim que ele perdeu o objeto apropriado para a sua adoração e começou a procurar algo mais que pudesse adorar,

      A mente humana é expandida, enlevada e satisfeita pela maravilha, e é exatamente essa maravilha que leva o homem à adoração e descortina o mistério. Os homens costumavam ficar à beira do mar, ouvir seu lamento, olhar as gaivotas darem voltas e as nuvens brancas flutuarem no ar e clamar, “o que tudo isso significa, o que tudo isso significa?” Então chamavam aquele algo lá longe de Netuno, dizendo: ”Este é o nosso deus”,  ajoelhando-se e oferecendo-lhe  sacrifícios. O esplendor da natureza evocava-lhes a necessidade de adorar não o Criador, mas a criação. Quando viam o sol nascer pela manhã, fazer sua jornada cruzando o céu  e pôr-se no mar de sangue, diziam: “Que coisa brilhante é essa, que sempre nasce e põe-se no mesmo lugar sem nunca falhar?” E o chamaram de Febo Apolo – um deus grande e bonito, no qual colocaram asas prateadas aos pés, para que pudesse cruzar o céu com rapidez. Eles o adoravam e diziam que isso era maravilhoso. Eles não sabiam o que ele era, mas era maravilhoso e inspirava-lhes a louvar. Os Parsis ajoelhavam-se perante o sol, que chamavam de Mazda, e luz que brilha aqui para baixo é a luz Mazda, nome este que vem do deus dos Zoroastras ou adoradores do fogo.

      Se não soubermos como adorar através de Jesus Cristo, nosso Senhor, o coração humano irá irromper como uma inundação que cobre suas margens e adorará. Se ele não for na direção certa, ele irá na errada, mas adorará.

      A mulher Samaritana (Jo 4) revelou o que está errado com todo o mundo religioso. Ela disse: “Eu vejo que o senhor é um profeta, pela forma que está falando. O Senhor tem mais conhecimento que a pessoa normal, então creio que seja um profeta. Tenho uma pergunta a fazer-lhe”. E aquela pergunta não era nada frívola. Na verdade, era a que causava a separação entre judeus e samaritanos, ainda que eles tivessem o mesmo sangue. A pergunta era a seguinte: “Adoramos aqui na Samaria, em nosso monte santo. Mas, pouco à frente, em Jerusalém, os judeus adoram em sua montanha santa. Nós dizemos que esse é o lugar onde se deve adorar, e vocês dizem que o lugar certo é Jerusalém. Bem o senhor é um profeta, então me diga, qual é o lugar onde devemos adorar?”.  

      Essa mulher cai em sua própria armadilha, e revela a desgraça principal do mundo religioso. Adoramos aqui ou adoramos lá?Eu devo adorar nesta ou naquela igreja? Qual é a igreja correta e qual a denominação certa? Essa é a dificuldade e esse é o problema. O grande problema para aquela mulher, então, era a exteriorização da adoração, assim como é o nosso problema hoje – o maior problema com o qual a igreja se depara.

      Jesus, nosso Senhor, disse algo lindo: “O tempo está passando rapidamente, na verdade. Já chegou, quando não estaremos presos a locais para adorar, porque o Pai busca pessoas que o adorem em espírito, porque Deus é espírito, então vocês devem ser adoradores espirituais” (Jo 4:21_23). Se Deus fosse uma divindade local, que estivesse presa a uma montanha, você teria de se deslocar até aquela montanha para adorá-lo. Se Ele fosse uma divindade restrita a um rio, você teria de ir às margens daquele rio para adorá-lo. Se Deus fosse uma divindade da montanha ou se Deus fosse uma divindade da planície, você teria de ir ao seu encontro, onde ele estivesse. Mas Jesus nos deu essa maravilhosa notícia libertadora, dizendo que Deus é espírito; assim sendo, Deus está em todo lugar, e não precisamos mais adorar em lugares específicos então.

      As pessoas fazem gracejos sobre religião, porque os homens se escravizaram às coisas externas e aos objetos, chegando ao ridículo. Esses peregrinos religiosos viajam aos seus santuários sagrados para adorar. Muitos fazem uma peregrinação à Terra Santa e acreditam que lá estarão mais perto de Deus do que em qualquer outro ponto do planeta. No reino de Deus, como Ele mesmo planejou, não existe um local mais santo que outro. Se não puder adorar aqui, também não poderá adorar lá.

 

Oração

      Louvamos-te, oh Deus, porque nossa religião não está fundamentada sobre o que comemos ou aonde vamos. Tu nos livraste de todas as coisas externas, para que pudéssemos subir acima delas e ali encontrar teu coração e te adorar. Amém.

BIBLIOGRAFIA

O PROPÓSITO DO HOMEM – IDEALIZADO PARA ADORAR

A.W.TOZER

EDITORA MOTIVAR

    

Esse post foi publicado em Adoração e Louvor, Autores Diversos, Diversos, Videos e áudios em geral. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Religião versos adoração

  1. Fantastically good bless you, It is my view your trusty followers may well want more information like this keep up the wonderful effort.

    Curtir

Deixe um comentário