EQUILÍBRIO

      

O antigo Duque de Windsor, que por um curto período de tempo foi o Rei Eduardo 8, morreu em Paris em maio de 1972. Naquela noite, um interessante documentário foi apresentado na televisão britânica. Incluía partes extraídas de filmes que mostravam Eduardo 8 sendo questionado a respeito de sua educação, seu breve reinado e sua abdicação.

       Lembrando-se do seu passado, ele disse: “Meu pai [o rei George 5] foi um rígido disciplinador. Quando eu fazia algo errado, ele às vezes me advertia dizendo: Meu querido menino, você deve sempre se lembrar de quem é”. Se ele apenas se lembrasse de que era um príncipe real destinado ao trono, não se comportaria de forma inadequada.

       A pergunta é: quem somos nós? E não há no Novo testamento um texto que apresente um registro mais variado e equilibrado do que significa ser um discípulo do que 1ªPe 2:1_17:

  • 1ª Pe 2:1_17:

  • “Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,

  • Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;

  • Se é que já provastes que o Senhor é benigno;

  • Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.

  • Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido.

  • E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina,

  • E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo,

  • Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

  • Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.

  • Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma;

  • Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.

  • Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem.

  • Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos;

  • Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus.

  • Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei”.

       Em uma série de metáforas variadas, o apóstolo ilustra quem somos nós. Cada uma delas carrega consigo uma obrigação correspondente. Juntas elas podem ser chamadas cristianismo, de acordo com Pedro. Seguimos Pedro nas seis ilustrações que se completam para descrever o que é um discípulo. Aqui estão elas novamente:

  • -Como crianças recém-nascidas, somos chamados a crescer:
  • -Como pedras vivas, somos chamados a crescer;
  • -Como pedras vivas, somos chamados à comunhão;
  • -Como sacerdotes santos, somos chamados à adoração;
  • -Como povo de propriedade de Deus, somos chamados ao testemunho;
  • -Como estrangeiros e peregrinos, somos chamados à santidade;
  • -Como servos de Deus, somos chamados à cidadania.

       Essa é uma descrição maravilhosamente abrangente e equilibrada. Essas seis responsabilidades parecem se organizar em três pares, cada um apresentando um equilíbrio.

       Em primeiro lugar, somos chamados tanto para o discipulado individual quanto para a comunhão corporativa. Bebês, apesar de nascerem numa família, tem sua identidade própria. Até os gêmeos nascem separados! Porém, a função fundamental das pedras usadas em construção é ser parte de alguma coisa. Elas cederam sua individualidade ao prédio. Sua importância não está nelas mesmas, mas no conjunto. Então precisamos enfatizar tanto as nossas responsabilidades individuais quanto as corporativas.

       Em segundo lugar, somos chamados tanto para adorar quanto para trabalhar. Como sacerdócio, nós adoramos a Deus. Como povo de propriedade de Deus, testemunhamos ao mundo. A igreja é uma comunidade de adoração e testemunho.

       Em terceiro lugar, somos chamados tanto para a peregrinação quanto para a cidadania.

       Em cada par, somos chamados ao equilíbrio e não à ênfase de um em detrimento do outro. Assim, somos tanto discípulos individuais quanto membros da igreja, tanto adoradores quanto testemunhas, tanto peregrinos quanto cidadãos.

       A razão de quase todas as nossas falhas é a facilidade que temos de esquecer nossa identidade como discípulos. Nosso Pai celestial está constantemente nos dizendo o que o Rei George 5 sempre dizia ao Príncipe de Gales: “Meu filho querido, você deve sempre se lembrar de quem você é, pois se você se lembrar de sua identidade, se comportará de acordo com ela”. 

 

   John Stott – O discípulo radical

“Ser maduro é ter um relacionamento maduro com Cristo, no qual o adoramos, confiamos nele, o amamos e lhe obedecemos!”

Frase Retirada do site da Igreja Metodista em Itaberaba

Esse post foi publicado em Autores Diversos, Diversos, Videos e áudios em geral. Bookmark o link permanente.

18 respostas para EQUILÍBRIO

  1. “Chama-se de pedra fundamental
    A primeira pedra
    A pedra que sustenta o peso de outras pedras,
    A base de tudo.
    Chama-se de pedra angular
    Ou pedra superior
    Ou pedra de cobertura
    A pedra cuidadosamente escolhida e ajustada
    Que completava o edifício,
    Que segurava duas pedras pela juntura do alto,
    que amarrava definitivamente o prédio,
    que desempenha o papel de cinta de Concreto
    de hoje.”

    Elben César

    Curtir

  2. rfbarbosa1963 disse:

    Vida Cristã Equilibrada

    Exerço o magistério eclesiástico e secular também, e fiz um comentário em uma das turmas da Escola Dominical na ADJ25A acerca de se adquirir vida cristã equilibrada, sem altos e baixos. Algo muito comum para quem está começando a dar os primeiros passos na fé cristã.

    Fiz uma breve comparação com as crianças nos primeiros dias, quando aprendem a engatinhar, andar, correr, falar.

    É algo novo para as mesmas e o senso de segurança nem sempre acompanha estes primeiros momentos, em função disto a presença constante dos pais acompanhando os filhos é uma atitude de prudência para que não se machuquem, e na medida em que adquirem equilíbrio no seu caminhar, os pais ficam mais a vontade.
    É mais ou menos o que acontece para quem está começando a dar os primeiros passos na fé cristã.
    Neste contexto algo deve ser feito para que esta vida cristã equilibrada seja alcançada no tempo certo. Traço agora alguns tópicos, a saber:

    1º) Alimento. O apóstolo São Pedro escreve sobre isto em:

    1ªPe 2:1_3
    “Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,
    Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;
    Se é que já provastes que o Senhor é benigno;”

    Para quem está começando a caminhada cristã, o alimento ideal, é uma boa escola dominical onde o irmão ou irmã irá aprender os rudimentos da fé cristã tranquilamente, gradativamente, sem os percalços.
    Vejamos o que está descrito em:

    Hb 5:13_14
    “Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
    Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.”

    2º) Acompanhamento. Em função disto, ter alguém por perto para acompanhar no dia a dia a dia a sua caminhada é importante. Uma pessoa robusta na fé, de oração, conselheira. Ajuda e muito a dar firmeza na caminhada cristã.

    Lembro-me dos meus primeiros passos na fé cristã que não se sucederam harmoniosamente. Já era casado e pai de dois filhos. Trabalhador do Sistema Petrobras como profissional de nível médio e professor do estado.
    Igualmente, apesar de nos anos de namoro e noivado com Rosely, minha esposa, ter visitado igrejas esporadicamente, me considerava um cristão católico nominal.
    Jamais concordei com muitos dogmas e praticas do catolicismo, porém pouco conhecia as escrituras sagradas.

    Neste ínterim, o discipulado com frequência permanente na igreja e grupo evangélico da REDUC (GERE) foi solidificando a minha fé e me dando base para a jornada cristã.

    Há algumas pessoas que são referência de fé cristã para a minha pessoa, pelo caráter, agir, falar, tratar as pessoas como um todo.

    Refiro-me especificamente ao Diácono Waldyr. Um ancião, que atualmente possui mais de 70 anos, porém um homem de oração.

    Igualmente, cito o Pr Fernando Siqueira do Amor Divino atualmente na IPNV de Realengo, pelo fato de exercer uma carreira de nível médio semelhante a minha, o qual durante um bom tempo me acompanhou em meu local de trabalho antes de se aposentar. Homem íntegro e muito amado por todos em meu setor de trabalho. Um padrão de referência como pastor e profissional. Sempre que me encontrava em dificuldades o procurava, muitas das vezes, interferindo em suas responsabilidades profissionais. Mas eu louvo a Deus por Ele.

    De igual modo cito o Bp Ubirajara.
    Neste contexto, a distância Duque de Caxias e Mal Hermes era, a meu ver, pequeníssima. Fazer um percurso de ônibus ou carro de 30 minutos na ida ou volta era muito pouco para quem é eternamente grato pelos anos de Igreja de Nova Vida.
    Sinceramente, não sei quanto tempo permanecerei ainda na turma Água Viva, que trata do discipulado para os novos convertidos. Mas é um ambiente que compartilho com os irmãos ou irmãs as minhas próprias experiências e comento com Eles eventualmente, que se eu superei todas as adversidades possíveis e impossíveis, Eles também conseguirão ao permanecerem em Cristo, não importa as dificuldades.
    Jesus afirmou em:
    Jo 15:1_27 A videira e os ramos
    Destaco o versículo 5
    Jo 15:5
    “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”

    A atitude de permanecer em Cristo possui uma condicionante, conhecer o Sr Jesus e os seus mandamentos, que não são penosos.

    Esta mensagem do Sr Jesus é para os discípulos, os quais caminharam com Ele, ouviram seus sermões, acompanharam os milagres, proezas e perseguições.
    Então, ter uma vida cristã equilibrada passa necessariamente por ter intimidade com o Sr Jesus. Ele mesmo afirmou nesta mensagem que nós não somos mais servos, mas amigos.
    A questão é que nós estamos no mundo. Não somos do mundo, mas estamos no mundo.

    Vou fazer agora uma correlação com o povo de Israel, quando saiu do Egito sob a liderança de Moisés. De toda aquela geração que saiu do Egito, apenas Calebe e Josué entraram em Canaã.

    No deserto aconteceu muita coisa.
    O deserto tipifica nos dias atuais, o mundo e suas práticas.
    Não se enganem o mundo de hoje não é muito diferente do mundo no tempo do Sr Jesus e seus apóstolos.
    A despeito de todas as maravilhas, milagres, curas e proezas que o Filho do Homem fez, quem o crucificou não foram as autoridades, mas os próprios homens e mulheres daquele tempo, quando clamaram, conforme descrito abaixo:

    Mateus 27:17,21,22
    Portanto, estando eles reunidos, disse-lhes Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado Cristo?
    E, respondendo o presidente, disse-lhes: Qual desses dois quereis vós que eu solte? E eles disseram: Barrabás.
    Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado.”

    Então, necessariamente nos dias atuais precisamos nos alimentar com a própria Palavra de Deus, conforme descrito em Hebreus 5:13_14, para saber como lidar com as diversas situações do dia a dia, não se desviando para esquerda ou direita.

    Sempre que posso afirmo, que não existem Super-heróis. Isto, só nas revistas em quadrinhos. Existem sim, heróis. Heróis da fé como descritos em Hebreus, capítulo 11. E todos eles, sem exceção foram semelhante ou figuradamente, crucificados.

    Então ter uma vida cristã equilibrada na prática, significa ser uma régua de medir, um padrão de medida sem desvios para esquerda ou direita.
    Ser um bom pai ou mãe, filho/filha, irmão/irmã, esposo/esposa, servo/serva.

    Exercer a cidadania em sua totalidade sendo obediente às autoridades, como descrito em Romanos 13:1_7 e 1ªPe 2:17.

    Nós somos o sal da terra e a luz do mundo (Mt 5:13_16).

    Jesus afirmou que “se o sal se tornar insípido para nada presta, será pisado pelos homens”.

    Sou profissional da área de química e posso afirmar com absoluta precisão que insipidez é impureza.
    Lidamos diariamente com cidadãos cristãos nominais ou praticantes, cidadãos comuns, cujos dogmas e praticas são muita das vezes contrárias aos ensinamentos da Palavra de Deus. Nós somos seres gregários. Não somos eremitas.
    Somos pecadores, somos santos, somos pessoas lavadas e remidas pelo sangue do Senhor Jesus, mas ainda assim, somos pecadores. Podemos não pecar, mas se pecarmos, temos um advogado, que advoga as nossas causas, como está descrito em 1ªJo 2:1.
    A lei do Sr é perfeita e refrigera a nossa alma (Sl 19:7).

    Mas, ainda assim somos pecadores. Então, na medida em que nós compreendemos isto e praticamos a mordomia cristã de uns para com os outros, nós seremos realmente testemunhas oculares do milagre que Deus operou em nós e no nosso próximo, conforme descrito em At 1:8.

    At 1:8

    “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.”

    Isto é o que diferencia o cristianismo das outras religiões. Inicialmente éramos 12 discípulos, sendo que um deles o traiu, outro o negou e quando Jesus foi preso os outros se esconderam, mas hoje somos milhares.

    Afirmo isto com simplicidade, mas com alegria.

    Amo meus colegas de trabalho e sempre que posso oro por eles.
    Igualmente quero o melhor para os meus amigos e colegas professores. Sou sensível à causa do magistério em todos os níveis. O que está ao meu alcance para exercer o magistério com integridade, oferecendo aos meus alunos um ensino de qualidade, não como que por obrigação, mas entendo que o magistério exerce uma função terapêutica para as pessoas como um todo.
    Igualmente, amo minha esposa e filhos, pais e parentes de igual maneira. Quero o melhor para Eles e oro continuamente.

    Atualmente não tenho vigor físico e tenho evitado ao máximo sobrecarregar a minha mente. Reduzi ao máximo as minhas atividades, até porque sou uma pessoa com deficiência física (possuo m-paresia dos membros inferiores direitos devido ao comprometimento crônico parcial do nervo fibular inferior direito detectado em exame de eletroneuromiografia dos membros inferiores) e uma pequena incontinência urinária (apresento bexiga neurogênica(*)), que me trouxe alguns inconvenientes no dia a dia, porém não são impeditivos para o exercício das minhas atividades profissionais e do magistério. Porém são limitadoras para exercê-la, caso estivesse totalmente são.

    Igualmente, preciso me tratar.

    (*)=A bexiga neurogênica consiste na perda do funcionamento normal da bexiga provocada por lesões de uma parte do sistema nervoso.

    Causas

    Uma bexiga de baixa atividade (hipotônica), geralmente é o resultado da interrupção dos nervos locais que a estimulam, sendo incapaz de se contrair (não contrátil) e de esvaziar bem, ou pode ser hiperativa (espástica), esvaziando-se então por reflexos incontrolados. Doenças neurológicas como AVE, podem afetar as vias de controle miccional no sistema nervoso central, na medula, no sistema nervoso autônomo ou nos nervos periféricos, podendo a queixa urinária ser a primeira manifestação da doença.

    Pratico atividades físicas na academia em média duas vezes por semana e natação aos sábados no SESI(Serviço Social da Indústria) localizado em Duque de Caxias, RJ após a minha aposentadoria. No ano de 2016, o processo de readaptação no magistério foi concluído e estou atuando no IEGRS(Instituto de Educação Governador Roberto Silveira) à noite como professor articulador pedagógico.

    Mas tudo isto não é impeditivo para dar o meu testemunho de vida profissional e magistério a todos que me conhecem.

    Concluindo, apesar de todas as adversidades sofridas nos últimos anos, tenho encontrado abrigo a sombra do onipotente, e sempre que posso continuo cumprindo o ide do Sr Jesus, com os recursos disponíveis.

    O Blog “Saltaterraeluzdomundo” já foi visitado por pessoas em mais de 88 nações em todos os continentes da face da terraNº atualizado de Visitas no blog.

    Curtir

  3. Stefany Marsh disse:

    Excellent post! We are linking to this particularly great post on our website. Keep up the good writing.

    Curtir

  4. Keren Neyra disse:

    Nice post. I learn something totally new and challenging on sites I stumbleupon every day. It’s always exciting to read content from other authors and practice something from their web sites.

    Curtir

  5. Hey there! I just wish to offer you a huge thumbs up for your excellent information you have got right here on this post. I am coming back to your site for more soon.

    Curtir

  6. Jack Satomba disse:

    I was very pleased to find this page. I need to to thank you for ones time due to this fantastic read!! I definitely loved every bit of it and I have you book-marked to see new stuff on your web site.

    Curtir

  7. Greetings! Very helpful advice in this particular post! It is the little changes which will make the most important changes. Thanks a lot for sharing!

    Curtir

  8. Kizzy Trupia disse:

    bookmarked!!, I really like your web site!

    Curtir

  9. Hello there, I do believe your website might be having web browser compatibility issues. When I look at your blog in Safari, it looks fine but when opening in IE, it has some overlapping issues. I just wanted to give you a quick heads up! Besides that, excellent blog!

    Curtir

  10. You’ve made some really good points there. I checked on the web for more information about the issue and found most people will go along with your views on this web site.

    Curtir

  11. You should be a part of a contest for one of the highest quality sites on the web. I will recommend this blog!

    Curtir

  12. You made some decent points there. I checked on the internet to learn more about the issue and found most people will go along with your views on this site.

    Curtir

  13. Howdy, There’s no doubt that your site might be having browser compatibility issues. Whenever I look at your blog in Safari, it looks fine however, if opening in Internet Explorer, it’s got some overlapping issues. I just wanted to provide you with a quick heads up! Other than that, fantastic website!

    Curtir

  14. I like it when folks come together and share ideas. Great website, stick with it!

    Curtir

  15. Vernon Kapa disse:

    Greetings! Very helpful advice in this particular post! It’s the little changes that make the most important changes. Many thanks for sharing!

    Curtir

  16. rfbarbosa1963 disse:

    Thanks for the feedback. Follow the below address definitively the same:
    saldaterrluzdomundo.com.br.

    Curtir

  17. rfbarbosa1963 disse:

    The blog address has changed to a final. The content itself has not changed. There was only one maid of documents that encourages the visitor.
    https://saldaterraeeluzdomundo.wordpress.com

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s